quinta-feira, 16 de março de 2017

Revista Acadêmica "Nós"(UEG) homenageia o Ciberpajé em número dedicado aos quadrinhos


 Capa da Revista Nós (Volume 2, Número 1, Fevereiro de 2017)

O novo número da Revista Nós - Cultura Estética e Linguagens (Volume 2, Número 1, Fevereiro de 2017), publicada pela UEG - Universidade Estadual de Goiás, homenageia o Ciberpajé Edgar Franco. Cada número da revista presta homenagem a um artista e esse volume - completamente dedicado às histórias em quadrinhos - escolheu o Ciberpajé como homenageado. 



Página da entrevista do Ciberpajé na Revista Nós



A homenagem envolveu diversas partes da revista, a começar pela arte da capa e por uma HQ colorida inédita criadas exclusivamente por Edgar Franco para esse número. A seção de entrevistas abre com uma entrevista com o Ciberpajé realizada pela licenciada em letras Viviane Leandra, que realizou TCC na UEG sobre a obra de Edgar Franco. A seção de resenhas incluiu uma resenha instigante do álbum BioCyberDrama Saga, de Edgar Franco & Mozart Couto, escrita pelo Dr. Ademir Luiz (UEG). Na sequência temos o "Perfil do Artista Edgar Franco", texto de oito páginas falando sobre a trajetória artística do Ciberpajé, escrito pela estudiosa de sua obra, IV Sacerdotisa Danielle Barros, artista multimídia e doutoranda pela Fiocruz-RJ.


Páginas de abertura do texto com o perfil do artista Edgar Franco na Revista Nós


Ao final do volume temos um extenso portfólio de 36 páginas com obras do artista, incluindo fotos de performances e ensaios visuais, artes diversas, HQforismos, a HQ de 6 páginas "Duo de Um" e a HQ inédita "Desvelar". A revista ainda inclui o artigo curto "Sigilos Mágicos e Processos Criativos de Quadrinhos: Notas sobre a a arte exclusiva da capa desse número da Revista Nós e a HQ Desvelar", no qual o Ciberpajé trata dos processos criativos desses trabalhos desenvolvidos para a edição.





Algumas páginas do port-fólio selecionado de obras do Ciberpajé Edgar Franco para a Revista Nós


A homenagem completou-se com o convite feito ao Ciberpajé e à IV Sacerdotisa Danielle Barros pelo também artista e pesquisador Dr. Ademir Luiz (UEG), um dos editores da Nós, para organizarem juntos um dossiê sobre quadrinhos para esse número da revista. Nossa concepção para o dossiê foi a de revelar a diversidade e a qualidade da pesquisa sobre quadrinhos realizada em todas as regiões do país, por isso selecionamos e convidamos pesquisadores emergentes e consagrados de todas as regiões do Brasil. Do Norte, tivemos a contribuição do roteirista e docente da Universidade Federal do Amapá, Ivan Carlo (Gian Danton), com o artigo “As aventuras hiper-reais do Capitão Gralha”; do Nordeste, contamos com a participação dos artistas e docentes Henrique Magalhães e Alberto Pessoa, da Universidade Federal da Paraíba, com o artigo “Da subversão ao abandono da linguagem em tiras contemporâneas”; e Valéria Bari, da Universidade Federal de Sergipe, com o artigo “A função mediadora das adaptações literárias para os quadrinhos na formação do leitor”. Do Centro-Oeste, temos o artigo de Lígia Carvalho da Universidade Estadual de Goiás, intitulado “Coleção Pateta faz história: Uma Análise”; e o artigo “Arte dos Sonhos de Rick Veitch”, de Matheus Moura da Universidade Federal de Goiás; da região Sudeste, os artigos dos artistas e docentes, Octavio Aragão, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com "O Demônio ao Por do Sol: A jornada destrutiva e ressurrecional em Sandman – Estação das Brumas"; e Gazy Andraus, da Universidade Estadual de Minas Gerais, com o artigo “Dr. Estranho: para uma leitura imagética embevecida dos desenhos, estilos e variações das HQs místico/esotéricas desse distinto personagem do rol dos super-seres!”; e da região Sul, o artigo “Artes gráficas e sequenciais: Armadilhas conceituais”, da artista e docente Paula Mastroberti, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O dossiê fecha com o artigo "Diálogo entre (linhas) crítica e poética: O pós-humano em Star Wars e na obra quadrinhística de Edgar Franco", escrito em parceria pelo Dr. Ademir Luiz (UEG) e por Edgar Franco (UFG).




Página de Abertura do artigo de Ademir Luiz e Edgar Franco no Dossiê HQ da Revista Nós



A revista pode ser baixada na íntegra nesse link. O Ciberpajé agradece a fantástica homenagem da Revista Nós, especialmente ao Ademir Luiz pelo convite e sugestão de incluí-lo como homenageado dessa edição, e também à IV Sacerdotisa Danielle Barros, pelo incrível e generoso perfil traçado por ela sobre ele e sua obra. Agradece também aos demais integrantes do corpo editorial pela chance de ter suas obras e seu ideário divulgados em tão prestigiada publicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário