sábado, 11 de maio de 2019

Ciberpajé integra banca de mestrado em artes na UFU sobre arte urbana

A pose acadêmica da banca em telepresença, à esquerda o novo mestre Daniel Rizoto, a Profa. Dra. Daniela Franco (UFU), aluno do PPGAV UFU, no alto o Ciberpajé (UFG) e à direita o orientador Prof. Dr. João Henrique Lodi Agreli (UFU). 


O Ciberpajé (Edgar Franco) integrou a banca de mestrado do pós-graduando Daniel Rizoto Padovani, que defendeu a dissertação  intitulada "Grudentos e Melequentos: A Utilização do Lambe-lambe para práticas artísticas", no Programa de Pós-graduação em artes Visuais da UFU - Universidade Federal de Uberlândia. 

A pesquisa teórico-prática, desenvolvida na linha de pesquisa Práticas e Processos em Artes  teve por objetivo investigar os processos criativos relacionados à arte urbana, especificamente intervenções com colagens de lambe-lambe em locais públicos. O lambe-lambe carrega em si uma mensagem e, para transmiti-la da melhor forma possível, utilizou-se da experiência e conhecimentos prévios nos campos do design gráfico e da publicidade e propaganda, no que diz respeito à eficácia e maneiras de se comunicar com o público por meio de imagens; dessa forma, buscou-se subverter o caráter prático/utilitário destas áreas para propagar conceitos poético-artísticos. A biologia também entrou em cena, tendo os insetos como ponto de partida para uma das ações desta pesquisa, que buscou sempre fazer a ponte entre teoria e prática, onde cada ação e cada autor lido gerava novas reflexões, realimentando o sistema.

A investigação partiu da prática artística do mestrando que desenvolveu uma série de lambe-lambes nas cidades de Ituiutaba e Uberlândia, questionando desde o espaço do ciclista na cidade até a sua identidade como artista. O Ciberpajé foi inclusive citado na lista de influências artísticas incluídas como inspiração pelo pesquisador em sua dissertação.

Página 44 da dissertação de Daniel Rizoto citando a influência do Ciberpajé

A defesa aconteceu no dia 9 de maio de 2019 com 2 membros conectados em telepresença, mesmo assim a já clássica pose acadêmica do Ciberpajé foi realizada (imagem que abre esse post). A banca foi composta pela Profa. Dra. Daniela Franco (UFU), pelo Ciberpajé (UFG) e pelo orientador Prof. Dr. João Henrique Lodi Agreli (UFU). O Ciberpajé agradece o convite do Prof. Dr. João Agreli e do novo mestre Daniel Rizoto e parabeniza-os pela instigante pesquisa!


Uma primeira tentativa de realizar a pose acadêmica! 


  Print de tela de momento da banca


Print de tela de momento da banca

Nenhum comentário:

Postar um comentário