quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

[O Ciberpajé Recomenda] Gothic Station #5 - revista periódica de estilo e cultura gótica (Edição Independente, por Kipper, dezembro de 2020)

Ciberpajé fotografado pela I Sacerdotisa

Henrique Kipper é um quadrinhista reconhecido na cena underground brasileira, seus quadrinhos começaram a aparecer em publicações alternativas desde o final da década de 80 e enfocavam seres melancólicos em ambientes suburbanos e com um traço de influências neogóticas. Pois bem, Kipper segue criando quadrinhos incríveis, mas além de quadrinhista sempre foi um ativista da cena gótica no Brasil, tendo criado blogs, sites e escrito livros muito relevantes tratando do contexto dessa subcultura de caráter global, e que segue forte e resistindo às modas sucessivas do mainstream.


Em 2017 Kipper lançou-se ao desafio de criar uma revista impressa totalmente dedicada ao estilo e cultura gótica no Brasil, e para isso lançou mão de financiamento coletivo. A empreitada a princípio parece-nos anacrônica, já que assistimos a morte gradativa de todos os periódicos impressos, que também tem resultado no fechamento gradativo das bancas de revista. Parece que as novas gerações não têm mais interesse pelo suporte papel. No entanto, percebo, por experiência própria, que o veículo impresso ganhou um novo status nas subculturas, algo como uma aura cult. Diante da profusão diária de hiperinformação pela qual somos bombardeados, descartamos com facilidade links que nos chegam aos milhares, mas dificilmente não iremos ao menos folear uma revista impressa. Assim a produção de zines impressos, álbuns em quadrinhos e periódicos de pequenas tiragens tem crescido em anos recentes.

A revista Gothic Station surfa essa onda de revival dos impressos como produtos cult de pequenas tiragens e o faz com um primor eloquente. A começar pela qualidade de sua impressão gráfica em cores e papel de alta gramatura, passando pelo belo projeto gráfico totalmente conectado ao espírito gótico da publicação, e finalmente chegando ao seu conteúdo que realmente entrega o que promete, ou seja, traz em suas matérias contextos múltiplos da cultura gótica e de seus desdobramentos, obviamente com um destaque maior para a música.

O editor cercou-se de colaboradores de peso que tratam de temas como moda, aspectos históricos, sociológicos, historiografia dos estilos musicais e as usuais resenhas e entrevistas, que no caso da edição # 5 incluíram nomes de peso da cena gótica mundial como a cultuada banda "Two Witches," mas também abre um fundamental espaço para a cena nacional com uma retrospectiva dos álbuns lançados no Brasil em 2020 - que incluiu com destaque bandas fundamentais de nossa cena contemporânea como a "Permaneço Deitada" e a"Discotronike", além da seminal matéria de Alex Antunes sobre as raízes do pós-punk.

Devorei o conteúdo fantástico desse número em pouco tempo e sentindo aquele cheiro de papel que me inebria. A revista fecha com duas páginas de quadrinhos de Kipper, com sua série "Mondo Muerto" que eu já conhecia do álbum que apoiei no financiamento coletivo e que mistura humor à reflexões certeiras sobre o contexto da cultura gótica. Certamente vou adquirir todos os números anteriores e os que vierem em sequência. O Ciberpajé Recomenda!

Saiba mais e adquira as revistas nesse link.

Ciberpajé fotografado pela I Sacerdotisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário