quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

Portal da notória editora Marca de Fantasia destaca premiação do Ciberpajé com o "Super Prêmio Mandrake de Quadrinhos"

O portal da notória Editora Marca de Fantasia, dedicada às HQs & zines, destacou hoje a minha premiação com o "Super Prêmio Mandrake de Quadrinhos" na categoria "Fomento à Cena". Confira a postagem no portal aqui.

A entrega dos prêmios aos contemplados acontecerá no "Espaço Cultural e Comic Shop Mandrake" no dia 7 de fevereiro de 2026, sábado, às 18h. Mas a partir das 14h acontece uma feira de quadrinhos com obras dos premiados. Eu estarei presente com meus quadrinhos, livros e zines! Convido todos vocês a comparecerem.

Entrada Franca!
MANDRAKE COMIC SHOP
Rua R-18, n° 26, Setor Oeste, Goiânia, GO, Brazil, 74125-180


Premiação do Ciberpajé com o "Super Prêmio Mandrake de Quadrinhos" é destaque no portal da UFG e no site do Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual


A Premiação do Ciberpajé com o "Super Prêmio Mandrake de Quadrinhos" na categoria de "fomento à cena" foi destaque no portal da UFG, leia a matéria aqui, e no site do Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual, confira aqui.

Segue um fac-símile das publicações.











Ciberpajé recebe o "Super Prêmio Mandrake de Quadrinhos" na Categoria de "Fomento à Cena"


O Ciberpajé, também conhecido como Edgar Franco, é um dos contemplados com o "Super Prêmio Mandrake de Quadrinhos" na categoria de "Fomento à Cena Goiana". A premiação é uma iniciativa do "Espaço Cultural e Comic Shop Mandrake", de Goiânia, visando incentivar a emergente cena de quadrinhos do estado de Goiás premiando pessoas e obras de destaque dos quadrinhos no ano de 2025. 

Sobre a premiação do Ciberpajé os organizadores do prêmio destacam: 

"A Mandrake tem a honra de convidar todos para a entrega do Prêmio de Fomento à Cena a Edgar Franco, o Ciberpajé, artista, pesquisador e professor cuja obra atravessa os quadrinhos, a arte multimídia e o pensamento crítico, influenciando gerações dentro e fora de Goiás. Mais do que produzir, Edgar Franco ajudou a construir caminhos, expandindo os limites da linguagem dos quadrinhos e fortalecendo a cena independente, acadêmica e experimental. Um reconhecimento mais do que merecido a quem transforma arte em pensamento e pensamento em futuro."

Ao saber de sua premiação o Ciberpajé comentou:

"Honrado com a premiação. É incrível ter tal sensível reconhecimento em minha casa que é Goiânia e por este espaço cultural admirável que é a Mandrake Comic Shop. Trata-se de um prêmio realmente especial, ser reconhecido como um "fomentador da cena" de quadrinhos em nossa cidade e estado. Já são 18 anos em que adotei a UFG como meu espaço, Goiânia como minha cidade e Goiás como o meu estado, amo estar onde estou! Nesses tempos vi tanta coisa incrível nascendo na cena de quadrinhos e zines do estado e sempre incentivei com entusiasmo todos aqueles que desejam e desejaram expressar-se através dos quadrinhos, dentro e fora da universidade. Minha gratidão profunda à Mandrake e aos organizadores do prêmio, aos meus orientandos, ex-orientandos, aos membros do Grupo CRIA_CIBER (CNPq - PPGACV - FAV/UFG), à Universidade Federal de Goiás onde posso desenvolver com liberdade minhas pesquisas sobre narrativas visuais e a todos que compõem nossa emergente cena de quadrinhos. Dia 7 de fevereiro estarei na MANDRAKE para receber o prêmio e também com meus quadrinhos na feira que acontecerá lá a partir das 14h. Sigamos criando quadrinhos para tocarmos as estrelas!
*Super Prêmio Mandrake de Quadrinhos – Melhores de 2025 -
Venha celebrar quem faz a cena existir, crescer e resistir.
A entrega dos prêmios aos contemplados acontecerá no "Espaço Cultural e Comic Shop Mandrake" no dia 7 de fevereiro de 2026, sábado às 18h. 
Com entrada franca.
MANDRAKE COMIC SHOP
Rua R-18, n° 26, Setor Oeste, Goiânia, GO, Brazil, 74125-180





segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

[Resenha] "The Sixth Mass Extinction" - Uma maravilhosa e inquietante experiência sonora! Por Raquel Nunes


Escutar as duas faixas do novo álbum de Posthuman Tantra & Melek-Tha de forma simultânea foi algo surreal - ouça neste link! Uma maravilhosa e inquietante experiência sonora. Sensacional!

A voz cavernosa vinda do fim do mundo, aliada à sonoridade industrial e experimental é um êxtase musical. Sons da natureza conectam-se a sons ritualísticos e indígenas, zumbidos estranhos mixam-se  a sons que parecem saídos de turbinas cósmicas e grunhidos estranhos complementam a atmosfera sonora. Tudo isso guiado pela voz grave e ressonante do Ciberpajé que ecoa das profundezas para compor toda essa grandeza musical sincronizada e uníssona que traz uma impactante imponência sonora. 

Sons que se alternam entre o imponente e o desintegrador. 

Ecos que reverberam na alma. 

Ouço o canto do vento em certos momentos. Somos transportados para uma esfera sombria e cósmica onde criamos cenários mentais densos e obscuros. 

Sons misteriosamente imersivos que perturbam e inquietam. 

É a singular sonoridade dark ambient de Posthuman Tantra & Melek-Tha que nos envolve em uma atmosfera de perigo e suspense, onde temos a sensação de estarmos em uma maratona transcendental, na qual não há a linha de chegada, pois a parada aqui, não é obrigatória.
 
Apenas fugimos ofegantes e delirantes diante dessa maravilhosa e inquietante experiência sonora!

* Raquel Alves de Freitas Nunes é jornalista em Goiânia.