domingo, 2 de janeiro de 2022

[Resenha] EP Ciberpajé - Desdogmas: Sobre o cosmos e o nada, correntes que aparentam ser portos seguros, divisão e integração. Por Larissa Dias


Preciso falar primeiro que amei o som da DIAVOLOS! Minha nossa, é um som forte e extremamente agradável ao mesmo tempo! Adorei mesmo!!!
Parabéns ao Ciberpajé e à Diavolos pela parceria - ouça Desdogmas neste link!

Na faixa Estrelas Cósmicas, a bateria entra certeira em cada nota que a guitarra dá e traz uma certa energia constante, como a própria energia de um tipo de poder que sempre estará no topo, independente de se quem o detenha seja "bom" ou "mau". O Eco na voz dava a impressão do vazio do cosmos, como se quando o poder chegasse nele, diante da grandeza do cosmos, ele representasse exatamente o nada...

A faixa Desdogma, que eu já tinha comentado em outra oportunidade, me trouxe uma nova impressão: o peso da guitarra traz a nós o peso que cada dogma e ideologia tem na nossa existência, embora essas prisões pareçam até mesmo necessárias, mesmo que seja apenas para nos libertarmos delas e assim, conhecermos o que é ser livre!

Na faixa Força Leve, observei como as músicas (Aforismo 1, 2, 3 e depois 4) "emendavam" uma na outra, dando um sentido de continuidade. Talvez essa seja uma representação desta "força leve", constante e que por estar ali presente o tempo todo, também se torna uma espécie de poder, no qual se pode confiar. Lembrei das correntes com os quais quem está aprisionado se acostuma só porque elas são constantes e por isso, viram um porto seguro.

Na última faixa, Psicopata X Empata, a música parece dividir nossa mente entre os dois significados da letra, um completamente alheio à natureza humana, que a divide e a separa, e o outro, que integra a alma no corpo e a todos da espécie por um sentimento de participação mística.

*Larissa Dias é escritora, psicoterapeuta e editora da Revista Eletrônica Mitologia Aberta, em São Paulo.


Um comentário:

  1. Me impressiona a capacidade do Ciberpajé, de em poucas palavras, dizer tanta coisa!
    O poder de síntese é uma capacidade rara! A parede sonora que a DIAVOLOS cria se soma aos aforismos, conferindo-lhes força e impacto sonoro.

    ResponderExcluir