quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Dia Nacional dos Quadrinhos: Ciberpajé Edgar Franco concede entrevista à ASCOM/UFG sobre suas pesquisas na área

Ciberpajé fala sobre suas pesquisas em quadrinhos onde cria e atua há mais de 2 décadas (Foto Lucas Dal Berto)
Com a chegada do dia Nacional dos Quadrinhos, 30 de Janeiro, Edgar Franco foi convidado pela Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás - ASCOM/UFG para falar sobre as pesquisas que desenvolve no âmbito da Universidade.

Franco falou à Ana Clara, jornalista da ASCOM, sobre a importância da pesquisa em quadrinhos na academia e seu crescimento vertiginoso, contando com uma Associação de Pesquisadores, a ASPAS, e muitos eventos específicos da área, como as Jornadas de Quadrinhos da USP. Destacou a singularidade das pesquisas realizada por ele e seus orientandos de mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual da UFG; o seu pioneirismo na investigação sobre HQtrônicas, e as dissertações de mestrado sobre criação de universos ficcionais e investigações sobre processos criativos de quadrinhos poético-filosóficos que resultaram em capítulos de livros, livros e artigos importantes no contexto das pesquisas brasileiras da nona arte.

Ao ao final tratou dos aspectos da "prática criativa" que envolve suas pesquisas e a de seus orientandos, resultando não só em produtos teóricos - como livros e artigos acadêmicos -, mas também em álbuns de quadrinhos como os seus recentes trabalhos: "BioCyberDrama Saga" e " "Retrogênese". O primeiro foi feito em parceria com o lendário desenhista Mozart Couto e lançado em 2013 pela editora UFG. A edição do álbum foi uma iniciativa inédita no Brasil para uma editora de universidade federal, e a obra concorreu na categoria "Melhor Edição Especial Nacional", do Troféu HQmix, mais importante premiação de quadrinhos do país. Já o álbum "Retrogênese", parceria de Franco com o desenhista Al Greco, foi lançado em 2014 pela Editora Reverso, e tem recebido resenhas elogiosas em todo o país.

Ciberpajé e algumas de suas obras - em entrevista exclusiva a Ana Clara da ASCOM / UFG (Foto Lucas Dal Berto)

Ciberpajé e Ana Clara da ASCOM / UFG em entrevista especial para o Dia Nacional dos Quadrinhos (Foto Lucas Dal Berto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário