quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

[Resenha] EP "Pós-Quintessência": em cerca de 15 minutos, há muito mais elementos do que em alguns álbuns de uma hora de duração! Por Cristiano Passos



Semana passada, recebi um pacote monstruoso (em vários sentidos, diga-se!) do meu amigo Edgar Franco, artista multimídia/transmídia que tem uma obra vasta e altamente criativa. Em virtude de problemas de saúde na família, acabei não podendo postar nada sobre o pacote, porém, tive um pouco mais de tempo para degustar cada um dos materiais, algo totalmente necessário quando se está diante de uma obra tão rica.

Este mini-cd - formato que eu acho excelente e até já falei sobre ele aqui um dia - intitulado "Pós-Quintessência", lançado em 2017, traz os aforismos do Ciberpajé (vulgo Edgar Franco) musicados por artistas diferentes em suas abordagens e, ao contrário do que se possa imaginar, essas distinções não geram um disco sem eixo, mas sim um material que representa a diversidade criativa do próprio Edgar. Deste EP - o décimo do Ciberpajé! - participam Each Second, Gorium, AmanteDa Heresia, Sérgio Ferraz e Alan Flexa, os quais contribuíram para dar o clima apropriado para cada aforismo.

O Aforismo II, assinado pelo Gorium, traz um clima horror ambient de arrepiar para dizer que "Portos seguros não são mais do que túmulos antecipando a morte dos covardes", enquanto o III traz o trabalho do Amante da Heresia estilhaçando fragmentos sonoros sobre uma bateria eletrônica acelerada, enquanto se ouve o Ciberpajé repetir "Quem não dialoga com seu demônio interior será devorado por ele!", ideia que afeta profundamente a qualquer um que tenha por hábito olhar para dentro de si mesmo sem medo. Afinal de contas, como diz o próximo Aforismo, "Olhar para dentro de si é vislumbrar o Cosmos inteiro", com um som imerso numa atmosfera sci-fi hipnótica, que termina com um solo de guitarra fantástico de Sérgio Ferraz. Outro destaque é o Aforismo V, que lembra a sonoridade dos mestres da eletrônica, Kraftwerk.

Enfim, em cerca de 15 minutos, há muito mais elementos do que em alguns álbuns de uma hora de duração. Não vou alongar demais a resenha, porque prefiro que cada um tire suas próprias conclusões, além de o Facebook não ser o local mais apropriado para tal. Em suma, minha intenção é que vocês ouçam o Ciberpajé, apóiem os artistas independentes e aproveitem para abandonar seus portos seguros com a arte desestabilizadora de Edgar Franco! Tenho certeza de que não se arrependerão!

Em breve, mais materiais dessa grande figura por aqui.
Segue o link para ouvir mais esta obra ímpar:

*Cristiano Passos é musicista, ativista cultural e doutorando em Estudos da Tradução na UFSC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário