quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

[Lançamento] Psicopata X Empata: videoclipe sigilo-mágicko do Ciberpajé traz animação criada em rede neural

Psicopata X Empata é o novo videoclipe do projeto musical Ciberpajé (assista-o aqui), a obra parte de uma das músicas lançadas no EP Desdogmas (ouça-o aqui), criado em parceria com a banda Diavolos, do Rio de Janeiro. O videoclipe é uma produção do grupo de pesquisa Cria_Ciber (UFG) e Lunare Music, tem direção e animação a cargo do Ciberpajé (Edgar Franco) e de C.N.S., mentor da banda Nix's Eys e arquiteto que já havia trabalhado com o Ciberpajé nas animações em rede neural "O Enterro dos Deuses", obra pioneira no Brasil no uso dessa tecnologia e finalista do Prêmio Le Blanc na categoria curta de animação 2020, e "(In)Finitum", que foi selecionada para 13 festivais internacionais, e finalista em festivais na Itália, Espanha e Peru.

Como nas animações anteriores, a base conceitual é o universo ficcional transmídia e mágicko da Aurora Pós-humana, utilizado como contexto para as criações artísticas e ações mágicko-ritualísticas do Ciberpajé. O vídeo instaura-se como um sigilo-mágicko baseado em uma estrutura de passes mágickos encenados durante a animação em rotoscopia digital e criados para a Aurora Pós-Humana inspirados em  gestualidade apropriada e reconfigurada a partir do “Posismo”, um dos princípios da magia ocultista de Paschal Beverly Randolph, e também dos passes mágicos de Carlos Castaneda. Durante a animação, o Ciberpajé transmuta-se no post-lord Azoth 369, o ser pós-humanista representado na capa do EP Desdogmas. 

A animação experimental em rotoscopia digital foi toda criada utilizando a tecnologia de redes neurais chamada NST - Neural Style Transfer, e tem como uma das bases as texturas e cores da capa do EP. C.N.S., um especialista em NST e efeitos digitais, foi o responsável pelos efeitos visuais da obra.



Créditos:
Psicopata X Empata
*
Concepção e direção: Ciberpajé & C.N.S.
Animação: C.N.S & Ciberpajé
Atuação: Ciberpajé
*
Música: Aforismo IV: Psicopata X Empata
Do EP Ciberpajé - Desdogmas
Featuring Diavolos
*
Voz e aforismo: Ciberpajé (a.k.a. Edgar Franco)
*Música, mixagem e masterização: Diavolos
Diavolos é
André Rodrigues: Voz
Diego Nunes: Bateria
Ronaldo Melo: Guitarra
Monisso: Baixo 
*
Gravação dos aforismos
Ronaldo Melo: Arranjos/Guitarra/Bateria
Diego Nunes: Bateria
Monisso: Baixo
*
Produção: Grupo de Pesquisa Cria_Ciber (FAV/UFG) & Lunare Music Brasil, 2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário