Dia 15 de fevereiro a partir das 14 horas, aconteceu, dentre as atividades comemorativas do Lançamento do zine Peibê 5, a web conferência com o Ciberpajé Edgar Franco, cujo tema foi "Processos Criativos de Histórias em Quadrinhos Autorais; do Tradicional ao Experimental". A iniciativa foi um convite do Alberto Souza (Beralto) coordenador do projeto de extensão IFanzine, do Instituto Federal Fluminense de Macaé, RJ, onde a webconferência foi transmitida.
Foto: Ifanzine
O Ciberpajé falou durante algumas horas sobre seus processos criativos, inspirações conceituais na arte e na magia que influenciaram e influenciam a criação de seu universo ficcional Aurora Pós-Humana e suas criações em múltiplas mídias: HQs, Posthuman Tantra, HQforismos, ilustrações, etc., falou também sobre sua atuação no mundo acadêmico e sobretudo, como a arte transforma sua vida enquanto ser transcendente.
Os estudantes presentes, professores e participantes do projeto IFanzine assistiram a palestra, que estava sendo transmitida em simultâneo a projeção de slides, e ao final o Ciberpajé ainda respondeu perguntas do público.
A Sara Gaspar, estudante que compõe a equipe do projeto IFanzine, relatou sobre a palestra:
"Ser rico não é ter posse de bens materiais, ser rico é ter a capacidade de transmitir algo de bom para outras pessoas e apenas quem possui essa virtude são aqueles que a buscam. Hoje cresci tanto quanto artista como pessoa através de mais uma experiência que o projeto IFanzine me proporcionou, eu percebi que a arte é um abismo incessante, quanto mais nos aprofundamos, mais ela tem para nos surpreender.
Foi através do Beralto que pude conhecer o universo dos zines e a partir daí o projeto IFanzine vem me proporcionando experiências que jamais imaginei obter. Já tive a honra de conhecer o mundo do HQforismo através de uma oficina regida por Danielle Barros e hoje a de explorar os processos criativos a partir dos conhecimentos do Edgar Franco.
A palestra começou com assuntos pertinentes da atualidade, assuntos que não são questionados abertamente como tantas coisas fúteis que a mídia faz questão de abordar. Somos apenas um produto moldado pela sociedade e as nossas essências são perdidas, não conhecemos o nosso próprio interior porém o Ciberpajé, em poucas horas, me mostrou a importância do autoconhecimento e como a arte está conectada. Conheci alguns de seus belíssimos trabalhos enquanto explicava os processos inusitados de criação e apenas pelo brilho do seu olhar já transmitiu uma vontade insaciável de criar e o entusiasmo ao falar do que ama transcende a sua essência. A tarde passou de modo prazeroso, reflexivo e de aprendizado." (Sara Gaspar)
Confira algumas capturas de tela feitas pela IV Sacerdotisa Danielle Barros:
Captura de tela da webconferência com o Ciberpajé
Captura de tela da webconferência com o Ciberpajé
Captura de tela da webconferência com o Ciberpajé
Captura de tela da webconferência com o Ciberpajé
Captura de tela da webconferência com o Ciberpajé
Captura de tela da webconferência com o Ciberpajé
Captura de tela da webconferência com o Ciberpajé
Captura de tela da webconferência com o Ciberpajé
Flyer de divulgação do evento
Matéria publicada no blog do Ifanzine
Matéria publicada no portal oficial da rede IFF
Ao final, tivemos pose acadêmica "meta presencial" com alguns presentes:
Em breve o vídeo da web conferência será disponibilizado pelo Ifanzine ao público!
O Ciberpajé agradece ao Beralto pelo convite e aos alunos e professores participantes!