sábado, 18 de agosto de 2018

[Lançamento] "Agartha: símbolos e mitos nos quadrinhos poético-filosóficos": Novo livro de pesquisadora da UNEB dedicado à obra do Ciberpajé

Capa do livro, arte do Ciberpajé

Acaba de ser publicado o livro "Agartha: símbolos e mitos nos quadrinhos poético-filosóficos", a obra é fruto de uma pesquisa sagaz sobre os aspectos simbólicos presentes no álbum em quadrinhos "Agartha", do Ciberpajé (Edgar Franco) publicado pela editora Marca de Fantasia em 1998, com segunda edição lançada em 2002. O livro foi escrito pela pesquisadora Dra. Danielle Barros (UNEB), uma das maiores estudiosas da obra do Ciberpajé e também conhecida como IV Sacerdotisa da Aurora Pós-humana. A obra é um publicação da editora Marca de Fantasia e integra a coleção "Quadrinhos Poético-filosóficos", terá seu lançamento oficial durante as Jornadas Internacionais de Quadrinhos da USP, no dia 23 de agosto, das 19:15 às 20:15 (sala Egon Schaden na ECA/USP).



Outra excelente notícia é que o lançamento do livro Agartha: símbolos e mitos nos quadrinhos poético-filosóficos acontece simultaneamente ao lançamento da terceira edição do álbum em quadrinhos Agartha, comemorando os 20 anos da publicação de sua primeira edição. Os interessados no livro e no álbum podem adquiri-los diretamente no sítio da editora Marca de Fantasia, ou nos links e imagens desse post.   

Capa da terceira edição do álbum em quadrinhos Agartha, 2018, Marca de Fantasia

Mais detalhes sobre o Livro:


Agartha é um álbum em quadrinhos emblemático do gênero poético-filosófico criado por Edgar Franco (Ciberpajé) e publicado pela editora Marca de Fantasia em 1998, com segunda edição publicada em 2002. Esse gênero genuinamente brasileiro tem como duas de suas características principais: a intencionalidade poética e filosófica; e a inovação na linguagem quadrinística. Trata-se de uma obra singular concebida como uma reflexão fantástico filosófica que questiona a concepção arquetípica de paraíso/éden existente em diversas religiões ao redor do mundo, como no Cristianismo, Judaísmo e Maometanismo. O álbum investe no potencial poético e experimental das HQs poético filosóficas, e em múltiplas simbologias alquímicas e esotéricas. Este livro objetiva apresentar aspectos simbólicos e míticos presentes no texto e arte de Agartha, assim como as reflexões filosóficas propostas sobre a concepção de um éden transcendente e os dilemas existenciais que envolvem essa concepção fundamentadas segundo conceitos filosóficos de Jung, com algumas referências a Chauí, Blavatsky e Chardin. Para Edgar Franco, Danielle Barros debruçou-se sagazmente sobre cada uma das páginas da obra, investigando os símbolos pregnantes e suas conexões com a narrativa em Agartha. Desvendando elementos sutis com uma excelente e sintética fundamentação teórica, trazendo luz a muitos aspectos herméticos da história e renovando o interesse de futuros leitores e pesquisadores dos quadrinhos poético-filosóficos. 

SERVIÇO:
Livro - Agartha: símbolos e mitos nos quadrinhos poético-filosóficos 
Danielle Barros 
Paraíba: Marca de Fantasia, 2018. 
88p. 14x20cm. R$ 25,00




Abaixo press-release da terceira edição do álbum em quadrinhos "Agartha":



Nenhum comentário:

Postar um comentário