segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

[Resenha] EP Ciberpaje - Desdogmas: A obra traz reflexões importantíssimas sobre as formas que conduzimos nossas vidas e como a união faz a força, por Fredé CF

É sensacional o EP “Desdogmas” (ouça-o aqui) do Ciberpajé em parceria com a banda Diavolos do Rio de Janeiro! Sonzeira massa! Impactante e visceral desde a capa, criada por Edgar Franco, que traz uma predominância de cores frias e formas que lembram a cabeça de um ser antropomórfico transcendental nos encarando com uma certa tristeza, talvez por conta do cenário de destruição provocado em função do lucro e de dogmas idiotizantes que o EP discursa a respeito.

A faixa 1 (Estrelas Cósmicas) começa com uma microfonia visceral que logo se transforma em riffs poderosos e batidas de bateria sabbathianas. Um climão pesado e arrastado, como se estivéssemos presos em um pesadelo tentando fugir e não conseguindo. O som de todo o EP me remete ao Black Sabbath em suas diferentes fases e também ao álbum “Titanomaquia” dos Titãs. O aforismo versa sobre o quanto o poder corrompe e dissemina ódio no planeta, em uma lógica egóica destrutiva e perversa.

A faixa 2 (Desdogma) é a minha preferida e possui também um videoclipe (lyricvideo) fantástico. A música começa com um fade in arrebatador e desemboca em riffs poderosíssimos com timbres alucinantes que nos rasgam a alma. A voz e performance vocal do Ciberpajé, como uma navalha, casa muito bem com os instrumentos. O efeito de eco na voz e o trabalho em estéreo traz uma sensação interessantíssima, repetindo as palavras-chave da música e nos transportando hipnóticamente em um mergulho adentro das nuances musicais, rítmicas e harmônicas, da faixa. Uma experiência muito potente. A letra do aforismo, de forma afirmativa, explica a origem de tantas divisões tenebrosas essenciais na sociedade e no ser-humano, geralmente causadas por dogmas, doutrinas e ideologias que cegam e causam ódio. Uma faixa fodástica!

A terceira faixa (Força Leve) tem um riff com uma levada selvagemente cadenciada e com um “fluxo contínuo e cortante”, como versa o aforismo. Contínuo na pegada do riff e cortante pelo vocal e pela guitarra em solo minimalista providencial.

A quarta e última faixa (Psicopata x Empata) me remeteu ao clima do álbum “Heaven and Hell” do Black Sabbath e ao álbum “Perfect Strange” do Deep Purple. O timbre do baixo, da bateria e da guitarra são excelentes (pesos e distorções sagazes) e o vocal recita sobre as diferenças entre o egoísmo da psicopatia e a transcendência cósmica da empatia como chave de transmutação e evolução.

Ciberpajé e Diavolos nos apresentam com o EP “Desdogmas” a força do amor como caminho ímpar de ascensão pela união entre os seres. A união como forma de equilibrar e resistir às trevas sócio-culturais, políticas e ambientais institucionalizadas por narrativas torpes que experienciamos na atualidade. Durante as audições me lembrei também bastante da última frase da música “Hey You” do Pink Floyd que diz: “Together we stand. Divided we fall.” Em tempos de tantas desconexões disfarçadas de conexões pelas redes, a obra traz reflexões importantíssimas sobre as formas que conduzimos nossas vidas e como a união faz a força. Um excelente álbum! Excelente parceria! Parabéns!

Fredé CF é artista transmídia, educador e doutorando em Arte e Cultura Visual na UFG

Nenhum comentário:

Postar um comentário