sábado, 22 de setembro de 2018

[Exposição] HQ do Ciberpajé participa da "I Mostra Collettiva Di Arte Visionaria", na Itália

Painel com quadrinhos visionários expostos na Itália, na  "Mostra Collettiva Di Arte Visionaria,  incluindo a HQ "Nuasca" do Ciberpajé

A  "Mostra Collettiva Di Arte Visionaria" tem curadoria do ativista italiano da arte visionária Fernando Costa. A mostra tem abertura no dia 22 de setembro de 2018, no Hotel Il Rifugio Del Viandante, em Monzundo, na Itália. O convite para a participação aconteceu através do curador brasileiro Rodrigo Binotto Nini, responsável pela - já reconhecida - Bienal Internacional da cultura psicadélica, que conta com a sua coordenação executiva, e visa promover a cultura psicadélica e a arte visionária no Brasil e na América Latina. Rodrigo Nini convidou o quadrinista e pesquisador Matheus Moura para juntos selecionarem alguns quadrinhos visionários do álbum "Cartografias do Inconsciente", resultado de sua tese de doutorado pioneira no Brasil sobre processos criativos de quadrinhos visionários inspirados em ENOC - estados não ordinários de consciência. O álbum reúne 18 histórias distribuídas em 88 páginas, desenvolvidas por oito artistas, tendo como pressuposto criativo a busca por registrar as visões e experiências utilizando a ingestão da ayahuasca, a técnica da respiração holotrópica e os sonhos lúcidos. A produção é o resultado poético da singular pesquisa de doutorado de Matheus Moura, sob orientação do prof. Dr. Edgar Franco (Ciberpajé), realizada no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual FAV-UFG. Além de Moura e Franco, os outros artistas participantes da obra foram: Laudo, Vinicius Posteraro, Guilherme Silveira, Angelo Ron, Décio Ramirez e Paula Mastroberti.

Painel com quadrinhos visionários expostos na Itália, na  "Mostra Collettiva Di Arte Visionaria,  incluindo a HQ "Nuasca" do Ciberpajé

Página da HQ Nuasca, do Ciberpajé

Página da HQ Nuasca, do Ciberpajé

As obras selecionadas para integrarem a "Mostra Collettiva Di Arte Visionaria" foram: Nuasca - HQ de 5 páginas, criada pelo Ciberpajé a partir de visões com o enteógeno Ayahuasca; Sintonia, HQ de 3 páginas de Matheus Moura e Guilherme Silveira; Serpentear, HQ de 3 páginas de Matheus Moura e Vinicius Posteraro; e Primordial, HQ de 4 páginas de Matheus Moura e Vinicius Posteraro. O curador italiano Fernando Costa comentou em post sobre a participação dos brasileiros na mostra:

Tenho o prazer de confirmar que neste evento será possível contemplar obras de arte (quadrinhos) produzidas por um coletivo de artistas visionários brasileiros. Fico muito contente por estabelecer esta ponte transatlântica porque estes artistas já há alguns anos estão promovendo a cultura visionária e psicadélica no Brasil e são a vanguarda desse tipo de arte no país.

Além das obras expostas, a mostra envolverá também performances, shows musicais e conferências todas relacionadas à cultura psicodélica, saiba mais sobre o evento clicando na imagem abaixo.


Saiba mais sobre o álbum em quadrinhos e a tese de doutorado "Cartografias do Inconsciente" clicando na imagem abaixo:

Capa do álbum em quadrinhos "Cartografias do Inconsciente"

O Ciberpajé agradece aos curadores Fernando Costa, Rodrigo Nini, e Matheus Moura pela oportunidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário