terça-feira, 28 de julho de 2015

"BIOCYBERDRAMA SAGA" ESGOTADO: Vem aí a segunda edição!


O álbum em quadrinhos "BioCyberDrama Saga", com roteiro de Edgar Franco e desenhos de Mozart Couto, lançado em agosto de 2013 pela Editora UFG, em menos de dois anos esgotou sua primeira edição. A obra, uma edição luxuosa, com mais de 250 páginas, formato próximo do A4 e sobrecapa especial, foi uma iniciativa inédita de uma editora acadêmica brasileira que a publicou como parte de uma coleção de livros de arte, chamada "Artexpressão", reconhecendo os quadrinhos autorais como legítima expressão artística.
Nesse tempo o álbum teve uma recepção excepcional por parte da imprensa especializada em quadrinhos no país, recebendo resenhas positivas em dezenas de veículos de imprensa, incluindo as revistas de circulação nacional "Mundo dos Super-heróis # 52", "Mundo Nerd #2", passando por jornais como Correio Popular (Goiás), Jornal Opção (Goiás), Diário de Petrópolis (RJ), Jornal do Pontal (MG), Portal Pipoca e Nanquim, Blog Reverso, Podcast Cidade HQ, Blog Consciências e Sociedades, Revista Quadritos, Blog Contos do Absurdo;  Blog
Quadriculado, e no periódico acadêmico "Imaginário" (Editora Marca de Fantasia/UFPB) e do público em geral. 


Confira algumas resenhas e comentários do público que postamos no blog:

Resenha sobre Biocyberdrama Saga por Edgar Indalecio Smaniotto

A consciência, a carne e o silício - Resenha de BioCyberDrama Saga por Rubens César Baquião

Resenha de Biocyberdrama Saga Por Elydio dos Santos Neto

Impressões do artista multimídia e Dr. em artes Fábio Fon (SP) sobre o álbum Biocyberdrama

BioCyberDrama Saga na revista "Mundo dos Super-heróis # 52"

BioCyberDrama Saga na revista Mundo Nerd #2

Resenha Incrível do Tobias Goulão sobre Biocyberdrama Saga

Resenha de Biocyberdrama Saga por Marcos Freitas (Atomic)

Texto de Moema Rampom sobre Biocyberdrama Saga

Resenha de ALEXANDRE WINCK postado na página Contos do Absurdo

BioCyberDrama Saga – Literatura em Quadrinhos (Ademir Luiz)

BIOCYBERDRAMA SAGA - Vida, dilemas, dramas e paradoxos profundos da condição (pós) humana por IV Sacerdotisa


BioCyberDrama Saga  na revista Mundo dos Super Heróis
BioCyberDrama Saga no Jornal do Pontal
BioCyberDrama Saga no blog Quadriculado
BioCyberDrama Saga no Jornal Opção

O álbum teve lançamentos especiais na Gibiteria em São Paulo (veja mais fotos AQUI), e foi selecionado pela curadoria para figurar com lançamento oficial na programação do FIQ 2013 - Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, o festival brasileiro mais importante da área (veja mais fotos AQUI).

NA GIBITERIA, SP
Bate-papo com Ciberpajé, Gazy Andraus, Laudo Jr e o público sobre processo criativo de Biocyberdrama Saga
Foto Danielle Barros
Bate papo sobre processo criativo de Biocyberdrama Saga na Gibiteria em São Paulo
Foto Danielle Barros
Recebendo o carinho dos amigos e admiradores, uma fila se formou para os autógrafos na Gibiteria. Foto Danielle Barros

NO FIQ 2013

Lançamento de Biocyberdrama Saga no FIQ 2013, sessão de autógrafos
Foto Danielle Barros
Lançamento de Biocyberdrama Saga no FIQ 2013, sessão de autógrafos
Foto Danielle Barros
Também foi realizado um lançamento concorrido no Centro Cultural UFG, em Goiânia (veja aqui mais fotos), que contou com um show do Posthuman Tantra a banda performática do Ciberpajé Edgar Franco, que em suas performances tem o grupo formado pelo Ciberpajé Edgar Franco (musicista e performer), I Sacerdotisa Rose Franco (musicista e performer), Luiz Fers (Performer e Figurinista) e Lucas Dal Berto (VJ); e com matéria de divulgação no Correio Popular, incluindo entrevista com Franco.


Lançamento de Biocyberdrama Saga no Centro Cultural UFG
Foto Carlos Brito Lacerda
Ciberpajé autografando Biocyberdrama no Centro Cultural UFG durante lançamento do álbum.
Biocyberdrama Saga indicada ao Troféu HQMix 2014
O álbum foi indicado a uma das categorias mais importantes do "Troféu HQMIX" 2014, considerado o "Oscar" dos quadrinhos brasileiros. Foi a única obra do estado de Goiás indicada ao troféu em 2014 e concorreu na categoria "Edição Especial Nacional". Sua indicação foi uma prova da qualidade ímpar da obra, já que o ano de 2013 foi um dos anos mais prolíficos da história dos quadrinhos brasileiros com mais de 600 lançamentos na área, e o álbum teve a tiragem de apenas 500 exemplares e concorreu na mesma categoria com gigantes do mercado (incluindo 3 álbuns da Maurício de Souza Produções), com tiragens de dezenas de milhares de exemplares e distribuição em todo o território nacional. Para nós a indicação foi um prêmio a ser comemorado, e mereceu também outra matéria de página inteira no Jornal o Popular, de Goiânia.
O álbum contou também com a iniciativa promocional dos calendários, o público foi presenteado de acordo com promoções na página Biocyberdrama Saga no facebook, confira o álbum.


Calendários promocionais BioCyberDrama Saga 
BioCyberDrama Saga esteve representada no Troféu Angelo Agostini 2014, no Memorial da América Latina, em São Paulo. O mestre Mozart Couto teve sua arte de capa de BCD feita em parceria com Edgar Franco exposta no evento, na Exposição que homenageava os grandes mestres dos Quadrinhos Nacionais! Veja mais fotos AQUI
O grande artista, fanzineiro, quadrinhista e pesquisador das HQs Edgard Guimarães diante das grandes obras nacionais em HQs. Foto de Gazy Andraus
BioCyberDrama Saga de Edgar Franco e Mozart Couto em exposição entre as obras homenageadas no prêmio Ângelo Agostini 2014. Foto de Gazy Andraus
Plano geral da Exposição em homenagem aos grandes mestres da HQ Nacional no Prêmio Ângelo Agostini 2014 . Foto de Gazy Andraus
Teve também o lançamento do álbum BioCyberDrama Saga na UEG - Anápolis, com palestra e bate-papo sobre processos criativos e show do Posthuman Tantra, veja mais fotos AQUI.


Ciberpajé autografando BioCyberDrama Saga na UEG em Anápolis (Foto: José Loures)
Apresentando o álbum e desvendando parte dos processos criativos do BioCyberDrama Saga na UEG em Anápolis (Foto: José Loures)
Edgar Franco escreveu 2 artigos científicos um sobre aspectos literários e outro sobre os potenciais didáticos da obra para o ensino de ciências, tecnologia e sociedade (confira detalhes nos posts: Jornadas Temáticas e Colóquio Internacional) em parceria com a doutoranda da Fiocruz/RJ, Danielle Barros, que foram apresentados em congressos nacionais e internacionais da área. 


Apresentação durante 1ª Jornada Temática de Histórias em Quadrinhos na UNIFESP – Guarulhos, apresentando trabalho: "Da Canudos Sertaneja à Canudos Pós-humana: Os Sertões e BioCyberDrama Saga", uma análise comparativa traçando paralelos entre a obra clássica de Euclides da Cunha e o álbum de Edgar Franco e Mozart Couto.
Apresentação do Ciberpajé e IV Sacerdotisa durante o Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Slide de apresentação do trabalho no Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários sobre BioCyberDrama Saga
Além da mídia impressa, apresentações acadêmicas e em eventos de quadrinhos, Biocyberdrama Saga foi divulgada também em telejornais e na mídia web amplamente. A obra despertou até o interesse do pesquisador prof. Dr. Ed King, da Universidade de Bristol, na Inglaterra, que está estudando-a para seu novo livro que trata de obras de ficção científica com o tema do pós-humano criadas na América Latina.
Imediatamente após o esgotamento da primeira edição, a Editora UFG entrou em contato com os autores para viabilizar a segunda edição que já começou a ser preparada e terá algumas novidades especiais. Aguardem!
Acompanhe as notícias sobre a nova edição de Biocyberdrama Saga aqui no blog e em nossa página do Facebook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário