sábado, 14 de março de 2015

"Os professores e os desafios pedagógicos diante das novas gerações: considerações sobre o presente e o futuro." - Leia o artigo de Edgar Franco e Elydio Santos Neto


Artigo escrito em parceria entre Dr. Edgar Franco com o amigo Dr.
 Elydio Santos Neto e que foi publicado na "Revista de Educação do Cogeime – Ano 19 – n. 36 – janeiro/junho 2010". Ele tem sido referenciado por outros pesquisadores da educação. Abaixo, o resumo e o link para download.

Resumo:
O artigo inicia-se com uma referência à condição humana inacabada e histórica, na qual emergem conflitos geracionais. A seguir, apresenta, rapidamente, as características principais das gerações conhecidas como baby boomers, X, Y e Z. Mostra os problemas que surgem na relação pedagógica quando há o encontro destas diferentes gerações no espaço da sala de aula. Reflete sobre as possibilidades futuras das novas gerações e, a partir daí, aponta para alguns temas que precisam ser cuidados e estudados com as novas gerações. Tomando tais temas como referências, sugere alguns eixos para os processos de formação inicial e/ou continuada de professores. Conclui sugerindo a corajosa abertura dos professores para o aprendizado de novas linguagens, que gerem novas narrativas, e também a necessidade de uma formação na/para inteireza.

Link para baixar ARTIGO

Nenhum comentário:

Postar um comentário