terça-feira, 26 de março de 2019

Resenha do livro "Agartha: símbolos e mitos nos quadrinhos poético-filosóficos" por Fausto Ramos

O livro "Agartha: símbolos e mitos nos quadrinhos poético-filosóficos", escrito pela IV Sacerdotisa Danielle Barros, e lançado pela Editora Marca de Fantasia em 2018, dedica-se a analisar os aspectos simbólicos do álbum em quadrinhos Agartha (Marca de Fantasia, 2018) do Ciberpajé (Edgar Franco). Fausto Ramos, artista, magista e mentor do canal Caosofia escreveu uma instigante resenha sobre o livro publicada originalmente no blog A Arte da IV Sacerdotisa, segue fac-símile abaixo:

Exemplares do livro

"Algumas vezes, lemos um livro; outras vezes é o livro quem nos lê. Tal parece ser o caso de Agartha: Símbolos e Mitos nos Quadrinhos Poético-Filosóficos de Danielle Barros, cuja sensibilidade analítica vislumbra até mesmo o leitor mais experiente!

Celebrando vinte anos de criação da obra Agartha de Edgar Franco, Danielle estudou minuciosamente o rico simbolismo em cada página do álbum. Foi impossível resistir ao ímpeto de conjugar as leituras; colocando lado a lado as páginas dos quadrinhos poético-filosóficos e as palavras seminais da autora. Bebendo de referências como Marilena Chaui, Alvarez Ferreira e Carlos G. Jung, Danielle mescla explicações teóricas com descrições simbólicas, tornando a leitura apetecível e fluida.

Ao longo de sua análise minuciosa, a autora correlaciona o simbolismo presente em Agartha com mitos gregos, religiões orientais, símbolos esotéricos, filosofia hermética e muitos outros sistemas simbólicos. Este extenso vocabulário semiótico comunica-se com as explicações da D. Barros sobre temas basais da teoria Junguiana: o confronto com a Sombra, o Homem Cósmico enquanto representação do Self, o Processo de Individuação, para citar apenas alguns!

Em sua conclusão, Danielle Barros reforça a mensagem geral do álbum: não é possível apaziguar eternamente nossas angústias. A vida surgiu do choque entre opostos. O conflito faz parte do motor essencial à nossa humanidade; viver em eterna paz é viver anestesiado. A vida oscila sempre entre momentos de prazer e de sofrimento. O desejo de aniquilar um dos opostos, seja nos conduzindo a um estado de eterna dor ou eterna alegria, é a raiz de diversos mitos sobre apocalipses e terras prometidas.

Pessoalmente, fui profundamente tocado por este texto. Costurei os parágrafos com os olhos, com o mesmo entusiasmo de quem descobre uma nova amizade. Bebi do texto com a satisfação de quem encontra um oásis num deserto literário. Não é todo dia que encontramos um livro que nos sussurra ao nosso ouvido: Você não está só!"

Fausto Ramos


Fausto Ramos é licenciado em Matemática e criador do portal Caosofia, onde compartilha conteúdos em vídeo e textos sobre Magia, Psicologia, Filosofia e Cultura. No momento, suas pesquisas se concentram no campo da Psicologia Junguiana e suas relações com a Magia do Caos.
Contatos: https://www.youtube.com/CaosofiaCanal  - http://www.facebook.com/CaosofiaCanal 
http://www.instagram.com/CaosofiaCanal 

Leia aqui uma resenha de Fausto Ramos sobre o álbum em quadrinhos Agartha e assista também a sua sensível videoresenha da obra abaixo:



Saiba mais sobre o álbum em quadrinhos Agartha e adquira o seu exemplar clicando na imagem da capa abaixo:





Nenhum comentário:

Postar um comentário