domingo, 14 de junho de 2020

[Lançamento] Novo livro de pesquisador da UEMS dedica-se a analisar os quadrinhos pós-humanos do Ciberpajé



Foi lançado pela editora Marca de Fantasia o livro "Artlectos e Pós-humanos: da Aurora Pós-humana às novas configurações sociais", obra do pesquisador Giovane Corrêa Rojas. Nela o autor debruça-se sobre o universo ficcional transmídia da "Aurora Pós-humana" de Edgar Franco (Ciberpajé) e analisa quatro HQs curtas publicadas na revista Artlectos & Pós-humanos, refletindo sobre as tensões imanentes sócio-culturais e ambientais presentes nessas narrativas tendo como base teórica  autores como Zygmunt Bauman, Jean Baudrillard, Donna J. Haraway, Gilles Lipovetsky e o próprio Franco.

A obra, publicada como e-book de livre acesso - QUE PODE SER BAIXADO AQUI -, é fruto das investigações de trabalho de conclusão de curso de Letras – Habilitação Português/Inglês, apresentado em fins de 2019, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), na Unidade Universitária de Jardim, sob a orientação do Prof. Dr. Gilson Vedoin. O Ciberpajé foi convidado a criar a arte de capa, e escrever a apresentação da obra. Ele impressionou-se com a análise sagaz e pertinente das quatro histórias em quadrinhos selecionadas pelo pesquisador e reproduzidas na íntegra no livro. 

A obra integra a coleção "Quadrinhos Poético-filosóficos", série de livros da editora acadêmica Marca de Fantasia dedicada à pesquisas de HQs nesse gênero genuinamente brasileiro e quem tem no Ciberpajé um de seus expoentes. O livro vem somar-se às três outras obras da coleção que apresentam pesquisas sobre os quadrinhos de Edgar Franco, sendo elas: "Os Quadrinhos Poético-filosóficos de Edgar Franco"(2012), do educador Prof. Dr. Elydio dos Santos Neto (UFPB); "Edgar Franco e suas Criaturas no Banquete de Platão"(2012), da comunicóloga Prof. Dra. Nadja Carvalho (UFPB) e  "Agartha: símbolos e mitos nos quadrinhos poético-filosóficos"(2018), da arte-cientista Profa. Dra. Danielle Barros (UFSB).

Confira texto de divulgação da obra escrito pelo Dr. Henrique Magalhães (UFPB):


Serviço:

Artlectos e Pós-humanos:
da Aurora Pós-humana às novas configurações sociais


Giovane Corrêa Rojas
Paraíba: Marca de Fantasia, 2020.
Série Quadrinhos Poético-filosóficos, 11
ISBN 978-65-86031-10-2

Edição digital

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário