Matéria do Jornal PUC Digital, da PUC - Goiás, destaca reflexões do Ciberpajé sobre pós-humanidade e hipertecnologia. A entrevista que gerou a matéria foi conduzida por estudantes de jornalismo da Agencia Experimental de Jornalismo da PUC-GO. Leia a matéria na íntegra nesse link, ou clicando na imagem abaixo.
Espaço criado para divulgação da obra do artista transmídia Edgar Franco, o Ciberpajé.
▼
sábado, 21 de outubro de 2017
terça-feira, 17 de outubro de 2017
AO CAOS COTIDIANO: novo EP do projeto Ciberpajé sela parceria com Merlin Box (MG)
Capa do EP "Ciberpajé - Aos Caos Cotidiano", parceria com Merlin Box/MG
A Lunare Music lançou hoje o novo EP do Projeto Ciberpajé, a obra intitula-se "Ao Caos Cotidiano" e sela a parceria com o projeto musical mineiro Merlin Box. O EP inclui 3 aforismos musicados que tratam do caos urbano e da podridão do poder no mundo contemporâneo. O Merlin Box foi criado em 2014, a partir das reminiscências de combos iconoclastas artísticos pioneiros em Ituiutaba-MG, como os grupos Bloody Garden e Essence, o MERLIN BOX é um projeto pessoal de Denio Alves, compositor/performer/ instrumentista experimental, que busca nas sonoridades inspiradas em elementos telúricos e cósmicos um pouco da originalidade que o rock perdeu em anos de comercialismo e desilusão mercadológica. A perspectiva sonora do Merlin Box é D.I.Y., numa mistura de punk com psicodelia e tribalismo. Denio Alves é amigo de longa data do Ciberpajé e chegaram a tocar juntos no Essence, banda dadaísta que gravou 5 álbuns e envolvia também a participação do artista Gazy Andraus, e muitos convidados especiais. Denio fala sobre a experiência de gravar o EP com o Ciberpajé:
"Em sua parceria com o mito performático e multimidiático CIBERPAJÉ, o Merlin Box entrega camadas de paixão psicodélica e bluesy de raiz, emoldurando com percepção sonora o caos instituído das sorumbáticas imprecações do mestre em sua voz, em três AFORISMOS! Cada um deles discorre sobre sociedade decaída, líderes sanguinários e a profunda podridão humana contemporânea, na abertura de um terceiro olho, visceral e amorfo, para a fatídica VERDADE!"
Encarte do EP "Ciberpajé - Aos Caos Cotidiano"
Como já é tradicional em todos os EPs do projeto, o Ciberpjé também foi o responsável pela arte da capa e encarte da obra. Ouça o EP na íntegra em streaming e baixe a versão com encarte nesse link, ou clicando nas imagens da capa e dos encartes nesse post.
Encarte do EP "Ciberpajé - Aos Caos Cotidiano"
Encarte do EP "Ciberpajé - Aos Caos Cotidiano"
Se você não conhece o projeto Ciberpajé, ouça e baixe os demais EPs realizados com musicistas das 5 regiões do país e lançados pela Lunare Music:
A Invocação da Serpente (parceria com Each Second/SP)
Lua Divinal (parceria com Gorium/MT)
Heresia Cósmica (parceria com Léo da Heresia/ Brasília)
O Estratagema da Aranha (parceria com Quando os Céus e os Oceanos Colidem/SP-PR)
Verdades Voláteis (parceria com Sérgio Ferraz/PE)
Cura Cósmica (Músicas de Posthuman Tantra & vozes do Granciberpajé Dimas Franco/MG)
Entranhas do Sol (parceria com Alan Flexa/AP)
Sinos Pós-humanos (parceria com Bells of Soul/SP)
Concerto Pós-humano: A Execração dos Ismos (parceria com [ANT]ISM/SP)
Pós-quintessência (décimo EP comemorativo, parcerias com Each Second, Gorium, pUNK[A]l_sUlUk, Sergio Ferraz, & Alan Flexa)
Orgasmo Universal (parceria com Cisne Sônico/PE)
Hackeremixagem do EP "Ciberpajé - Heresia Cósmica" pelo projeto inglês Mentufacturer.
Você pode também adquirir o CD "Ciberpajé - Egrégora", encartado na revista "Gatos & Alfaces # 6". Ele reuniu 21 bandas de 5 países musicando os aforismos do Ciberpajé. No CD temos desde o blues, passando pelo rock progressivo, pelo heavy metal e chegando a estilos como o dark ambient, o industrial e o noise. Uma viagem sonora pautada pela iconoclastia dos aforismos de Franco. As 21 bandas presentes no CD foram: Posthuman Tantra & Luiz Carlos Barata Cichetto (Brasil); Muqueta Na Oreia (Brasil); Zemlya (Brasil); Blues Riders (Brasil); TransZendenZ (Suíça); Alpha III Project (Brasil); Poolsar (Brasil); Each Second (Brasil), Gorium (Brasil); Blakr (Inglaterra); Gabriel Fox (Brasil); Hidden in Plain Sight (Brasil); God Pussy (Brasil); Nix's Eyes (Brasil); Emme Ya (Colômbia); Vento Motivo (Brasil); Iamí (Brasil); ANT[ISM] (Brasil); Melek-tha (França); Kamboja (Brasil); Dimitri Brandi de Abreu (Brasil). Adquira o CD + revista (R$15,00 + despesas postais) enviando e-mail para:oidicius@gmail.com
segunda-feira, 16 de outubro de 2017
Matéria publicada na página oficial do projeto Ifanzine destaca participação do Ciberpajé e da IV Sacerdotisa no Toten-Zine durante inauguração da Fanzinoteca - Confira!
O Dia Nacional do Fanzine este ano contou com um acontecimento importante para a cena fanzineira. Foi inaugurada na última quarta-feira, 11 de outubro, a " Fanzinoteca IFF Macaé", uma iniciativa do IFANZINE, projeto de Extensão do Instituto Federal Fluminense! (divulgamos aqui no blog sobre a inauguração neste post!)
Em uma matéria publicada hoje no blog oficial do projeto, é possível conferir a cobertura completa sobre a inauguração, desta que é a primeira FANZINOTECA pública no interior do estado do Rio!
Captura de tela do Blog Oficial do Projeto Ifanzine
No texto foi destacada a participação do Ciberpajé e da IV Sacerdotisa através do TOTEN-ZINE, um aparato audiovisual reciclado que visa difundir vídeos do universo dos fanzines!
Conforme o trecho da matéria:
"Houve ainda a inauguração do aparato audio-visual produzido pela equipe organizadora com material reaproveitado, e que foi denominado TOTEN-ZINE - um display em formato de caixa de auto-atendimento bancário, contendo zines ofertados gratuitamente, enquanto um monitor de vídeo exibiu um audiovisual produzido pelos artistas Edgar Franco, o Ciberpajé e Danielle Barros, a IV Sacerdotiza, no qual criam um HQforismo especialmente para demonstrar o processo criativo deste sub-gênero dos quadrinhos poético-filosóficos. Os dois, pesquisadores renomados e referências entre os autores de quadrinhos independentes de inspiração poético-filosóficos, participaram juntamente com Gazy Andraus da produção do zine Café Filosófico 2, que marcou a estreia do TOTEN-ZINE que, segundo Beralto, coordenador da Fanzinoteca, será um recurso para disponibilizar, além dos fanzines que sejam enviados para o acervo, materiais audiovisuais produzidos pelos artistas que se interessem em divulgar sua obra e processo criativo para os visitantes da Fanzinoteca".
Captura de tela do Blog Oficial do Projeto Ifanzine
O Toten-Zine teve como vídeo inaugural o clipe criado elo Ciberpajé Edgar Franco e pela IV Sacerdotisa Danielle Barros intitulado "Criando um HQforismo em parceria" - retratando o processo criativo completo de criação de um HQforismo. Veja o vídeo do Ciberpajé e da IV Sacerdotisa criando um HQforismo abaixo:
Esse vídeo mostra o toten funcionando durante a inauguração em 11 de outubro de 2017 e foi filmado pelo mentor da fanzinoteca, Beralto. Assista o toten-zine em ação, abaixo:
De acordo com o site:
"A Fanzinoteca IFF Macaé informará em breve os dias e horários de atendimento, mas estará permanentemente aberto a visitações mediante agendamento prévio, inclusive para promoções de oficinas, minicursos e lançamento de publicações".
Segundo Alberto de Souza (Beralto), coordenador da Fanzinoteca:
"O espaço representa uma nova fase do projeto IFanzine, pois corporifica o acolhimento do fanzine no Instituto Federal Fluminense, uma vez que temos construído ao longo de 4 anos a inserção da prática da fanzinagem na sala de aula e em ações de extensão, por meio de parceria com professores, que vêm reconhecendo este suporte das revistas de fã como um mecanismo de estímulo à produção textual e mesmo como processo avaliativo. Por sua vez os estudantes têm respondido com entusiasmo na medida em que percebem os predicados da mídia tátil como detentora de atributos únicos e a interação presencial que ela oportuniza - uma vivência ímpar, que a dinâmica das redes sociais não consegue suprir plenamente. Ver de perto um autor com sua revista artesanal e independente, desprovida das amarras comerciais, provoca identificação junto ao jovem que se vê motivado a fazer sua revista também e a explorar seu potencial criativo".
Uma iniciativa incrível no contexto da arte-educação, que estimula a produção autoral de educandos e educadores em que os fanzines são usufruídos como uma mídia privilegiada de informação e auto expressão artística e poética!
Leia a matéria completa aqui: http://iffanzine.blogspot.com.br/2017/10/inauguracao-da-fanzinoteca-iff-macae.html
[Veja como foi] 4 obras do Ciberpajé integram a III Bienal Internacional de Cultura Psicodélica
Entrada da "Estação Cultura", em Campinas, São Paulo
Vista geral da "Estação Cultura", em Campinas, São Paulo
O Ciberpajé Edgar Franco teve 3 de suas obras de inspiração visionária selecionadas pela curadoria para integrar a exposição de arte da "III Bienal Internacional de Cultura Psicodélica", que aconteceu em Campinas, São Paulo, na Estação Cultura, entre 10 e 15 de outubro. As 3 obras são intituladas: 01 - Sobre lobos e borboletas; 02 - Pós-cosmorama; 03 - Gaia lamenta a extinção pós-humana. As 3 obras utilizam a técnica do grafite aliada aos softwares gráficos e tem formato 21x29,5 cm.
Além das 3 obras selecionadas a curadoria do evento incluiu também na mostra uma das obras do Ciberpajé que haviam participado da bienal anterior, "II Bienal Internacional de Cultura Psicodélica", que aconteceu em 2015, a obra "Imperador Cósmico" - técnica: grafite e software gráfico. 20X33 cm.
Essa edição da bienal foi marcada pela participação de vários convidados do exterior, incluindo o lendário artista visionário Mark Henson, que palestrou e apresentou suas obras. A bienal contou também com o apoio e participação das organizações e páginas "Psicodelia Brasileira" e "Psico BR"SICODELIA BRASILEIRA e PSICO BR, registrando a exposição de arte e momentos marcantes do evento, com fotos do pesquisador da psicodelia brasileira Fabricio Bizu , e realização do curador psicodélico Rodrigo Nini. As fotos desse post são cortesia de Fabricio Bizu. Saiba mais sobre a III Bienal nesse link.
"Sobre lobos e borboletas", obra do Ciberpajé
"Pós-cosmorama", obra do Ciberpajé
"Gaia lamenta a extinção pós-humana", obra do Ciberpajé
Obras do Ciberpajé em meio às de outros artistas visionários
Vista geral de um dos espaços da exposição
Obras do Ciberpajé em meio às de outros artistas visionários
"Imperador Cósmico", obra do Ciberpajé
quinta-feira, 12 de outubro de 2017
CIBERPAJÉ: Novo videoclipe apresenta imagens cósmicas em 3D
Frame do vídeo
Acaba de ser lançado o videoclipe "CIBERPAJÉ - Aforismo II: Cura Cósmica". A obra foi inteiramente criada pelo Ciberpajé em 3D partir do software SpaceEngine e apresenta uma viagem astral por paisagens cósmicas. A música é a segunda faixa do EP "Ciberpajé - Cura Cósmica", lançado pela Lunare Music em janeiro de 2017 e que pode ser ouvido na íntegra nesse link. O Ciberpajé fala sobre a experiência de criação do vídeo:
Como artista sempre fui um amante de paisagens cósmicas e tenho um fascínio inato por elas, minha arte utiliza-as desde seus primórdios, a começar pela técnica da escova borrifando pingos de tinta branca sobre fundo negro. Meu encontro recente com o software SpaceEngine foi um maravilhamento, a possibilidade de gestar imagens tridimensionais navegando por um cosmos simulado é incrível. Eis aqui a minha primeira obra criada com o auxílio do software, o videoclipe "Aforismo II: Cura Cósmica", do projeto musical Ciberpajé, com a participação especial de meu pai, Dimas Franco, recitando o aforismo, e música criada pelo Posthuman Tantra (minha banda performática). Aconselho que assistam o vídeo em tela cheia e mergulhem nas paisagens de cura Cósmica! (Ciberpajé)
Frame do vídeo
Frame do vídeo
Frame do vídeo
A faixa musical conta com a participação muito especial do Granciberpajé Dimas Franco, pai do Ciberpjé. Ele recita o aforismo no início da música:
"O dogma aspira o amanhã, a transcendência explode no agora!"
Granciberpajé Dimas Franco gravando o aforismo
VEJA O VIDEOCLIPE NA ÍNTEGRA ABAIXO:
CIBERPAJÉ
Aforismo II: Cura Cósmica (EP)
Música: Posthuman Tantra
Voz: Granciberpajé Dimas Franco
Criação, direção e edição de vídeo: Edgar Franco (Ciberpajé)
Utilizando SpaceEngine 0.980
Lunare Music & Cria_Ciber
Brasil, 2017
Obras do Ciberpajé integram a III Bienal Internacional de Cultura Psicodélica
O Ciberpajé Edgar Franco teve 3 de suas obras de inspiração visionária selecionadas pela curadoria para integrar a exposição de arte da III Bienal Internacional de Cultura Psicodélica, que acontece em Campinas, São Paulo, entre 10 e 15 de outubro. As 3 obras são intituladas: 01 - Sobre lobos e borboletas; 02 - Pós-cosmorama; 03 - Gaia lamenta a extinção pós-humana.
Saiba mais sobre a III Bienal nesse link.
Imagem, Hipertecnologia & Pós-humano: Ciberpajé palestrará na PUC-GO
Na próxima quinta-feira, dia 19 de outubro de 2017, o Ciberpajé Edgar Franco realizará a conferência de abertura do "7º Simpósio de Pesquisa em Comunicação da PUC - Goiás". O tema da palestra será "Imagem, Hipertecnologia & Pós-humano: Percepção e Criação". Nos vemos lá!
[Veja Vídeo] Totenzine da Fanzinoteca IFFRJ-Macaé inaugurado com Ciberpajé e IV Sacerdotisa
Na inauguração da fanzinoteca do Instituto Federal do RJ, unidade Macaé, foi também inaugurado o seu tontenzine, ele visa difundir vídeos do universo dos fanzines. O aparato audiovisual reciclado teve como vídeo inaugural o clipe criado pelo Ciberpajé Edgar Franco e pela IV Sacerdotisa Danielle Barros intitulado "Criando um HQforismo em parceria" - retratando o processo criativo completo de criação de um HQforismo. Esse curto vídeo mostra o toten funcionando durante a inauguração em 11 de outubro de 2017 e foi filmado pelo mentor da fanzinoteca, Beralto. Assista o curto vídeo do totenzine em funcionamento abaixo:
Saiba mais sobre a Fanzinoteca IFF Macaé nesse link. Veja o vídeo do Ciberpajé e da IV Sacerdotisa criando um HQforismo abaixo:
sexta-feira, 6 de outubro de 2017
Revista "Artlectos & Pós-humanos # 11" selecionada para a mostra Peibê, do IFF Macaé
O número 11 da revista "Artlectos e Pós-humanos", editada pela Marca de Fantasia, foi selecionado pela curadoria da "Mostra Peibê de Fanzines" que acontecerá na inauguração da Fanzinoteca do Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé. Nas palavras do curador do evento Alberto de Souza:
Ciberpajé possui uma punjante trajetória no universo independente como quadrinhista, pesquisador e artista transmídia e muitos exemplares dos seus fanzines e publicações foram gentilmente cedidos à fanzinoteca IFF Macaé. Artlectos e Pós-humanos é uma revista com proposta experimental iconoclasta. Inventar incessantemente novas possibilidades criativas para narrativas quadrinísticas é a marca da Artlectos e tem pautado sua trajetória. O título recebeu o Troféu Bigorna de melhor publicação de fantasia e FC em 2009 e foi apontado pelo crítico e Dr. Edgar Smaniotto como uma das 10 melhores revistas de todos os tempos em sua opinião.
Saiba mais detalhes, veja um preview de páginas da revista e adquira seu exemplar nesse link.
Vídeo do Ciberpajé e da IV Sacerdotisa inaugurará Toten-zine da Fanzinoteca IFF Macaé
Frame do vídeo, Ciberpajé em ação
A esperada inauguração da nova FANZINOTECA do Instituto Federal do Rio de Janeiro, campus Macaé, acontecerá no dia 11 de outubro de 2017, próxima quarta-feira. Todo o esforço e articulação para a criação da nova fanzinoteca é do ativista, fanzineiro e artista Alberto de Souza (Beralto), que também é servidor do IFF- Macaé. Além da exposição de fanzines especialmente organizada para a inauguração ela contará com a estréia de um Toten-zine, e o aparato audiovisual reciclado terá como vídeo inaugural o clipe criado pelo Ciberpajé Edgar Franco e pela IV Sacerdotisa Danielle Barros e intitulado "Criando um HQforismo em parceria".
Nas palavras de Beralto:
Prezado(a)s amigo(a)s, no decorrer dos preparativos para a inauguração da Fanzinoteca, procuramos nos galpões do setor de patrimônio tudo que fosse considerado "sucata" para reaproveitamento com intuito de compor o espaço. Achamos uma espécie de caixa de autoatendimento bancário que, agora revitalizado, foi batizado de Toten-Zine, a funcionar como totem multimídia, onde teremos material audiovisual que poderá ser enviado pelos autores zineiros que tenham material de divulgação no formato vídeo. E adivinha quem vai inaugurar o Toten-Zine? Vocês (Ciberpajé & IV Sacerdotisa) com o vídeo com a criação de um HQforismo que me enviaram!
Foto do Toten-zine em processo de reciclagem, por Beralto
O curto vídeo que apresenta o processo criativo completo de um HQforismo em parceria entre o Ciberpajé e a IV Sacerdotisa foi filmado descontraidamente em um "ritual de presença" de criação do HQforismo, na ECA/USP durante a realização das IV Jornadas Internacionais de Quadrinhos, em agosto de 2017. O clipe foi especialmente produzido para o evento de abertura da nova FANZINOTECA IFF - MACAÉ, a convite de seu coordenador, o grande ativista undergound Alberto de Souza - Beralto. A trilha sonora do vídeo é do Posthuman Tantra. O vídeo é uma das iniciativas de conexão entre o grupo de pesquis CRIA_CIBER (FAV/UFG) e o IFF RJ, campus Macaé.
Frame do vídeo, IV Sacerdotisa em ação
O Ciberpajé e a IV Sacerdotisa estão felizes e honrados em inaugurarem o Toten-zine com seu vídeo e agradecem ao Beralto e ao IFF-Macaé pela oportunidade! Assista ao vídeo na íntegra abaixo:
terça-feira, 3 de outubro de 2017
[Veja como foi] Ciberpajé palestra para alunos do mestrado em letras da PUC-GO
Ciberpajé palestrando para os mestrandos em letras da PUC-GO. Fotos desse post por I Sacerdotisa Rose Franco
O Ciberpajé Edgar Franco foi convidado pela professora Dra. Maria Aparecida Rodrigues e pelo professor mestre Gilson Vedoin para realizar uma palestra no Programa de Pós-graduação em Letras - Literatura e Crítica Literária - da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. A professora Cida Rodrigues coordena o grupo de trabalho (GT) Estéticas Modernas e Contemporâneas e sugeriu que o Ciberpajé abordasse aspectos da arte em tempos hipermodernos em suas produções e performances.
Ciberpajé palestrando para os mestrandos em letras da PUC-GO.
A palestra, intitulada "Transmídia, hiperinformação e processos criativos em arte", aconteceu no dia 25 de Setembro, das 18h às 21hs, na sala 408, da Escola de Formação de Professores e Humanidades, Área VI, da PUC Goiás. O Ciberpajé foi recebido com muito afeto e entusiasmo pelos professores, pesquisadores, e mestrandos do GT Estéticas Modernas e Contemporâneas, e falou por mais de 2 horas tratando de assuntos relacionados ao contexto contemporâneo hiperinformacional, à emergencia do pós-humano e aos desdobramentos poéticos de suas reflexões nas obras criadas para o seu universo ficcional da Aurora Pós-humana. Com destaque para as performances do Posthuman Tantra, desenvolvidas no contexto do grupo de pesquisa Cria_Ciber, da Faculdade de Artes Visuais da UFG.
Parte do atento público da palestra
Ao final da palestra, Edgar Franco respondeu as questões dos presentes e muitos debates surgiram, com destaque para as censuras que já aconteceram às performances do Posthuman Tantra, incluindo a expulsão do palco em 2013, em um evento acadêmico na Unievangélica, em Anápolis. Houve então a sugestão de uma apresentação do Posthuman Tantra na PUC-GO, esperamos que ela aconteça em breve.
Debate após a palestra
O Ciberpajé agradece ao carinho e atenção dos professores Gilson Vedoin e Cida Rodrigues e espera estabelecer laços com seu grupo de pesquisa e com a PUC-GO.
O Ciberpajé, a professora Cida Rodrigues (de vestido listrado), o professor Gilson Vedoin (de camiseta preta) e alunos do mestrado em letras da PUC-GO
A pose acadêmica logo após a palestra