quarta-feira, 24 de maio de 2023

Ciberpajé integra a equipe de editores e cria a identidade visual do novo periódico acadêmico EVOCATIO - Revista luso-brasileira de Filosofia, Artes e Cultura - da UFRGS

O Ciberpajé (aka Edgar Franco) foi convidado para ser um dos editores da revista acadêmica intercontinental EVOCATIO. O novo periódico da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - tem como editor chefe o Prof. Dr. Wellington Lima Amorim (Filosofia - UFRGS) que também convidou o Ciberpajé para criar a identidade visual da revista a partir de seu nome "Evocatio": “Trata-se da prática, antes de uma batalha, de oferecer aos deuses do inimigo um templo em Roma para que esses deuses o abandonassem e ajudassem os romanos na guerra”, conta o professor de história antiga e arqueologia Fabio Augusto Morales, da PUC-Campinas.


A EVOCATIO - Revista luso-brasileira de Filosofia, Artes e Cultura é um periódico quadrimestral voltado aos pesquisadores e leitores interessados nos seguintes temas abordados: a) Filosofia; b) Artes e Comunicação; c) Envolvimento Regional; É uma publicação realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em parceria com o Centro de Investigação em Artes e Comunicação criado em 2008 em Portugal, que tem desenvolvido investigação inovadora e com carácter interdisciplinar, na área dos estudos artísticos, culturais, da comunicação e estudos literários, associando a produção de plataformas de difusão ao estudo das formas de comunicação do conhecimento científico nas áreas designadas. Quanto aos artigos serão aceitos, preferencialmente, pesquisadores doutores e doutorandos. As publicações deste periódico é de grande pertinência as pesquisas desenvolvidas pelo grupo de pesquisa, ESTUDOS INTERDISCIPLINARES: Ciências Humanas, envolvimento regional e dispositivos técnicos e o CIAC: Centro de Investigação em Artes e Comunicação em Portugal. Estes estudos têm a pretensão de analisar o impacto da Técnica Moderna na sociedade contemporânea, os diversos aspectos da condição humana na contemporaneidade, e ainda, os elementos trágicos e contingentes nas sociedades pós-modernas, dando relevo tanto a questões teóricas como as específicas sobre o comportamento humano, as ações políticas, as diversas organizações sociais, tribais e individuais presentes no mundo moderno e pós-moderno.

O periódico em breve terá seu primeiro número lançado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário