sexta-feira, 21 de outubro de 2022

[Lançamento de Livro: baixe agora] Novo livro acadêmico "Música Extrema: ruídos, imagens e sentidos" traz capítulo do Ciberpajé



"Música Extrema: ruídos, imagens e sentidos" é o novo e instigante livro da editora, com conselho editorial acadêmico, Pimenta Cultural. A edição possui versão em e-book que pode ser baixada gratuitamente nesse link, e a versão impressa que pode ser adquirida nos links fornecidos pela editora.

A obra de fôlego somando 418 páginas reuniu pesquisadores e pesquisadoras acadêmicas explorando múltiplos aspectos sociais, antropológicos, culturais e estéticos do amplo e complexo universo da chamada música extrema. Muitos deles com envolvimento direto com a cena musical underground brasileira, pois além de pesquisadores são também musicistas, zineiros ou ilustradores, ou ainda ativistas culturais. Além dos artigos a obra também incluiu ilustrações e HQs de nomes lendários da cena como Carlos Lopes (Dorsal Atlântica) e Guga Burkhardt, entre outros, ampliando o seu escopo para além do interesse acadêmico.

O Ciberpajé (aka Edgar Franco) foi convidado pelos organizadores do livro Cristiane Bahy; Cristiano dos Passos; Lucas Martins Gama Khalil e Rodrigo Barchi para participar com um capítulo e escreveu sobre sua experiência de processos criativos com o seu projeto musical Ciberpajé durante a pandemia, o que gerou o capítulo 5 do volume intitulado "PROJETO MUSICAL CIBERPAJÉ: processos criativos de 3 EP’s pandêmicos", que ocupa as páginas de 136 a 152 da obra. 

O Ciberpajé agradece ao incrível convite e oportunidade de integrar essa obra singular no panorama brasileiro, como bem destaca Sílvio Gallo em trecho do prefácio:

“Precisamos saudar esse livro, que dá continuidade aos Diálogos com a música extrema, de 2021, por trazer à baila um estilo de música que, de algum modo, podemos considerar como ‘marginal’, como ‘alternativo’, que engaja seus praticantes e amantes de modo intenso, visceral, como é a própria música produzida. Este livro nos provoca, nos incita, ao transitar por essas perturbações sonoras que não nos deixam parados, indiferentes”. 

Serviço

Livro: Música extrema: ruídos, imagens e sentidos 
Organizadores Cristiane Bahy, Cristiano dos Passos, Lucas Martins Gama Khalil, et al. 
São Paulo: Pimenta Cultural, 2022. L
Versão e-book em PDF 
ISBN 978-65-5939-520-0 
DOI 10.31560/pimentacultural/2022.95200


Um comentário:

  1. Parabéns por mais essa obra! Baixei agora para começar a ler e apreciar a arte gráfica.

    ResponderExcluir