Esta no ar o terceiro episódio da série ‘Falas da Web Arte no Brasil’ com ma participação do Ciberpajé (Edgar Franco) falando sobre ‘O Mito Ômega’ – obra relevante entre as criações artísticas brasileiras para a Internet, e uma das pioneiras no país a utilizar princípios de vida artificial.
Espaço criado para divulgação da obra do artista transmídia Edgar Franco, o Ciberpajé.
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022
[Está no ar: Falas da Web Arte no Brasil] Ciberpajé e a obra de Vida Artificial "O Mito Ômega".
Ciberpajé participa de seminário do ILP-ALESP: AS ARTES DOS QUADRINHOS E ZINES (E ALÉM) SE ENCONTRAM COM AS ARTES DOS 100 ANOS DA SEMANA DE ARTE MODERNA
No dia 15 de fevereiro o Ciberpajé (Edgar Franco) integrou a mesa de abertura "Universos Ficcionais das Artes" (HQs e Zines do Brasil e Além) no seminário promovido pelo Instituto do Legislativo Paulista: S ARTES DOS QUADRINHOS E ZINES (E ALÉM) SE ENCONTRAM COM AS ARTES DOS 100 ANOS DA SEMANA DE ARTE MODERNA. A mesa, que contou com mediação de Henrique Magalhães, e participações do Ciberpajé e de William Busanello pode ser acompanhada na íntegra no link: https://youtu.be/AHwgsyts0Xk
[TV UFG] Ciberpajé faz participação ao vivo para falar do processo criativo da animação Psicopata X Empata
O Ciberpajé (Edgar Franco) fez uma participação ao vivo no programa Mundo UFG para falar do processo de criação do videoclipe e animação Psicopata X Empata, confira sua fala abaixo:
Psicopata X Empata é uma animação experimental e também videoclipe do projeto musical Ciberpajé. A obra parte de uma das músicas lançadas no EP Desdogmas, criado em parceria com a banda Diavolos, do Rio de Janeiro. O videoclipe é uma produção do grupo de pesquisa Cria_Ciber (UFG) e Lunare Music, tem direção e animação a cargo do Ciberpajé (Edgar Franco) e de C.N.S., mentor da banda Nix's Eys e arquiteto que já havia trabalhado com o Ciberpajé nas animações em rede neural "O Enterro dos Deuses", obra pioneira no Brasil no uso dessa tecnologia e finalista do Prêmio Le Blanc na categoria curta de animação 2020, e "(In)Finitum", que foi selecionada para 13 festivais internacionais, e finalista em festivais na Itália, Espanha e Peru.
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022
[Lançamento] Novo EP "Ciberpajé - Canúbis" traz 5 faixas psicodélicas & mágickas em parceria com o musicista goiano Fredé CF
CANÚBIS é o novo EP do Projeto musical Ciberpajé, ouça-o aqui. A obra traz 5 músicas que mixam a psicodelia experimental do Ciberpajé (Edgar Franco) e de Fredé CF, selando uma nova parceria de viés mágicko que promove a conexão dos universos ficcionais transmídia da Aurora Pós-humana e da MekHanTropia. Desta vez o Ciberpajé participou com vozes, aforismos e a arte e projeto gráfico do EP, e também gravando o berimbau de boca presente nas faixas. A arte teve inspiração mágicko-psiconáutica e resgata a figura de Anubis em um contexto pós-humanista.
Veja abaixo o encarte completo do EP, que pode ser ouvido em streaming e baixado na íntegra incluindo o encarte neste link.
Leia um inspirado texto de Fredé CF detalhando o processo criativo de CANÚBIS:
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022
[Lançamento] Ciberpajé cria arte de capa e participa com 10 "Aforismos Mágickos" da antologia "Magos em Poesia", editada pela INDE
Adquiram a obra diretamente com a editora.
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022
[Festival Internacional] Animação (In)Finitum é selecionada para a mostra competitiva do Festival Internacional RENUAC, do Chile
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022
Jornal UFG destaca lançamento do videoclipe/animação Psicopata X Empata, de Ciberpajé, C.N.S. & Diavolos
Em matéria do dia 4 de fevereiro de 2022, o Jornal UFG destacou o lançamento do videoclipe/animação experimental Psicopata X Empata, com criação e direção de Ciberpajé (Edgar Franco) e C.N.S., e música de Ciberpajé e banda Diavolos. Confira a matéria na íntegra neste link ou no fac-símile abaixo.
[Veja como foi] Ciberpajé media bate papo com o quadrinhista poético-filosófico Gazy Andraus no evento Temporada Mandrake
No dia 29 de janeiro de 2022, das19 às 20hs, o Ciberpajé (Edgar Franco) foi mediador de um bate-papo com o quadrinhista Gazy Andraus que estava lançando o quarto volume de sua série de álbuns em quadrinhos Homo Eternus. O papo ocorreu em evento online promovido pela Gibiteria Mandrake, de Goiânia. Confira a instigante co0nversa na íntegra neste link.
[Confira na Íntegra] Conferência do Ciberpajé sobre "Processos Criativos Não Convencionais de Quadrinhos" para a SECULT- Goiás
A conferência do Ciberpajé (Edgar Franco), ministrada em evento em comemoração ao "Dia Nacional das HQs" no dia 4 de fevereiro, está no ar no canal youtube da SECULT-Goiás, assista-a neste link.
Em uma fala que durou quase duas horas o Ciberpajé destrinchou alguns de seus múltiplos processos criativos experimentais e transcendentes, com destaque para criação de quadrinhos em parceria com robôs, Inteligências Artificiais e Redes Neurais, quadrinhos inspirados pelos oráculos Tarô e I-Ching, quadrinhos psiconáuticos inspirados em experiências de ENOC (Estados não ordinários de consciência) utilizando Ayahuasca, Psilocybe cubensis, e Respiração Holotrópica. Também HQs sigilos-mágickos, HQs pós-humanistas e que têm como base o binarismo anticósmico.
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022
[Palestra & Mesa Redonda] Ciberpajé trata de "Processos criativos não convencionaos de HQs" em evento da Secult-GO
[Mesa Redonda] Ciberpajé participou da mesa redonda " O Tarô como guia no processo criativo em artes visuais", durante o I Sineatarô
No dia 25 de janeiro de 2021, das 19 às 21hs, o Ciberpajé participou da mesa redonda "O Tarô como guia no processo criativo em artes visuais", durante o I Sineatarô, compartilhou a mesa com os artistas e pesquisadores Dr. José Loures, Msc Bruna Mazotti e Dr. Carlos Hollanda, e pode detalhar o processo criativo de algumas de suas obras inspiradas no tarô com destaque para a animação Enamorados.
[Arte do Tarô em Exposição] Ciberpajé participou do Painel dos Expositores da I ExpoTarô, mostra que integrou o I SINEATARÔ - Simpósio Nacional de Estudos Acadêmicos sobre TARÔ.
No dia 25 de janeiro de 2021, das 16 às 18hs, o Ciberpajé integrou o Painel dos Expositores da I ExpoTarô, mostra que integrou o I SINEATARÔ. Durante o painel online todos os artistas selecionados para a exposição puderam conversar com o público presente sobre o processo criativo, conceito e simbologia de suas obras. O Ciberpajé destacou sua longa conexão com os oráculos e falou sobre as suas obras expostas.
Confira a I Expotarô no link:
[Confira a Íntegra da Entrevista] Revista Bula: Já Somos Pós-Humanos? Entrevista ao Ciberpajé
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022
[Lançamento] Psicopata X Empata: videoclipe sigilo-mágicko do Ciberpajé traz animação criada em rede neural
Psicopata X Empata é o novo videoclipe do projeto musical Ciberpajé (assista-o aqui), a obra parte de uma das músicas lançadas no EP Desdogmas (ouça-o aqui), criado em parceria com a banda Diavolos, do Rio de Janeiro. O videoclipe é uma produção do grupo de pesquisa Cria_Ciber (UFG) e Lunare Music, tem direção e animação a cargo do Ciberpajé (Edgar Franco) e de C.N.S., mentor da banda Nix's Eys e arquiteto que já havia trabalhado com o Ciberpajé nas animações em rede neural "O Enterro dos Deuses", obra pioneira no Brasil no uso dessa tecnologia e finalista do Prêmio Le Blanc na categoria curta de animação 2020, e "(In)Finitum", que foi selecionada para 13 festivais internacionais, e finalista em festivais na Itália, Espanha e Peru.
Como nas animações anteriores, a base conceitual é o universo ficcional transmídia e mágicko da Aurora Pós-humana, utilizado como contexto para as criações artísticas e ações mágicko-ritualísticas do Ciberpajé. O vídeo instaura-se como um sigilo-mágicko baseado em uma estrutura de passes mágickos encenados durante a animação em rotoscopia digital e criados para a Aurora Pós-Humana inspirados em gestualidade apropriada e reconfigurada a partir do “Posismo”, um dos princípios da magia ocultista de Paschal Beverly Randolph, e também dos passes mágicos de Carlos Castaneda. Durante a animação, o Ciberpajé transmuta-se no post-lord Azoth 369, o ser pós-humanista representado na capa do EP Desdogmas.
A animação experimental em rotoscopia digital foi toda criada utilizando a tecnologia de redes neurais chamada NST - Neural Style Transfer, e tem como uma das bases as texturas e cores da capa do EP. C.N.S., um especialista em NST e efeitos digitais, foi o responsável pelos efeitos visuais da obra.