segunda-feira, 30 de setembro de 2019

[Performance] Posthuman Tantra se apresentará no VII Ensaio Blasfêmia, em Goiânia



O Ensaio Blasfêmia VII Ato é um evento dedicado às artes obscuras e em sua sétima edição reunirá exposição de arte, performances e shows de bandas black metal. O evento tem curadoria do artista e mestre em arte e cultura visual Alysson Drakkar. 

O Posthuman Tantra foi convidado para performar e fará uma performance especial chamada "Extinção & Pós-humanidade" incluindo 2 novos atos que são parte das investigações de pós-doutorado do Ciberpajé (Edgar Franco) no Instituto de Artes da Unesp, em São Paulo, onde pesquisa as conexões entre os processos criativos de quadrinhos e performance.

Na performance o grupo Posthuman Tantra será composto pelo Ciberpajé (diretor, performer e musicista), pela I Sacerdotisa Rose Franco (musicista e performer), por Luiz Fers (figurinista e performer), Amante da Heresia (performer e musicista), Lucas Matheus Dal Berto (VJ) e pela convidada Flávia Provesi, que também é integrante do grupo performático "As Filhas de Satã" que se apresentará no evento. 



As bandas que se apresentarão no evento são: Lua Negra (GO), Lhe Frustro (MG), e Homicídio (GO), o Ensaio Blasfêmea VII Ato acontecerá no dia 19 de outubro de 2019, sábado, a partir das 19:00 horas no Cabarê Voltaire que fica na Rua 08, Quadra 51, Lote 07, Itatiaia, Goiânia, GO.

[Lançamento] ENTEOGÊNICOS: novo álbum em quadrinhos do Ciberpajé traz HQs psicodélicas inspiradas em experiências com Ayahuasca e Cogumelos



No dia 13 de outubro será lançado ENTEOGÊNICOS durante a III SketchCon art Convention, na cidade de São Paulo. Trata-se do novo álbum em quadrinhos do Ciberpajé (Edgar Franco) publicado pela editora Criativo. O termo “enteógeno” deriva do grego e significa “tornar-se divino interiormente”, Gordon Wasson batizou de enteógenos certas substâncias psicoativas utilizadas em rituais ancestrais. Enteogênicos é um álbum de quadrinhos expandidos que apresenta HQs poético-filosóficas e HQforismos inspirados em experiências de ENOC. - estados não ordinários de consciência – a partir da utilização dos enteôgenos cogumelos Psylocibe cubensis e da bebida ritualística xamânica Ayahuasca. Os quadrinhos poético-filosóficos - gênero em que o Ciberpajé é um dos pioneiros no Brasil - caracterizam-se pelo experimentalismo no traço, narrativa e texto, também por sua intencionalidade filosófica e pela brevidade das HQs; os HQforismos são um subgênero desses quadrinhos definidos pelo Ciberpajé e pela IV Sacerdotisa Danielle Barros e caracterizados por um único desenho aliado a um breve texto aforístico. 

Todas as HQs e HQforismos presentes em Enteogênicos são narrativas experimentais que surgiram a partir das vivências sinestésicas de experiências visionárias, sendo quase todas elas inspiradas por 3 práticas de ingestão dos cogumelos cubensis, e a última delas – Nuasca -, inspirada nas percepções da ingestão de 3 doses de Ayahuasca durante uma roda xamânica. As narrativas expandidas utilizam-se também do sistema mágiko-artístico da Aurora Pós-humana, universo ficcional transmídia do Ciberpajé que serve como ambientação para as HQs que funcionam como sigilos mágickos para sua transmutação. 


O Ciberpajé estará presente na III SketchCON, autografando o álbum. O evento tem a proposta de reunir quadrinhistas, desenhistas e ilustradores de todas as épocas, com novidades, lançamentos e republicações de histórias raras. Os visitantes conferem a presença de mais de 70 autores e artistas, no intuito de celebrar o desenho e seus criadores, autografando os álbuns em clima de bate-papo. Serão lançadas mais de 70 obras com tiragem limitada, em diferentes coleções, incluindo álbuns de quadrinhos, tiras e cartuns,  além de dicas de desenho. 

A III SketchCON acontecerá dia 13 de outubro de 2019, das 10 às 18hs, no  Jazz Restô & Burger, próximo ao metrô Ana Rosa, em São Paulo.



Enteogênicos pode ser adquirido com 20% de desconto em pré-venda no site da Editora Criativo. O álbum de 52 páginas tem formato grande, próximo do A4, capa cartonada colorida e lombada quadrada e no miolo impressão preto e branco em papel de alta gramatura. Aos que estiverem presentes na III SketchCON para cada 4 álbuns adquiridos o quinto será de graça.  

Confira algumas páginas do álbum em quadrinhos Enteogênicos:



Serviço:
Enteogênicos - Álbum em quadrinhos
Autor: Edgar Franco (Ciberpajé)
52 páginas - Formato 21x26 cm - Capa colorida e miolo em preto e branco 
Editora: Criativo,  São Paulo, outubro de 2019
ISBN: 978-85-8258-118-6
Preço: R$40,00 + despesas postais de envio.
Contato para adquirir o álbum: ciberpaje@gmail.com

domingo, 29 de setembro de 2019

[Lançamento] "No Umbigo da Mata"- novo vídeo e curtaforismo do projeto musical Ciberpajé


   Frame do vídeo "No Umbigo da Mata", assista-o aqui 

"No Umbigo da Mata" é o novo vídeo do projeto musical Ciberpajé, um curtaforismo que com sua visualidade cria uma nova narrativa que reforça o significado da faixa Aforismo II presente no EP "Ciberpajé - Madrugada de Lilases Pedras Adornada", realizado em parceria com o Nix's Eyes, de Brasília, e lançado pela Lunare Music (SP). Confira o vídeo clicando aqui, ou mais abaixo nesse post.

 Frame do vídeo "No Umbigo da Mata", assista-o aqui 

O vídeo parte do enunciado do aforismo recitado na música pelo Ciberpajé: "A noite silenciosa, no umbigo da mata, ri dos brinquedos dos humanos e de sua efemeridade",  e trata da sexta extinção massiva de espécies causada pela voracidade sem fim da humanidade, representadas no vídeo por símbolos do dogmatismo religioso e político, e pela subsistência de Gaia e da natureza após a extinção da espécie humana.

 Frame do vídeo "No Umbigo da Mata", assista-o aqui 

A direção e criação do vídeo é de Caos Necrophagos Soturnums, mentor do Nix's Eyes, o Ciberpajé participou na elaboração do roteiro. A produção D.I.Y. foi completamente realizada em software de animação vetorial 3D. O conceito que engendra o vídeo é o de "Curtaforismo" (criado pelo Ciberpajé, por Amante da Heresia e Luiz Fers), estabelecendo a narrativa como um diálogo visual com o aforismo recitado na faixa.

 Frame do vídeo "No Umbigo da Mata", assista-o aqui 


Veja o vídeo diretamente no youtube ou na postagem abaixo:


Ouça o EP "Ciberpajé - Madrugada de Lilases Pedras Adornada" nesse link ou clicando na arte da capa abaixo.

Assista também o primeiro vídeo  O Sangue Derramado pelo Coração da Lua realizado para o Aforismo I do EP "Ciberpajé - Madrugada de Lilases Pedras Adornada"


quinta-feira, 26 de setembro de 2019

[Resenha]"Posthuman Tantra: Borbopoemas": Uma Transmissão Atemporal, por IV Sacerdotisa Danielle Barros



Achei esse single do Posthuman Tantra uma obra prima! A partir da entonação dos aforismos de Borbopoemas, que ficou simbiótica com os arranjos musicais; esses arranjos por sua vez são bem atávicos, como em outras obras do Ciberpajé, nos transportam para outro lugar, uma mata, ou uma dimensão paralela. A maneira como são declamados os aforismos prende a nossa atenção para a mensagem que está sendo passada no momento e para as outras que virão em sequência. 

O single parece uma "transmissão atemporal", e a sua essência destaca o fato de estarmos no agora, a beleza da simplicidade, a efemeridade eterna, temas tão importantes, melancólicos e extasiantes ao mesmo tempo. As cores, os cheiros, a atmosfera, a leveza dos aforismos musicados cria um portal mágico que transforma e transmuta a energia de quem se permite imergir. Alguns sons lembraram-me a faixa Tênue Esfera Azul, que compõe um dos atos das performances do Posthuman Tantra, e que adoro. 

A capa é linda e detalhada! Psicodélica, cheia de cores e símbolos. Viajei nos detalhes dela ao som da música! Como Borbopoemas marca o aniversário de 8 anos da transmutação em Ciberpajé desejo a ele um novo ciclo repleto de criações, saúde, alegrias, prosperidade e conexão com Gaia!

*IV Sacerdotisa Danielle Barros é artista multimídia e professora Dra. da UFSB, Teixeira de Freitas (BA)

Saiba mais e ouça o single Borbopoemas clicando na arte de capa abaixo:

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Ciberpajé coordena GT e apresenta artigo inédito sobre Performance e Quadrinhos na ANPAP 2019

O Ciberpajé (a.k.a. Edgar Franco) esteve na cidade de Goiás para participar do 28º Encontro nacional da ANPAP - Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas. Além de compor o comitê científico do prestigiado evento, o Ciberpajé teve seu artigo inédito "Ecos Humanos e Lupus Noctis: Conexões e desdobramentos Criativos entre Histórias em Quadrinhos e Performance" - que integra sua pesquisa de pós-doutorado no Instituto de Artes da UNESP - selecionado para ser apresentado em uma das sessões do Comitê de Poéticas Artísticas.

A sessão, que teve coordenação do Ciberpajé, aconteceu no dia 18 de setembro de 2019, das 14:00 ás 15:40hs, e além da sua comunicação, incluiu a de outros 3 pesquisadores: Felipi Souza dos Santos (UnB), Bruna Mazzotti (UFAM) e Valzeli Sampaio (UFPA). A sessão contou com a presença de muitos pesquisadores e amigos do Ciberpajé como Gazy Andraus (UFG), José Loures (UnB - que desenhou o Ciberpajé), Priscilla Mont-Serrat (UFPel), Guilherme Silveira (IFPR), Priscila Vizette (UFPR), Audrival Pereira Cortês Filho (UFG), entre outros. Confira algumas fotos da sessão, incluindo a pose acadêmica.






  



[Entrevista] Ciberpajé revela pela primeira vez partes de um ritual mágicko pós-humanista ao "Atos de Escuta", de Brasília


O Ciberpajé foi entrevistado no youtube na web-série "Cyborgânica Primitiva", em seu programa de estreia da segunda temporada "Atos de Escuta". "Na entrevista ritual" ele revela sua ligação com a magia e discute aspectos múltiplos de seu ideário sobre arte, vida, criação, transcendência e pós-humanismo, além disso apresenta pela primeira vez um de seus singulares rituais de reconexão de seu sistema mágicko da "Aurora Pós-humana". O ritual - que a princípio foi simulado para as filmagens - em sua parte final tornou-se algo efetivo, como relatou posteriormente o Ciberpajé.


A entrevista, conduzida pelo iconoclasta pUnk[A]l_sUlUk (Léo Amante da Heresia - mestre em Filosofia pela UnB & doutorando em arte e cultura visual pela UFG) foi ao ar no dia do aniversário de 8 anos de transmutação do Ciberpajé - 20 de setembro de 2019 -, ela tem a duração de 20 minutos e pode ser fruída diretamente no youtube do Atos de Escuta, ou ao fim dessa postagem. 

Confira abaixo vários frames do vídeo apresentando múltiplas fases do ritual revelado pelo Ciberpajé.







  






















A entrevista completa: