Espaço criado para divulgação da obra do artista transmídia Edgar Franco, o Ciberpajé.
sexta-feira, 31 de março de 2023
Ciberpajé é um dos 3 artistas investigados em tese de doutorado defendida na Universidade de Barcelona por Leonardo Perotto, sob orientação do "papa" da Cultura Visual Fernando Hernández
[Veja como Foi] Ciberpajé no Podcast SEM FREIO: em live mais longa de sua vida o mago-artista revelou múltiplos aspectos de seu ideário e filosofia criativa de arte, magia e vida
Em noite instigante, com a presença de grandes amigos interagindo no chat, o Ciberpajé foi entrevistado no Podcast Sem Freio, capitaneado pelo artista e ativista cultural Dimitri Kozma. Confira a entrevista completa nesse link.
00:00 – Intro 10:00 – Início da carreira 26:00 – Fanzines 32:00 – Influências 39:00 – Visceral 44:00 – Críticas 47:30 – formado em arquitetura 52:00 – Comentários 56:00 – Música / Rock / Heavy metal, começou a tocar baixo 01:03:00 – Religião * 01:06:00 – Satanismo * 01:08:00 – Dogmas * 01:12:00 – Likes * 01:14:00 – Filme: Afogando em Números 01:15:00 – “Like no sexo” * 01:21:00 – Bom Jovi / Paixão é doença / Música define seu estado de espírito 01:35:00 – Como podemos lidar com uma sociedade tão moralista e dogmática? 01:41:00 – Alcool * 01:49:00 – Carros * 01:53:00 – Dogmas 02:02:00 – Pensamento censurado na Universidade / Substâncias Psicodélicas em Doutorado 02:11:00 – Mestre dos Quadrinhos 02:15:00 – Vegano 02:17:00 – Cogumelo 02:23:00 – Psicodélicos - Cogumelo versus Maconha 02:35:00 – Ayahuasca e outras substâncias 02:37:00 – Ritual de Presença / Escrita automática * 02:49:00 – Como fomentar o contato com a arte nesse cenário? 03:00:00 – Comentários 03:10:00 – Série Merli / Barcelona contra Turista 03:12:00 – Arte com Inteligência Artificial 03:21:00 – Inteligência Artificial e solução para humanidade * 03:27:00 – Arte com Rede Neural 03:30:00 – Catarse - Licanarquia: o Lobisomem clássico do mestre Toninho Lima encontra a Aurora Pós-humana de Ciberpajé 03:39:00 – Álbum BioCyberDrama, desenhado por Mozart Couto 03:58:00 – Comentários 04:14:00 – Heavy Metal 04:17:00 – Se arrepende de alguma coisa que fez? 04:24:00 – Nada é seu * 04:28:00 – Legado * 04:38:00 – Liberdade 04:43:00 – Transmutação em Ciberpajé 05:01:00 – Você já se sentiu abandonado? Houve algum momento em que você sentiu que não havia ninguém que te desse um apoio? Você se já se sentiu totalmente sozinho? Se sim, como lidou com isso? 05:14:00 – Encerramento
Palavras da artista psicodélica Nina Bruniero que acompanhou a live na íntegra:
"Salve salve Ciberpajé, foda a entrevista de ontem. Valeu mais que anos de terapia. Aquilo foi uma aula livre de arte e de como viver nessa sociedade narcisista. Disse e repito, você é um patrimônio cultural nacional vivo! Seu trabalho é de grande valor! Grande abraço psicodélico!"
Assista na íntegra o podcast nesse link ou reproduzido abaixo:
segunda-feira, 27 de março de 2023
[Veja como Foi] Live no Canal Papo Kbelo - Ciberpajé e Elbert Agostinho conversam com Fabiano Kbelo sobre quadrinhos, criação e arte nos processos pedagógicos.
No dia 16 de março, às 20 horas, aconteceu a live no canal do ativista cultural Fabiano Kbelo com o tema "As Ramificações Artísticas Como Benefício no Ensino", os convidados foram os quadrinhistas e educadores Ciberpajé e Elbert Agostinho que puderam falar de suas experiências criativas com destaque para suas interações na academia e nas escolas. Confira a live na íntegra nesse link, ou abaixo:
[Veja como foi] Live de lançamento da revista Paradigmas #51, com Ciberpajé e Gazy Andraus
No dia 21 de março de 2023 aconteceu a live de lançamento da Edição 51 da Revista Paradigmas: Filosofia, Realidade & Arte. Com a partipação do Ciberpajé e a de Gazy Andraus. Assista a live na íntegra nesse link, ou abaixo:
[Lançamento da Kaos Records] Edição especial em box celebra os 18 anos do POSTHUMAN TANTRA e do álbum "Pissing Nanorobots" incluindo um tributo com 14 bandas convidadas e o novo álbum "Pissing Nanorobots Again"
Em 2021 o lendário selo D.I.Y. Kaos Records, maior gravadora independente de noise e industrial da América Latina, fez um convite ao Ciberpajé, lançar um tributo comemorativo aos 18 anos do POSTHUMAN TANTRA, enfocando especialmente o álbum de estreia da banda "PISSING NANOROBOTS", lançamento independente de 2004 que teve ótima repercussão internacional com resenhas positivas em muitos veículos da área. O álbum também tornou-se uma referência da música autoral noise, ambient, e industrial no Brasil, sendo lembrado e reverenciado pela cena.
A Proposta da Kaos Records, e de seu mentor Ramon Farias, foi a de realizar um tributo convidando 14 bandas e projetos da cena noise/industrial brasileira e do exterior para realizarem versões para as 14 músicas de PISSING NANOROBOTS. Mas não só isso, relançar o álbum original em CD e também uma nova versão remasterizada da obra, e a cereja do bolo, um novo álbum do POSTHUMAN TANTRA com faixas originais inspiradas na sonoridade e conceito de PISSING NANOROBOTS, além de outros itens para coilecionadores como pôster, cards e zinebook.
Durante todo o ano de 2022, o Ciberpajé trabalhou arduamente e entusiasticamente para a elaboração do projeto gráfico da box, convidou o grande musicista e produtor Alan Flexa para remasterizar PISSING NANOROBOTS, e junto a Ramon Farias convidaram as 14 bandas para o tributo. Elas foram escolhidas por afinidade musical, admiração e representatividade na cena, incluindo uma grande representante internacional, a lendária banda francesa MELEK-THA. As bandas/projetos convidados foram, na ordem das faixas do tributo: GORIUM, pUnK[A]l_₴sUlUk, MELEK-THA, HUMANFOBIA, DER NEUE MANN VON NEANDERTAL, STELLATUM, CAOS SONORO, AMRIT KALASH, D.O.M., TRIsE, PROGNOSIS, P.K.PINHEIRO, FREDÉ CF e RAUPPWAR.
Paralelamente ao desenvolvimento do projeto gráfico da box e seus itens, o Ciberpajé retomou os sintetizadores e plug-ins utilizados nas gravações de PISSING NANOROBOTS realizadas no linginquo ano de 2004, para mergulhar na gravação do novo álbum inspirado naquele primeiro lançamento. As novas músicas foram sendo criadas ao longo de mais de um ano e sua sonoridade resgata e atualiza a da obra original, ampliando conceitualmente as propostas sonoras e narrativas da Aurora Pós-Humana, envolvendo uma crítica ácida ao crescente Binarismo Anticósmico. Assim nasceu PISSING NANOROBOTS AGAIN, álbum conceitual com uma atmosfera tão visceral quanto a de seu antecessor, trazendo 14 faixas e mais uma bonus track somente incluida na versão em K7 da box.
A proposta da KAOS RECORDS foi lançar a box especial de aniversário do POSTHUMAN TANTRA em uma edição limitadíssima de 50 cópías. A partir de outubro de 2022, Ramon Farias iniciou a produção D.I.Y. da box, envolvendo muito da concepção zineira do faça você mesmo, reciclando caixas de marmita, pintando-as de preto com spray e adesivando tampa e fundo com as artes originais criadas pelo Ciberpajé, também realizando todo o trabalho gráfico em gráficas rápidas, mas com o capricho e cuidado que é característico da KAOS RECORDS. Em março de 2023, com a conclusão da produção das 20 primeiras boxes acontece o lançamento dessa obra singular.
A Box Set PISSING NANOROBOTS 18TH ANNIVERSARY SPECIAL EDITION inclui:
1. Caixa preta adesivada com artes exclusivas.
2. Caixa de DVD contendo dois CDs: CD1 - Pissing Nanorobots (Versão original + 1 bonus track exclusiva); CD2 - Pissing Nanorobots Remasterizado pelo produtor Alan Flexa.
3. Fita K7 Pissing Nanorobots - The Tribute - Tributo com as 14 bandas recriando as faixas do álbum original.
4. Fita K7 Pissing Nanorobots Again - Novo álbum do Posthuman Tantra com 14 faixas + bonnus track exclusiva para essa versão em K7.
5. Pôster A3 com arte exclusiva comemorativa dos 18 anos do Posthuman Tantra
6. 14 cards com artes "sigilos mágickos" criadas para representar cada uma das faixas de Pissing Nanorobots.
7. Zinebook de 12 páginas com entrevista exclusiva com o Ciberpajé falando da criação de Pissing Nanorobots, de sua repercussão global e também da produção da box comemorativa.
8. Pin metálico com a imagem ícone da Kaos Records.
9. Card numerado com arte original e única criada pelo Ciberpajé em "Ritual de Presença".
Para adquirir a box fale com a Kaos Records no e-mail kaosrecords@hotmail.com ou com o Ciberpajé no e-mail ciberpaje@gmail.com
O Ciberpajé agradece a todos os envolvidos na produção e criação da box, especialmente ao grande Ramon Farias e à KAOS RECORDS! Também a todos os musicistas e performers que estiveram com o POSTHUMAN TANTRA nesses 18 anos de existência da banda e aos produtores, selos e gravadoras ao redor do mundo que lançaram, distribuiram e divulgaram os múltiplos lançamentos da banda nos cinco continentes do planeta.
Sigamos na saga infinita Pós-Humanista!
Na sequência algumas artes presentes na box, em breve o Ciberpajé postará um vídeo unboxing dela.
quarta-feira, 1 de março de 2023
[Lançamento] HURRICANE'S DNA: Novo videoclipe do Posthuman Tantra ressignifica as dancinhas de TikTok para o apocalipse pós-humanista, propondo o "brega ciberpunk"
Está no ar - confira nesse link - o novo single e videoclipe HURRICANE'S DNA, faixa do próximo álbum da banda POSTHUMAN TANTRA intitulado PISSING NANOROBOTS AGAIN, que será lançado em breve pelo lendário selo underground KAOS RECORDS, de Santos (SP).
A música resgata a sonoridade iconoclasta do emblemático álbum PISSING NANOROBOTS, lançado pelo Posthuman Tantra em 2004 e que obteve uma grande repercussão internacional nos nichos do noise, ambient e da música experimental. O álbum é motivo de um tributo com 14 bandas recriando suas músicas e que também será lançado pela Kaos Records em uma box set chamada POSTHUMAN TANTRA - PISSING NANOROBOTS 18TH ANNIVERSARY SPECIAL EDITION.
O videoclipe de Hurricane's DNA, criado pelo zineasta Amante da Heresia, une a iconoclastia sonora do Posthuman Tantra à sua iconoclastia visual. O noise ruidoso e implosivo que embala o universo ficcional da Aurora Pós-Humana em seu colapso final, o Ocaso Pós-Humanista, ganhou uma visualidade crítica e irônica que reconfigura e ressignifica as famigeradas dancinhas de TikTok. Nas palavras de Amante da Heresia:
Recebi do grande artista transmídia CIBERPAJÉ, um convite irrecusável: criar um vídeo para a música HURRICANE’S DNA de seu projeto musical POSTHUMAN TANTRA. Uma responsabilidade supermassiva, pois tanto o projeto, a música quanto seu criador são de proporções cósmicas. Pois bem, com grandes responsabilidades vem... um grandioso frio na espinha. Mas nenhuma ansiedade é páreo para uma boa dose de pale ale gelada. Depois de alguns goles, relaxei & deixei fluir. A primeira coisa que me veio à sensibilidade foi que eu adoraria fazer algo que não tinha feito até então: quebrar com a expectativa de quem já conhece meus trabalhos, e me engajar num autodesafio. Foi aí que pensei: se o clichê encharcou o ciberpunk & o pós-apocalipse, ao ponto de levá-los aos seus respectivos naufrágios no oceano da banalidade, não seria o brega a contraforça necessária que pode trazê-los de volta à sua autenticidade? Eureka! Um ciberpunk brega gerador de um pós-apocalipse irônico & burlesco como insurgência estética! Sim! Comecemos! Juntei os acessórios que eu já tinha utilizado em outras performances, compondo um personagem inédito para mim; montei um fundo verde, onde nele, compus um cenário minimalista utilizando sucata eletrônica, um ser cyberfetal e algumas plantas ornamentais; &, claro, o que não podia deixar de acontecer, deveria ter uma dancinha. Tudo isso filmado com uma câmera fixa cuja filmagem serviria ao gozo de meu gesto zinematográfico, agora acrescido pelo poder do brega.
Confira Hurricane's DNA nesse link ou abaixo.