quarta-feira, 12 de setembro de 2018

[Resenha] Ecos Humanos: Lágrimas em uma jornada pelo desconhecido

 Lágrimas em uma jornada pelo desconhecido

Por Yuri Mira Belmont


Mesmo sem compreender bem o porquê, estava chorando ao final da leitura do álbum em quadrinhos Ecos Humanos, de Ciberpajé (roteiro) e Eder Santos (desenhos). Uma obra simples em sua apresentação, uma história, muitos desenhos e nenhuma palavra. O que gera muitas possibilidades de interpretação. A arte - belíssima - transmite muito bem as emoções das cenas, e isso foi perfeito, pois tem muita emoção nelas. A história envolve xamanismo, o que simbolicamente abre muito mais possibilidades de significados para as situações apresentadas, principalmente na segunda metade do álbum. Provavelmente não encontrei todos os significados ainda.


Vejo dois seres presos, um ao outro, e o outro em si mesmo. Vivendo em uma realidade difícil e com muita culpa e muita dor. Presos talvez pelo medo, talvez pela ignorância, ou talvez pela teimosia em continuarem em tal situação. Uma realidade na qual é preciso tomar certas decisões para sobreviver que nos machucam, que nos corroem aos poucos, até nos fazer devorar-nos a nós mesmos. Pois não havia outra escolha, senão perecer, quando na verdade havia, mas era preciso uma mudança de perspectiva para percebê-la. Uma expansão do campo de visão que de imediato revela aquilo que te prende e te machuca. Prisão que agora se torna insuportável, indescritível para quem não a sentir por si só.


Aquilo pelo que se sentia culpa mostra então ter generosidade e amor. Aquilo sobre o que se sentia apego e necessidade, revela-se morto e acabado. E uma vez que os horizontes se abrem, uma jornada para o desconhecido começa. Revelando um universo inteiro, novo e jamais imaginado. Diante do novo mundo a história termina, com o ser em lágrimas. Lágrimas que eu, pessoalmente, não soube definir se são de alegria, ou de arrependimento, por ter demorado tanto tempo para ter coragem de romper com seus limites. (Yuri Mira Belmont é fanzineiro)

Saiba mais sobre Ecos Humanos aqui ou clicando na imagem abaixo.



Serviço:
Ciberpajé (roteiro) & Eder Santos (desenhos)
Editora Reverso, MG, 2018
72pg, 28x21cm
ISBN 978-85-93025-15-0
R$ 30,00
Contato para adquirir o álbum: ciberpaje@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário