sábado, 13 de junho de 2020

[Resenha] SACRA VADIA: Uma obra atemporal de grande profundidade e sensibilidade! Por IV Sacerdotisa

Arte do Ciberpajé

Sacra Vadia é um EP que nos conduz a um universo enigmático, misterioso, sensual. O nome do EP já evoca a contradição complementar do feminino, que tem sua faceta santa articulada à sua face puta. Na literatura sobre o sagrado feminino essa visão se confirma:

"Antigas sacerdotisas da lua eram chamadas de virgens. 'Virgem' significava não-casada, não-pertencente a um homem - uma mulher que era UMA EM SI MESMA. A palavra deriva do Latim, significando força, habilidade, e mais tarde foi aplicada a homens como 'viril'. Ishtar, Diana, Astarte, Isis eram todas chamadas Virgens, o que não se referia à sua castidade sexual, mas à sua independência sexual"¹.

Portanto, ser santa e ser puta são algumas de muitas das múltiplas faces lunares femininas. A atmosfera musical deste EP transporta a uma realidade paralela, a melodia sacra, que por vezes me lembrou a banda Enigma, com uma sensação de estar em outra era, medieval ou futurista (já que o tempo não existe e se entrelaça). O EP traz o princípio masculino a partir da imagem do Lobo, que complementa e evoca o Yin e Yang da união de opostos masculino e feminino. 

A capa e demais artes do EP são de uma beleza estonteante, repletas de simbologias ancestrais, com cores em simbiose perfeita, e contrastes de brilho que faz com que a arte pareça saltar da tela, cheia de vida! 

Uma obra atemporal de grande profundidade e sensibilidade, com a força e impetuosidade que já são marcas do projeto Ciberpajé! Parabenizo os autores Marcio Morais, Ciberpajé e a Lunare Music pelo lançamento!!! 

1. Referência citada:¹Monica Sjöö, The Great Cosmic Mother: Rediscovering the Religion of the Earth. Monica Sjoo, Barbara Mor. HarperOne, Dec 10, 2013

*A IV Sacerdotisa da Aurora Pós-humana é Danielle Barros, arte-cientista, pesquisadora e professora doutora na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Teixeira de Freitas.

Ouça o EP Sacra Vadia, parceria do Ciberpajé com o My Immortal Beloved (Marcio Morais)clicando na arte de capa abaixo:



Um comentário: