quarta-feira, 31 de outubro de 2018

[Palestra] Ciberpajé realiza videoconferência de fechamento do I ASPAS NORTE, Macapá

Prof. Dr. Gian Dantos, um dos organizadores do I ASPAS NORTE coordena o debate após a palestra do Ciberpajé (foto de Marta Bezerra)
A ASPAS - Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS) com sede na cidade de Leopoldina, Minas Gerais, é uma associação de pesquisadores que ensejam a pesquisa e o desenvolvimento científico e pedagógico acerca da arte sequencial, com ênfase nas histórias em quadrinhos. Por estar localizada no Estado de Minas Gerais, a sede torna-se um ponto de encontro estratégico para a reunião de pesquisadores e pesquisadoras de todo o país.
Surgida em 2012, a Aspas tem reunido pesquisadores do Brasil inteiro em eventos em sua sede e em outros estados, dando enorme contribuição para o desenvolvimento das pesquisas sobre quadrinhos em nosso país. O Ciberpajé (Edgar Franco) foi inclusive um dos associados fundadores
Aspas Norte surge com o objetivo de congregar pesquisadores da Nona Arte da região amazônica, abrindo mais um espaço de divulgação de pesquisas e compartilhamento de experiências e publicações.
Sediado na Universidade Federal do Amapá, em Macapá, o evento I ASPAS NORTE  incluiu palestras, oficinas, lançamentos de publicações e também a apresentação de trabalhos de pesquisa sobre quadrinhos. Com isso, pretende-se estimular ainda mais a produção acadêmica sobre o assunto em nossa região, sendo o primeiro evento acadêmico dedicado à pesquisa dos quadrinhos no Amapá.
O Ciberpajé foi convidado para ministrar a videoconferência de fechamento do I ASPAS NORTE, na tarde do dia 26 de outubro, sua palestra teve como tema: "Criando Quadrinhos Expandidos: das HQtrônicas aos Softwares Livres da Natureza". O Ciberpajé explanou durante uma hora e meia sobre suas pesquisas envolvendo processos criativos de quadrinhos, indo das HQtrônicas até experiências de ENOC - estados não ordinários de consciência, utilizadas como inspiração para a criação de quadrinhos, apresentando inúmeros exemplos de suas criações. Ao final ainda respondeu às perguntas do público atento presente ao evento.

Público no I Aspas Norte
O Ciberpajé agradece aos organizadores professores doutores Gian Danton e Rafael Senra pelo convite. Saiba mais sobre o I ASPAS NORTE clicando na imagem abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário