segunda-feira, 10 de agosto de 2015

"Processos criativos de Quadrinhos Poético-filosóficos: a revista Artlectos e Pós-humanos" - Novo livro será lançado nas 3ª Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos

O artista Ciberpajé Edgar Franco e a IV Sacerdotisa Danielle Barros estarão lançando o livro "Processos criativos de Quadrinhos Poético-filosóficos: a revista Artlectos e Pós-humanos" pela editora Marca de Fantasia (UFPB, 2015) durante as 3as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos que acontece na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), de 18 a 21 de agosto de 2015. 
O lançamento será dia 20 de agosto no Auditório Freitas Nobre, a partir das 18:00 na ECA/USP ao lado de outros lançamentos da Editora Marca de Fantasia.



O novo livro revela os processos criativos da série em quadrinhos poético-filosóficos Artlectos e Pós-Humanos que se passa em seu universo ficcional Aurora Pós-Humana e sua conexão com outras criações, como os Aforismos do Ciberpajé e performances do Posthuman Tantra.


Livro no acervo da Editora Marca de Fantasia. Foto Henrique Magalhães


Capa do livro "Processos criativos de Quadrinhos Poético-filosóficos: a revista Artlectos e Pós-humanos" com arte do Ciberpajé Edgar Franco

Contra capa do livro "Processos criativos de Quadrinhos Poético-filosóficos: a revista Artlectos e Pós-humanos"

Confira o texto de apresentação escrito pelo editor e prof. Dr. Henrique Magalhães sobre o livro:

"Em conjunto com Danielle Barros, Edgar Franco expõe seu processo criativo, que é um dos mais originais e deslumbrantes dos quadrinhos brasileiros."
(Prof. Dr. Henrique Magalhães - UFPB)

"Fazer a biografia de Edgar Franco não é nada fácil. Artista múltiplo, pesquisador, professor-doutor, ao se abordar a vida e o trabalho criativo de Edgar corre-se o risco inevitável da parcialidade ou da fragmentação, dada a imensidão de sua obra. Esse desafio, contudo, deve ser ensaiado, abordando partes essenciais do percurso do autor, como o fizeram Elydio dos Santos Neto em seu pós-doutorado, que resultou no livro “Os quadrinhos poético-filosóficos de Edgar Franco”, lançado em 2012 pela Marca de Fantasia.
Pela mesma editora, temos também “Edgar Franco e suas criaturas no Banquete de Platão”, ensaio instigante da professora Nadja Carvalho, que investiga o potencial erótico nos quadrinhos e na cosmogonia do autor. Evidentemente são recortes interessantes sobre o universo criativo de Edgar Franco, mas que sempre necessitarão de complementação, sobretudo porque sua obra, bem como seu ser, configuram-se em processo permanente de transmutação.
Esse processo teria forte inflexão no final de 2011, quando ao completar 40 anos Edgar assumiu a identidade – ou melhor, a personificação evolutiva – de ciberpajé, confluindo as perspectivas do mundo tecnológico com as raízes e a ancestralidade dos rituais xamânicos, que passaram a ocupar cada vez mais espaço em sua vida e arte. Esse processo excepcional de transformação e elaboração artística é o que se encontra analisado neste livro, escrito pelo próprio Edgar em parceria com Danielle Barros, aliás, IV Sacerdotisa da Aurora Pós-humana.
Danielle, além de admiradora de Edgar, estudou sua obra em profundidade. Envolveu-se apaixonadamente no universo fantástico do autor, donde se percebe no livro o olhar reverente, mas não translúcido sobre seus processos evolutivos. Como IV Sacerdotisa, incorporou-se ao projeto mítico-tecnológico de Edgar, participando como parceira de fanzines, quadrinhos e performances lúdico-teatrais.
O testemunho de Edgar, acompanhado pela investigação arguta de Danielle, é um presente aos apreciadores da obra desse excêntrico autor, que tem levado a arte para além das formatações comerciais, transformando-a num processo de vida. Evidentemente, não é tudo o que se tem a apreender de Edgar – Danielle já indica a prospecção de outros enfoques sobre sua obra –, mas é um documento importante para quem quer conhecer os meandros criativos do artista."

Henrique Magalhães 


Dr. Henrique Magalhães (UFPB) com o livro em mãos

Adquira o seu autografado durante as 3as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos ou solicite pelo site da Marca de Fantasia:

Serviço
Processos criativos de Quadrinhos Poético-filosóficos: a revista Artlectos e Pós-humanos
Edgar Franco & Danielle Barros
Série Quadrinhos Poético-filosóficos, 5.
João Pessoa: Marca de Fantasia
2015.108p. R$25,00.
ISBN 978-85-67732-29-9



Nenhum comentário:

Postar um comentário