segunda-feira, 16 de junho de 2014

Fanzine "Abismos do Lobo" que homenageia a arte do Ciberpajé é notícia no Diário de Petrópolis

O jornalista, artista e zineiro Márcio Salerno publicou no Diário de Petrópolis (publicado na versão impressa e on line), sua resenha sobre o "Abismos do Lobo", eis um trecho:

"Abismos do Lobo, portanto, é uma forma de apropriação e uma homenagem à arte do Ciberpajé. Que, voando entre o etéreo e o carnal, às vezes pode chocar quem não esteja preparado para encarar alguns demônios que o ser humano prefere esconder. Mas, para quem está aberto, da maneira como velhos magos profetizavam, e Aleister Crowley é apenas um dos nomes que podemos citar aqui, tudo é absolutamente natural." 
(Márcio SALERNO)
Confiram o texto na íntegra, no site http://diariodepetropolis.com.br/integra.aspx?e=16837&c=00019 
(Diário de Petrópolis, RJ, 11/05/2014)

O fanzine "Abismos do Lobo" é o primeiro zine da IV Sacerdotisa da Aurora Pós-Humana Danielle Barros e homenageia os aforismos do Ciberpajé. O zine traz os aforismos de Edgar Franco com os desenhos de Danielle, sendo o primeiro zine de HQforismos (subgênero de quadrinhos Poéticos Filosóficos que une aforismos + HQs).
O fanzine foi lançado na "programação não oficial" do Festival Internacional de Histórias em Quadrinhos - FIQ 2013 em Belo Horizonte.

(Ciberpajé e IV Sacerdotisa Danielle Barros)

Fotos durante o lançamento do zine no Festival Internacional de Histórias em Quadrinhos (2013), de cima para baixo  (IV Sacerdotisa e o Ciberpajé "devorado" o zine; Ciberpajé, Henrique Magalhães e Danielle; George Perez e Danielle; Kris Zullo, Ciberpajé e Danielle, Joseniz Guimarães de Moura e Danielle, e com Will Sideralman)

(O Ciberpajé Edgar Franco que estava lançando BioCyberDrama Saga no FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos), pregou uma peça e colocou a IV Sacerdotisa para "autografar" os zines em sua mesa de autógrafos!)

O zine teve tiragem limitada de 50 exemplares numerados com mini prendedores de madeira (remetendo a tradição de pendurar os zines nos varais, nas feiras e exposições de fanzines) 

Abismos do Lobo circulou entre leitores (as) de todo Brasil e teve repercussão, recebendo comentários e resenhas, entre eles, destacamos:


"A proposta é sensacional! Uma abordagem dos aspectos masculino e feminino em sua composição arquetípica primária é muito necessária" 
(Rubens César Baquião - artista e doutor/Unesp)


"Danielle Barros Fortuna, você conseguiu, de fato, perceber toda a essência do lobo e com os seus desenhos trouxe à tona, também, uma identificação do que passa em seu íntimo, creio eu... A capa ficou muito interessante, onde lobo e pássaro se mesclam e se completam. Parabéns, amiga, e espero ver em breve o seu livro também! Beijos!" 
(Denise Xavier Gonçalves - artista)

"Abismos do Lobo" (oito páginas A5, xerox pb), trabalho artesanal com belíssima capa e tendo como inspiração o Universo Aurora Pós-Humana, de Edgar Franco (Ciberpajé), traz alguns dos aforismos escritos pelo mesmo e desenhados por Danielle num estilo bem peculiar. Para um zine que pretendia ser uma forma de apropriação e homenagem à arte do autor, o objetivo alcançado foi maior, tornando-o na verdade uma expansão deste Universo" 
(Marcos FREITAS) (Editor, artista e zineiro/ Fanzine Quadritos & Editora Atomic) 

"Recebi há algum tempo os Abismos do Lobo, da IV Sacerdotisa do universo ficcional de Edgar Franco, a Danielle Barros Fortuna, que tem contribuído significativamente para o desenvolvimento e disseminação deste trabalho incomum, "destruidor de portos seguros".
A publicação é uma compilação dos aforismos do Ciberpajé, ilustrados pela compiladora, em um fanzine que demonstra o respeito e a admiração. 
Enquanto designer gráfico, a capa preta traçada em branco me chama a atenção porque traz em si a apresentação das contra formas, das luzes imersas em trevas que compões o âmago do homem. Da mesma forma, um jogo com a ilustração da página 4, que ganha movimento e vida quando se passa para a página seguinte foi um uso muito atraente das possibilidades do impresso que exalta a ferocidade animalesca da cena. Enquanto fã do ocultismo, o fanzine impressiona com a diversidade de símbolos que constituem uma riqueza cultural digna dos ideários apartidários do universo em questão. São páginas com símbolos diversos em comunhão, partindo dos rituais tântricos, com o poder da sexualidade sem pudores mas com a "profana santidade", trazendo a concepção do universo e da vida em selvageria e paz, unindo a cultura oriental aos ensinamentos xamânicos americanos e druídicos europeus. 
São poucas páginas, mas cada uma têm sua força e dedicação perceptíveis, sendo um trabalho qualitativo que representa os ideias e a afinidade da IV Sacerdotisa com o universo pós-humano de Edgar Franco e sua dedicação em amplificar esse terremoto que derruba o senso comum. 
Ver trabalhos assim é estimulador na mesma medida que os pássaros nos estimulam logo pela manhã a termos um dia de inspiração e devoção ao Amor sob Vontade! E por isso fiquei grato com o presente, ansioso para ver mais publicações do tipo e feliz em ver que a Danielle tem tido a força para trilhar esse caminho tão estreito! 
A ela , todo sucesso e felicidade!" 
(Mateus Sperandio - artista)

Abismos do Lobo é uma publicação independente, 8 páginas, A5, P & B, há alguns exemplares para troca/venda. Contato com Danielle Barros (danbiologa@gmail.com) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário