sábado, 29 de fevereiro de 2020

[Resenha] EP "Sol Servus": Nova sonoridade em dueto, de Ciberpajé, para os tempos bombásticos atuais! Por Gazy Andraus


“Sol Servus” de Ciberpajé (em parceria com o projeto musical "Death Cult Devotion" do musicista e ativista da cena darkwave, André Gorium, de Cuiabá, Mato Grosso). 

O trabalho traz uma retumbante ode que reflete os tempos atuais! Degradação ética, destruição da natureza com a conivência dos que governam demagogicamente em nome da democracia (que em verdade se traveste de ditadura, na distorcida mente destes falsos governantes) devem ter insuflado o processo criativo de Edgar Franco, em sua correspondência autoral como Ciberpajé! 

Assim exponho agora, conforme fui sentindo as sonoridades, vertendo em significados pessoais, como uma espécie de resenha crítica (mas que não deve ser tida como única, pois pessoal), a fim de incentivar a que ouçam o mini CD “Sol Servus” que tem audição gratuita. Determinado trecho do Aforismo I, devido à letra, lembrei-me do filme Avatar em que uma manada de seres similares a gigantescos rinocerontes marcham contra os atos desestabilizadores dos humanos que invadem aquele outro plano paralelo. Mas a trilha é bem interessante e reflexiva, pois coloca-nos em situação de observador das cenas que a letra da “canção” nos ribomba. 

Aforismo II é mais denso sonoramente, porém, tal qual Nietzsche, nos traz uma visão de que devemos olhar detidamente ao abismo, a que ele nos olhe de volta. Aforismo III, também denso, nos mostra que nós mesmos – cada um de nós – é senhor de si, e não deveria ser comandado por falsos seres que deturpam nossa natureza. Mostra-nos que somos nós que criamos nossas realidades, e mais ninguém o fará...para o bem, ou para o mal, a depender de nosso fluxo energético! A partir dos 2’ desta trilha última, com apenas o instrumental, torna-se mais empolgante e até arrepiante em sua beleza inata! 

Enfim, uma arte em dueto que deve refletir ambos os autores, pois enquanto na sonoridade mesclada de Ciberpajé/Gorium, reverbera-se o tom às letras de Ciberpajé, numa arte sonora visual (vide a capa do EP e as letras que também podem ser lidas/;vistas e baixadas como o disco inteiro, nesse link - e clicando na arte de capa do EP abaixo, antes, podem ler mais sobre a obra e outros trabalhos de Ciberpajé em parceria com outras bandas e músicos nacionais e estrangeiros:

*Gazy Andraus é quadrinhista, doutor pela USP e pós-doutorando no Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual da UFG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário