CANAL
666 BR – Entenda!
O canal é um trabalho de web art que entrou no ar no dia 1 de
outubro de 2014, durante a abertura da Exposição EmMeio#6, que integra o #13
ART - Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, em Brasília, no Museu da
República.
O
trabalho de web arte configura-se na forma de um canal/site de acesso
irrestrito com transmissão infinita em loop eterno de uma versão acelerada dos
7 gols aplicados pela Seleção Alemã de Futebol na Seleção Brasileira de
Futebol, durante a semifinal da Copa do Mundo 2014.
Após a apresentação de cada
gol aparecem em flash rápido as frases "Não Coma", "Não
Beba", "Não Compre", fazendo uma alusão ao famoso experimento
Vicarista que deu início ao estudo e aplicação das propagandas subliminares em
Fort Lee, New Jersey EUA no ano de 1956, quando Jim Vicary instalou em um
cinema de Nova Jersey um segundo projetor especial, taquicógrafo, que projetava
intermitentemente na tela as frases "Drink Coke", "Eat
Popcorn".
A repetição do sinal subliminar causava efeitos no subconsciente
do público, aumentando as vendas da Coca Cola em 57,7%. O som presente no
canal 666 BR é a voz invertida de locutores esportivos de grandes canais de TV
financiados por multinacionais elogiando a seleção brasileira durante a copa. A
obra reflete sobre a indução ao consumo e o papel da mídia e da publicidade
nesse contexto hiperconsumista.
CANAL
666 BR Para (Des)Hipnotizar as Massas. Transmissão
24 por dia, ininterrupta da programação mais iconoclasta do BRASIL!
www.canal666br.com Web Arte de Edgar
Franco & José Loures.
Veja este vídeo gravado antes do lançamento do canal 666BR, sondando sobre o que as pessoas pensam ou imaginavam que seria o canal (filmado durante o "II Congresso Internacional da Faculdade EST: Religião, Mídia e Cultura", realizado em São Leopoldo, RS, de 8 a 12 de Setembro.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário