O álbum em quadrinhos "Ecos Humanos", obra com roteiro do Prof. Titular Edgar Franco (PPGACV - FAV/UFG), também conhecido como Ciberpajé, e desenhos de Eder Santos, foi premiado na mais importante premiação da área de quadrinhos do Chile.Trata-se do "Prêmio FIC - Santiago" do "Festival internacional de Quadrinhos de Santiago", no Chile. Neste ano de 2025 a premiação encontra-se em sua décima quarta edição.
O álbum "Ecos Humanos" recebeu o prêmio FIC 2025 na categoria de "Melhor História em Quadrinhos Estrangeira Publicada no Chile em 2024". A obra foi inicialmente uma das 5 indicadas ao prêmio e concorreu com quadrinhos do Peru, da França, da Escócia e do México e foi premiada pelo voto popular dos leitores Chilenos demonstrando o impacto causado naquele país.
A cerimônia de premiação aconteceu no dia 24 de outubro de 2025 durante o "14º Festival internacional de Quadrinhos de Santiago" e os autores Ciberpajé e Eder Santos foram representados pelo editor chileno de "Ecos Humanos", Iván Vladimir Martínez Berríos, da Editora Plaza de Letras & Selo Mediogato. Ele foi ao palco receber o troféu e agradecer pela premiação e inclusive destacou o fato desta ter sido a primeira HQ autoral brasileira publicada no Chile.
"Ecos Humanos" é uma HQ muda que se passa no contexto do universo ficcional da Aurora Pós-Humana, criado pelo Ciberpajé. A obra é um dos frutos das pesquisas em narrativas transmídia realizadas no contexto do Grupo de Pesquisa Cria_Ciber (CNPq FAV/UFG), coordenado pelo Ciberpajé e ligado ao Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás (PPGACV-FAV/UFG). Além do roteiro, o Ciberpajé também desenhou as aberturas dos capítulos, já os desenhos da narrativa ficaram a cargo do designer e quadrinhista paulista Eder Santos.
Em 2024 o Ciberpajé e Eder Santos participaram do "13º Festival internacional de Quadrinhos de Santiago" como convidados realizando o lançamento e palestrando sobre o processo criativo de "Ecos Humanos". Eles foram recebidos com muito entusiasmo pelos organizadores do FIC, e também realizaram um segundo lançamento seguido de palestra no "Instituto Guimarães Rosa de Santiago - ligado à Embaixada do Brasil no Chile." Inclusive a Embaixada do Brasil no Chile tem feito ampla divulgação da premiação de "Ecos Humanos" naquele país.
Para o Ciberpajé é uma alegria e uma honra trazer esse prêmio para o Brasil, o estado de Goiás, a FAV/UFG e o PPG Arte e Cultura Visual.
Confira o vídeo do momento da cerimônia em que ocorreu a premiação de "Ecos Humanos" no "Prêmio FIC-Santiago 2025":
Confira um vídeo do Ciberpajé agradecendo pelo prêmio neste link.






Nenhum comentário:
Postar um comentário