quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Álbum em quadrinhos Renovaceno e universo ficcional da Aurora Pós-humana em exercício acadêmico para o ensino médio em Cáceres, Mato Grosso



O álbum em quadrinhos Renovaceno e o universo ficcional transmídia da Aurora Pós-humana, em que ele é contextualizado, e que serve de base para todas as criações transmídia do Ciberpajé (Edgar Franco), estão inspirando um exercício acadêmico na Escola Estadual Onze de Março, na cidade de Cáceres, no Mato Grosso.

A professora Fabíola Barros com seu exemplar de Renovaceno

Fabíola Barros Castrillon, professora de língua portuguesa para o ensino médio na escola, realizou um curso de formação do Cefapro da Secretaria Estadual de Educação do Mato Grosso, para fomentar as discussões da temática LINGUAGEM, CORPO, MEMÓRIA E AFETO: por uma ética do cuidado, mobilizada na ação formativa, em que as formadoras Gleice Antonia Moraes de Alcântara e Luciane Miranda Faria, fizeram uma proposta de ação pedagógica (sequência didática) sugerindo algumas obras como base, e a sugestão 7 foi o álbum em quadrinhos Renovaceno.



Fabíola ficou muito interessada e curiosa pela indicação de um álbum de quadrinhos e adquiriu a obra, mas foi muito mais além, passou a investigar a fundo a produção artística e o ideário do Ciberpajé, mergulhando na Aurora Pós-humana, conferindo músicas, animações, videoclipes e muitas lives realizadas pelo Ciberpajé. A intenção da professora e pesquisadora é incitar a reflexão sobre os temas propostos pelo Ciberpajé envolvendo transcendência, hiperinformação, hipertecnologia, corpo, memória e afeto, e propor um exercício de criação de um universo ficcional aos alunos, que poderá vir na forma de uma HQ ou outroas linguagens.








O exercício envolve leituras dirigidas e fruições das obras do Ciberpajé, além de um game no formato de perguntas e respostas que foi publicado na plataforma Kahoot, e pode ser jogado aqui.

O Ciberpajé recebeu com muito entusiasmo o exercício. Sua obra tem sido muito estudada, sendo base para inúmeros artigos de pesquisadores das mais diversas áreas, livros e capítulos de livros, mas sempre voltados para o ensino superior e no âmbito das universidades. Então, ver a Aurora Pós-humana chegando ao ensino médio, é uma grande alegria. 

Escola Estadual Onze de Março, na cidade de Cáceres, no Mato Grosso.

Um comentário:

  1. Meu sorriso está de orelha a orelha kkkkkkkkkk, obrigada!! Estou muito feliz!! E volto para falar das artes dos alunos no univero da Aurora Pós- Humana!!

    ResponderExcluir