sábado, 29 de outubro de 2022

[Festival Internacional] O Luto da Vitória: animação pioneira no Brasil, totalmente criada em IA, é selecionada para o evento "AIFA2022 - Artificial Intelligence and the Future of Art", em Luxemburgo

A animação/videoclipe experimental "O Luto da Vitória" (The Mourning of Victory), pioneira no Brasil a ser desenvolvida totalmente em IA, foi selecionada pela curadoria do evento "AIFA2022 - Artificial Intelligence and the Future of Art", que acontecerá entre os dias 28 e 30 de novembro na Universidade de Luxemburgo. Saiba mais detalhes sobre o AIFA nesse link.

É o primeiro grande evento internacional para o qual a animação é selecionada! O AIFA é um evento que explora as crescentes interações existentes entre a Inteligência Artificial e o Futuro da Arte. Tem um perfil interdisciplinar e envolve um fórum acadêmico e eventos de ponta para pesquisadores, engenheiros, artistas e estudantes compartilharem seus trabalhos de pesquisa e desenvolvimento de última geração nas amplas áreas de IA e arte.


Alegre com a indicação, o Ciberpajé agradece seu parceiro criativo na obra, C.N.S., que tem desenvolvido múltiplos experimentos criativos em IA em parceria com ele no contexto do Grupo de Pesquisa CRIA_CIBER (FAV/UFG). Ao grande musicista Alan Flexa, responsável pela música da obra. Também à querida amiga Rosangella Leote pela indicação ao AIFA.

O Luto da Vitória (II Código Cósmico de Batalha do Ciberpajé) é o novo videoclipe em animação e single - assista-o neste link - do projeto musical Ciberpajé. Trata-se da nova animação da série baseada em rituais mágickos de transmutação da Aurora Pós-Humana, e nesse caso é um videoclipe pioneiro no Brasil por ter sido totalmente desenvolvido em Inteligência Artificial através de prompts de texto relacionados com o contexto poético e conceitual da música e aforismo. Todos os trechos da animação foram produzidos na IA e posteriormente editados.

A nova animação experimental - assista aqui - trata de forma onírica, simbólica e metafórica os conceitos transcendentes propostos no aforismo que gerou a música. As imagens foram totalmente geradas em um sistema de Inteligência Artificial Disco Diffusion com auxílio do Google Colab, e demandaram horas de dedicação e aprendizado para chegar aos prompts que mais se aproximassem das sequências desejadas.  

O aforismo recitado pela voz do Ciberpajé faz conexões metafóricas com o tratado militar A Arte da Guerra, de Sun Tzu mixando os seus conceitos à busca do equilíbrio interior presente no Tao-Te King, de Lao Tzi, e conceitos retirados do Livro dos Cinco Anéis, atribuído ao lendário samurai Miyamoto Musashi. Ele trata do respeito às diferentes culturas e visões de mundo, da manutenção de seus valores mesmo diante das adversidades e da fraternidade e senso de sacrifício para com os que você ama. A batalha nada mais é do que uma metáfora direta das lutas internas que travamos com nosso maior inimigo: nós mesmos. Segue o aforismo recitado pelo Ciberpajé na faixa:

O Luto da Vitória (II Código Cósmico de Batalha do Ciberpajé - Tomo I)

Destrua todas as cidades e vilas, mas respeite os templos e as crenças alheias, não queime os campos jamais, nem mate nenhum animal, a natureza é sua irmã. Use sempre roupas pretas, uma forma de luto em respeito aos adversários abatidos e para com aqueles que sofrem com as suas mortes. Se você lidera, deve ser o primeiro a avançar na batalha, e deve colocar sua vida a serviço de cada um de seus guerreiros, morrer por eles se necessário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário