Não tenho nenhuma dúvida de que vivemos a era de maior alienação e robotização de nossa espécie. As pessoas desconectaram-se completamente da natureza, e perderam a consciência de que somos parte dela, que nossa existência enquanto espécie depende de um processo simbiótico com o grande organismo vivo Gaia. As grandes corporações globais seguem desenvolvendo múltiplas formas de entretenimento vazio e alienante, todas elas baseadas no ato de consumir, que degrada a biosfera e acelera o aquecimento global com resultados danosos e irreversíveis. Estamos caminhando para a sexta extinção massiva no planeta, e nós seremos a causa e uma das espécies extintas nesse processo. A pergunta é quantos seres humanos ainda estão vivos? Muito poucos, a maioria segue como um rebanho dominado de autômatos mortos em vida, repetindo comportamentos, cultivando valores torpes. Entre os poucos ainda vivos que conheço estão o músico Amyr Cantúsio Jr. e o poeta Luiz Carlos Barata Cichetto, seres de corações inquietos, artistas genuínos que incomodam, fazem-nos refletir sobre a vida e sobre nossos valores com suas criações iconoclastas e poderosas. A ópera "Madame X" é um desses trabalhos especiais, fazer parte dela é uma grande honra e alegria, é estar entre os vivos! (Ciberpajé Edgar Franco)
Espaço criado para divulgação da obra do artista transmídia Edgar Franco, o Ciberpajé.
▼
segunda-feira, 21 de março de 2016
Ciberpajé cria arte da capa do livro "A Pantera e o Inominável"
Quem tem coragem de mergulhar na poesia? Quantos corajosos sobraram nessa era em que quase só os poetas leem poesia. Pois bem, se você tem coragem busque a obra de Joanna Franko e Inominável Ser (Giovani Coelho de Souza), dois dos poetas mais pungentes e corajosos dessa nossa era de contrastes. Fui convidado para criar a arte da capa desse livro intenso e cheio de sutilezas, que incrivelmente tem a tiragem de apenas 15 exemplares, já esgotados. Uma jóia rara para tão poucos leitores, uma declaração clara de que o SUCESSO de uma obra e sua qualidade não têm nenhuma relação com a sua POPULARIDADE ou com a FAMA de seus autores. Aliás, fama e popularidade na era da hiperinformação
tornaram-se prerrogativas de idiotas descerebrados elegidos midiaticamente para dar continuidade à imbecilização contínua das massas. Ao receber meu exemplar de "A Pantera e o Inominável", devorei-o vorazmente e fiquei surpreso e extasiado ao encontrar dois poemas, um de cada autor, dedicados à minha obra. Gratidão eterna aos dois por esses grandiosos presentes, que faço questão de reproduzir aqui:
"Lendo as linhas de Edgar Franco"
linhas que
levam o espaço
na harmonia de ser...
é a geometria
com maestria
contornando
um novo compasso
um equilíbrio
entre
o ser
e o haver.
sem conflito
sem ganhar
sem perder
simplesmente Ser.
(joanna.franko)
Ser
é o resultado
Ser
é o caminho
Ser
é o trilho
Ser
é o ninho
Ser
é a tribo
Ser
é o grito
Ser
é o verbo
Ser
é o sentido
Ser
Sendo
Sou
Será
Ser
(Inominável Ser, a arte de Edgar Franco)
Agradeço aos poetas pela chance de ilustrar seus vôos com minha capa exclusiva. A edição singular é uma egrégora de artistas alternativos, tendo sido prefaciada por Denise Ávila, com arte de contracapa de Nua Arteira Estrela, e edição artesanal de Luiz Carlos Cichetto. (Ciberpajé)
quarta-feira, 16 de março de 2016
Ciberpajé ministra conferências e curso em Peruíbe, Praia Grande e Santos
Dia 11 de março, Edgar Franco foi recepcionado pelo presidente do CEFS, Luiz Meirelles, e na companhia do Dr. Gazy Andraus seguiram para a bela cidade de Peruíbe, para a conferência "Arte, vida e transmutação na era da hiperinformação", que foi ministrada nas dependências da TV Vale das Artes para um público atento e interessado. Ao final, o Ciberpajé deu entrevista exclusiva para o "Jornal Cultural", que tem como âncora a jornalista Ecilla Bezerra, que também é 1a. Secretária da Academia Peruibense de Letras e diretora da TV Vale das Artes.
A jornalista escreveu um breve depoimento para a página do CEFS sobre a conferência:
"Ontem trouxemos o professor doutor Edgar Franco - o Ciberpajé - para falar sobre "Arte, vida e transmutação na era da hiperinformação". Edgar é quadrinista, capista, ilustrador, escritor, poeta, compositor, acadêmico, cantor, artista perfomático, artista plástico, professor universitário. Casado há 25 anos com uma musicista, tem CDs gravados. Vegano. E dono de uma simpatia, de um carisma envolvente. Falou durante duas horas para uma plateia atenta e inebriada, que deu boas risadas e teria ficado mais duas horas, sem se cansar. Tanto é, que ao final da apresentação, foi cercado pelos fãs e ainda ficou mais duas horas trocando ideias. Foi, sem dúvida, uma das melhores palestras que já trouxemos para Peruíbe." (Ecilla Bezerra)
Fotos de Luiz Meirelles, durante o Café Filosófico proferido pelo Ciberpajé, em Peruíbe, a convite do CEFS:
Foto: Luiz Meirelles |
|
|
Foto: Luiz Meirelles |
"Em sua palestra, o Ciberpajé abordou a condição humana de submissão ao poder do mercado em um mundo distraído e encantado com o consumismo em geral e sem perceber claramente a sua subordinação às forças da
mídia a serviço de interesses puramente mercantilistas. Tudo isto acontecendo no contexto acelerado da comunicação virtual, das experiências genéticas arriscadas e de um ser humano que, aos poucos, distancia-se de si mesmo e dos outros, mas que transmuta-se em outros seres do mundo animal, vegetal e até mesmo do mundo cibernético. Este é o cenário que o Ciberpajé descortinou com seu carisma envolvente para uma atenta platéia por cerca de duas horas. Diante dela projetou-se da mente do Ciberpajé a imagem de um ser humano ocidental prisioneiro da quantificação das emoções, preocupado com números no desempenho de suas relações baseadas mais no binômio cliente-fornecedor do que no humano-humano. Quem foi ganhou duas horas a mais no tempo. Posso provar isto: Depois de quase duas horas, quando a palestra acabou, parecia que tinham se passado apenas dois minutos!
Se tiver oportunidade de ver esta palestra, não falte! Vida longa e bela ao Ciberpajé!" (JorBS, poeta, escritor e membro da Academia Peruibense de Letras, de Peruíbe, SP)
Na foto, o Ciberpajé e JorBS, foi tirada nos estúdios da TV Vale das Artes, Em Peruíbe
Meirelles, Gazy Andraus e Priscila Freire, foi recebida com muita atenção e carinho pelo proprietário Carlos e sua esposa e também pelo músico Di Fontana, que inclusive presenteou o Ciberpajé com seu novo álbum "Bateu Forte" - com música pop de qualidade, inteligente e muito bem arranjada, saibam mais AQUI. O público da palestra foi composto pelos frequentadores do sebo, muitos deles também escritores e poetas, incluindo Celso Corrêa de Freitas que deu ao Ciberpajé o livro " Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande-SP", que inclui um capítulo histórico sobre a poesia de Praia Grande. A conferência, com o mesmo tema do dia anterior, também entusiasmou o público presente, que fez algumas questões instigantes ao final. Di Fontana postou na página do Sebo Café SP no Facebbok a seguinte frase resumindo a palestra:
"Uma energia maravilhosa, uma troca de informações e conhecimento sem igual, assim foi nosso café Filosófico, com o professor : Edgar, mais conhecido como Ciberpajé!!!" (Di Fontana)
Fotos do Café Filosófico do Ciberpajé em Praia Grande, no Sebo Café SP, por Luiz Meirelles e Di Fontana:
Ciberpajé com Celso Corrêa de Freitas, o Carlos e sua esposa, proprietários do Sebo Café SP.
Na tarde do dia 12 de março, foi a vez de Santos com o minicurso "Reflexões filosóficas sobre o pós-humano e seus desdobramentos artísticos", ministrado na sede do CEFS. No minicurso o Ciberpajé pode se aprofundar nas questões tratadas nas conferências e falar mais atentamente de sua produção artística.
Ciberpajé e participantes do minicurso em Santos
Foi uma turnê filosófica muito rica pela Baixada Santista. O Ciberpajé agradece ao CEFS, em especial ao seu presidente, o professor Luiz Meirelles, e também aos amigo Gazy Andraus e Priscila Freire, pela oportunidade e amizade.
Um abraço cósmico e até a próxima vez!
segunda-feira, 14 de março de 2016
Ciberpajé e Carlos Lopes (Dorsal Atlântica) estarão em mesa na SIQ 2016 - Semana Internacional de Quadrinhos da UFRJ, no Rio de Janeiro, saiba mais:
Ciberpajé estará ao lado da lenda do metal nacional, Carlos Lopes, em uma mesa na SIQ 2016, falando de HQ e criação transmídia. Vejam o texto do anúncio oficial na página da SIQ:
"Hoje o anúncio é duplo e poderoso. Teremos uma mesa reunindo duas das grandes personalidades do udigrudi nacional, Edgar Franco, criador do projeto Posthuman Tantra, que reúne rock, performances e HQ, e Carlos Lopes, cabeça por trás da Dorsal Atlântica, pioneira do Heavy Metal no Brasil, que vai mostrar em primeira mão artes da HQ autobiográfica escrita e desenhada por ele. Essas duas feras vão trocar figurinhas na SIQ e, quem sabe, não rola uma jam session?"
A Semana Internacional de Quadrinhos é uma realização da UFRJ, acontecerá de 4 a 8 de maio, no Rio de Janeiro. Saiba mais informações sobre o evento no blog e confira a programação divulgada até o momento:
http://semanainternacionaldequadrinhosdaufrj.blogspot.com/
quinta-feira, 10 de março de 2016
Ciberpajé na Baixada Santista a convite do CEFS - Centro de Estudos Filosóficos de Santos - Participe!
Foto Thales Pozzer |
Nos dias 11 e 12 de março de 2016, o Ciberpajé Edgar Franco estará na Baixada Santista realizando atividades a convite do CEFS - Centro de Estudos Filosóficos de Santos. Franco realizará na sexta-feira, dia 11, às 19:00 um Café Filosófico na cidade de Peruíbe, tendo como tema "Arte, Vida e Transmutação na Era da Hiperinformação", com o mesmo tema também será realizado outro Café Filosófico, dessa vez na cidade de Praia Grande, no sábado, dia 12 de março, ás 10h. E ainda no dia 12, em Santos, das 13:00 às 19:00 será ministrado o minicurso "Reflexões filosóficas sobre o pós-humano e seus desdobramentos artísticos". Maiores informações visitem o facebook do CEFS ou na página oficial da instituição.
Abaixo os flyers de divulgação:
Chame as/os amigas/os, esperamos todos/as vocês lá!
Divulguem!