quarta-feira, 20 de julho de 2022

[Indicação a Prêmio Nacional] Ciberpajé é um dos indicados ao 38º Troféu Angelo Agostini na categoria melhor roteirista de quadrinhos, por LICANARQUIA e RENOVACENO.


Sou um dos indicados ao 38º Troféu Angelo Agostini na categoria melhor roteirista de quadrinhos, por LICANARQUIA e RENOVACENO. Todos podem votar. VOTE AGORA NO LINK:


Recebi com surpresa e alegria a minha indicação como "melhor roteirista" de quadrinhos para o "38º Troféu Angelo Agostini"! Mesmo com as dificuldades impostas à cultura, a produção de HQs no Brasil segue forte e significativa, e estar entre os 10 roteiristas selecionados no país, em um ano de tantos lançamentos incríveis com 2021, já é um prêmio.

Considero o Troféu Angelo Agostini a premiação mais importante, longeva e democrática dos quadrinhos brasileiros, por isso comemoro com entusiasmo a indicação nessa categoria fundamental que é a dos roteiristas. Em 2021 tive a sorte de ver dois de meus álbuns em quadrinhos, LICANARQUIA e RENOVACENO, sendo publicados com recepção calorosa de público e crítica e preciso agradecer às pessoas incríveis envolvidas no processo de edição dessas obras - citadas na premiação para a minha indicação.

LICANARQUIA foi o fruto do encontro do Lobisomem oitentista do mestre dos quadrinhos Toninho Lima com o meu universo ficcional da Aurora Pós-Humana, uma narrativa sobre compaixão em tempos de caos que ganhou vida como HQ poético-filosófica com a arte exuberante de Lima. O álbum foi minha primeira experiência com um financiamento coletivo e tivemos a inacreditável adesão de 265 apoiadores. Agradeço imensamente a cada um deles pela confiança depositada na obra. Também sou muito grato à Editora Atomic, responsável pelo projeto gráfico do álbum e das muitas recompensas extendidas como posteres, cards e zines que acompanham a publicação, e que estão terminando de ser enviadas nesse momento. Não posso deixar de agradecer ao sensível revisor da obra, o amigo Cristiano Passos.

RENOVACENO é uma obra que congrega HQs curtas contextualizadas na Aurora Pós-Humana, algumas delas com uma relação metafórica direta com os dramas vividos por mim durante a pandemia de COVID-19, especialmente a perda de meu amado pai Dimas Franco. O álbum inaugurou o selo de quadrinhos da Editora Merda na Mão, uma iniciativa underground dedicada à "publicar os impublicáveis", aforismo que direciona suas edições, agradeço imensamente aos editores pelo convite e também aos leitores que fizeram a primeira tiragem de Renovaceno esgotar-se em pouco tempo fazendo com que a editora logo fizesse uma segunda tiragem da obra. Agradeço também ao grande Octavio Aragão por seu pungente prefácio do álbum, e aos amigos Gazy Andraus e Danielle Barros, por seus não menos impactantes posfácios escritos para a obra.

O Troféu Angelo Agostini é uma iniciativa da AQC SP- Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo, a premiação nacional acontece desde 1985, a votação envolve 10 categorias e pode ser realizada por qualquer pessoa interessada entre os dias 13 de julho e 7 de agosto de 2022. Vote agora no link:


Se você gostou dos álbuns, será uma honra receber o seu voto! Um abraço afetuoso.

(Ciberpajé) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário