quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Posthuman Tantra: A rede neural "Deep Dream" e suas visões pós-humanas de uma performance


Nesse ensaio visual pós-humano realizamos a interação de registros visuais feitos durante a performance "Sex Bot Mantra" do POSTHUMAN TANTRA com a rede neural "Deep Dream", gerando imagens intensas e estranhas que dialogam diretamente com os conceitos de hipertecnologia, tecnognose e tecnoxamanismo.

O ensaio foi feito selecionando fotos de todos os 9 atos da performance, registradas por 5 fotógrafos e um desenhista que a presenciaram ao vivo no dia 22 de outubro de 2016 durante o "III Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial", na UFG, em Goiânia. A seleção das imagens e o processamento pelo Deep Dream foram realizados pelo Ciberpajé Edgar Franco, os fotógrafos presentes no ensaio foram: Dominic Arsenault, Luiz Fers, Rodolpho Junior, Gazy Andraus e Danielle Barros; e o desenhista foi Jorge Del Bianco - que fez os desenhos durante a performance e colorizou-os posteriormente.

Os pesquisadores do Google, desde 2011 estão aperfeiçoando algumas redes neurais virtuais para reconhecer de forma mais precisa imagens e sons. Essas redes são baseadas em modelos de aprendizagem para inteligência artificial, inspiradas em formas biológicas neurológicas. Esse sistema, chamado de "Deep Dream" aprendeu a ler e reinterpretar imagens, recriando-as com uma visualidade que lembra psicodelia e arte visionária. Como afirma Karl Friston, professor de neurociência do University College de Londres “As imagens do Google são muito próximas de algo que você esperaria obter ao usar drogas psicodélicas ou em alucinações. E isso é perfeitamente lógico. Durante uma experiência psicodélica você está livre para explorar todos os tipos de hipóteses ou previsões de alto-nível sobre o que teria causado o input sensorial." Em 2015 o Google liberou o código dessa rede neural permitindo a sua utilização. Veja a experiência com a "Deep Dream" abaixo:



ATO I: Biotech Antenna

Luiz Fers & Deep Dream


Dominic Arsenault & Deep Dream


Danielle Barros & Deep Dream




ATO II: Ciberpajelança


Dominic Arsenault & Deep Dream


Rodolho Junior & Deep Dream




ATO III: Transhuman Werewolf's Mutation


Dominic Arsenault & Deep Dream

Jorge Del Bianco & Deep Dream



ATO IV: Os Mistérios Insondáveis


Gazy Andraus & Deep Dream


ATO V: Sexual Initiation with a Multifunctional Robot (The little Bob's new Toy)


Luiz Fers & Deep Dream 


Dominic Arsenault & Deep Dream


ATO VI - Tênue Esfera Azul


Gazy Andraus & Deep Dream

Danielle Barros & Deep Dream


ATO VII: Penetrating The Virgin Bioport


Dominic Arsenault & Deep Dream


ATO VIII: O Selvagem


Gazy Andraus & Deep Dream


ATO IX - Tema o Homem, Ame o Lobo


Luiz Fers & Deep Dream 


Luiz Fers & Deep Dream 




Jorge Del Bianco & Deep Dream


Pós-performance:


Aqui uma estranha foto em que a face do Ciberpajé torna-se a de uma criatura pós-humana:

Luiz Fers & Deep Dream


O Posthuman Tantra completo com os convidados especiais Léo da Heresia & Flávia Provesi:

Rodolpho Junior & Deep Dream


Agradecemos aos fotógrafos e ao artista que contribuiram para esse ensaio visual, e também a participação fundamental da rede neural "Deep Dream" - espero que ela ouça nosso agradecimento (Ciberpajé).






Nenhum comentário:

Postar um comentário