quarta-feira, 18 de março de 2020

Artlectos & Pós-humanos, do Ciberpajé, está entre os 10 melhores quadrinhos de todos os tempos no blog Quadrinhosofia



Na estreia de seu novo blog Quadrinhosofia, o notório pesquisador e crítico de quadrinhos, Professor Dr. Edgar Indalecio Smaniotto, incluiu a sua lista dos 10 melhores quadrinhos de todos os tempos. A seleta lista inclui no quinto lugar a revista "Artlectos & Pós-humanos" publicação que traz quadrinhos experimentais criados pelo Ciberpajé (a.k.a. Edgar Franco) e é editada pela Marca de Fantasia desde 2009, com o número 13 lançado recentemente. No breve texto em que explica a escolha da revista, Edgar Smaniotto esclarece:

Artlectos e Pós-humanos é a revista que reúne histórias do universo Aurora Pós-Humana ou Aurora Biocibertecnológica, do artista multimídia brasileiro Edgar Franco. A Aurora se passa em um futuro no qual a tecnologia humana possibilitou avanços fantásticos no campo da genética, robótica, inteligência artificial e outras ciências correlatas. Cada HQ de Edgar Franco pode provocar nos leitores um verdadeiro êxtase estético, metafísico e epistêmico!

A lista de HQs escolhidas pelo pesquisador incluiu grandes obras dos quadrinhos, sendo elas: 1 – Tex - G. L. Bonelli; 2 - Mágico Vento - Gianfranco Manfredi; 3 - Júlia, Aventuras de uma Criminóloga - Giancarlo Berardi; 4 - Dylan Dog - Tiziano Sclavi; 5 - Artlectos e Pós-humanos - Edgar Franco; 6 - Revistas Mestres do Terror & Calafrio - Rodolfo Zalla e convidados; 7 – Planetary - Warren Ellis e John Cassady; 8 – Promethea - Alan Moore; 9 - Monstro do Pântano - Alan Moore; 10 - Batman, O Cavaleiro das Trevas - Frank Miller.

O blog Quadrinhosofia pretende trazer resenhas, materias e artigos sobre a arte sequencial, a partir da expertise de seu criador Edgar Indalecio Smaniotto, que é graduado em filosofia, mestre e doutor em Ciências Sociais. Pesquisador em histórias em quadrinhos e membro da ASPAS - Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial. Atualmente colabora com a Editora Graphite com textos para as edições de Bred Barron e Nathan Never. Escreveu sobre histórias em quadrinhos no Jornal Graphiq, no site Bigorna.net (coluna Quadrinhosofia), no texwillerblog (Críticas do Mestre Edgar) e Artefinalhq; na revista BDJornal de Portugal e no fanzine QI. Também possui vários publicados textos científicos com pesquisas sobre quadrinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário