segunda-feira, 20 de março de 2017

DUETOS ESSENCIAIS: novo álbum em quadrinhos de Edgar Franco apresenta parcerias com quadrinhistas consagrados e emergentes



Capa do álbum "Duetos Essencias", arte de Edgar Franco

Acaba de ser lançado pela editora Marca de Fantasia o álbum DUETOS ESSENCIAIS, o volume de 80 páginas apresenta uma seleção de histórias em quadrinhos curtas feitas em parcerias do Ciberpajé Edgar Franco com 23 significativos artistas da cena brasileira de quadrinhos, entre nomes consagrados como Júlio Shimamoto, Gian Danton, Gazy Andraus, Luciano Irrthum, Omar Viñole, Petter Baiestorf & Antonio Eder e outros emergentes. As parcerias são de todas as formas possíveis, em alguns trabalhos Franco assina só o roteiro, em outros os desenhos, também fez arte final em HQs de alguns artistas e teve outros arte finalizando obras suas. A característica mais marcante do álbum é o experimentalismo de linguagem e a total liberdade criativa dos criadores. A obra foi pensada e montada em 2003, mas só agora foi editada. Franco e o editor Henrique Magalhães mantiveram todo o conteúdo da versão original, valorizando o aspecto histórico dessa produção. Leia o texto de apresentação da obra escrito pelo Dr. Henrique Magalhães:


"Edgar Franco eu já conhecia há alguns anos, desde a explosão dos fanzines no país em meados dos anos 1980. Ao fundar a editora Marca de Fantasia em 1995 foi ele um dos autores fundamentais para a constituição da revista Tyli-Tyli – depois Mandala – dedicada aos quadrinhos poético-filosóficos, desta forma estabelecemos uma parceria artística e afetiva que perdura até hoje. Além dos livros teóricos que Edgar nos presenteia, temos o prazer de trazer a público sua revista em quadrinhos Artlectos e Pós-humanos, em que exprime de forma mais experimental sua criação.

Em 2003 chegou-me às mãos um pacote enviado por Edgar com uma série de quadrinhos feitos em parcerias, com a proposta de edição de um álbum chamado Duetos essenciais. Foi uma grande surpresa, pois só conhecia dele o trabalho solo, como era natural dada a extrema personificação de sua obra.

O que vi foi tão impactante que de certo modo me deixou imobilizado. Foi o momento em que a editora tomava outros rumos produtivos, deixando a fotocópia de lado e partindo para a impressão em laser. Isto me possibilitava o controle da qualidade da produção, mas criava limitações sobretudo com relação ao formato. Essas condicionantes por certo foram os motivos principais para o adiamento por tanto tempo dessa edição tão seminal de Edgar, que apresentamos agora.

Depois de tanto tempo a obra vem marcada inevitavelmente pela temporalidade, mas que não deixa de ter seu valor implícito, além de representar o resgate de um tesouro perdido e que afinal veio à luz. Neste álbum é possível ver um momento muito importante da obra de Edgar Franco, um estágio de seu desenvolvimento que foi promissor para a maturidade atual. Por outro lado, mostra a humildade do autor em compartilhar com generosidade seu universo tão pessoal, encontrando ressonância em tantos artistas que, por fim, celebraram com ele a sua arte." (Henrique Magalhães)

O álbum incluí um posfácio em que Edgar Franco fala brevemente sobre a importância e singularidade de cada um dos 23 quadrinistas que desenvolverem esses "duetos essenciais" com ele, sendo eles: Shimamoto, Gian Danton, Omar Vinõle, Ricardo Borges, Luciano Irrthum, Simone Maia, Nuno Nisa, Norival Bottos Junior, Gazy Andraus, Rose Franco, RPC, Petter Baiestorf, Marcos Freitas, Roberto Schima, Henry Jaepelt, Al Greco, Luciano Teodourus, Erika Saheki, Hiiris Lassorian, Marcelo Marat, Michel, J.M.Tognon, Antonio Eder. 

A obra pode ser adquirida diretamente no site da editora Marca de Fantasia, nesse link.

Alguns exemplos da variabilidade de expressões gráficas do álbum "Duetos Essenciais":
Parceria entre Edgar Franco & Júlio Shimamoto

 Página de HQ em parceria entre Gian Danton & Edgar Franco


 Página de HQ em parceria entre Luciano Irrthum & Edgar Franco


Página de HQ em parceria entre Gazy Andraus & Edgar Franco

Serviço:

Edgar Franco et al.
Série Repertório, 25
Paraíba: Marca de Fantasia.
2017, 80p. R$20,00.
ISBN 978-85-67732-70-1



Nenhum comentário:

Postar um comentário