terça-feira, 30 de maio de 2017

[Lançamento] Fanzine Uivos é lançado durante o III Entre Aspas, em Leopoldina, MG

Uivos na mesa de lançamentos do III Entre Aspas

O Ciberpajé foi surpreendido pela estudiosa de sua obra, IV Sacerdotisa Danielle Barros, também artista e doutoranda na Fiocruz/RJ, com a publicação de "UIVOS". O volume editado por Danielle Barros compila os 4 primeiros números do fanzine "Uivo", que publica HQforismos do Ciberpajé. A IV Sacerdotisa preparou uma edição especial limitada e numerada com uma bela capa utilizando os princípios da literatura cartoneira, aproveitando-se de caixas de papelão descartáveis para compor a arte em alto relevo da capa do zine. O formato A5 tornou também mais impactantes os HQforismos incluídos no volume, já que originalmente são editados no formato A6. 

Uivos na mesa de lançamentos do III Entre Aspas

A primeira tiragem do fanzine artesanal foi de  apenas 8 exemplares, com duas opções de cores de capa, vermelha ou roxa. A obra foi lançada oficialmente durante a sessão de lançamentos do "III Entre Aspas - Encontro Nacional dos Pesquisadores em Arte Sequencial", que aconteceu entre os dias 25 e 27 de maio de 2017 na cidade de Leopoldina, MG.
Gazy Andraus e a IV Sacerdotisa com Uivos e outras publicações

Leia o texto  que a IV Sacerdotisa escreveu como posfácio da edição de Uivos:

"Esta publicação comemorativa reúne as quatro edições do zine UIVO, criado pelo Ciberpajé e publicado pela Editora Reverso. A primeira edição de Uivo surgiu em setembro de 2014, foi lançado durante o II Congresso Internacional das Faculdades EST em São Leopoldo-RS. O Uivo 2 foi lançado em São Paulo durante o VII Simpósio Nacional de História Cultural, na USP em novembro de 2014. A edição de Uivo 3 teve seu lançamento durante o II Entre Aspas – Encontro de Pesquisadores em Arte Sequencial que aconteceu em Leopoldina (MG), em maio de 2015. Já o Uivo 4 teve seu lançamento no Festival Internacional de Histórias em Quadrinhos - FIQ, em Belo Horizonte, em novembro de 2015. Para celebrar esses três anos de existência de UIVO, tive a iniciativa de reunir todos os HQforismos que os compõem para que o leitor pudesse sentir o impacto de sua força, e também para prestar uma homenagem ao Ciberpajé, um artista que admiro muito e que me inspira profundamente. Ao longo das páginas, os Uivos estão inseridos em ordem cronológica, incluindo as capas de cada edição, seus respectivos textos de apresentação e HQforismos. Ao final, uma resenha escrita pelo Dr. Gazy Andraus e comentários de George Chiavegato, Leomar Wazlawick e Monalisa Wazlawick, admiradores da obra do Ciberpajé, e entusiastas dos Uivos. A capa deste zine foi criada de forma artesanal, inspirado na literatura cartonera, movimento literário latino-americano que utiliza de maneira sustentável o papelão, e na filosofia do faça você mesmo, típica dos fanzines, com tiragem limitada, assinada e numerada. Uivem conosco!" (Danielle Barros IV Sacerdotisa)

O diretor da ASPAS, Amaro Braga, o Ciberpajé, e a IV Sacerdotisa durante o lançamento de Uivos no III Entre Aspas.

Parte do público presente à sessão de lançamentos do III Entre Aspas

O fanzine Uivos pode ser adquirido diretamente com a IV Sacerdotisa Danielle Barros no e-mail danbiologa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário