Eufrásio Prates fotografado por Gustavo Stephan para Agência Globo
O notório musicista euFraktus (a.k.a. Eufrásio Prates), doutor em artes, diretor de orquestra de laptops, e criador de um “instrumento virtual” que transforma movimentos em sons - com reconhecimento internacional de sua obra - acaba se selar parceria com o Ciberpajé (a.k.a. Edgar Franco) para a criação de um novo EP do projeto musical Ciberpajé.
euFraktus, mentor do conceito de música holofractal, está desenvolvendo as músicas a partir da voz gravada do Ciberpajé de seis de seus aforismos. O musicista utiliza nessa criação sonora sua invenção, uma suite de software livre chamada HITS Holofractal Interactive Transducer System, que está inclusive disponivel gratuitamente nesse link. Nas palavras do próprio euFraktus:
"Meu código interpreta as sutis curvas da fala do Ciberpajé e as passa numa equação fractal que gera os números que se tornam notas midi, ou seja, matematicamente normalizados numa escala de 0 a 127. Isso torna-se a base dos synths."
Esse processo aparece demonstrado no curto vídeo abaixo, apresentando o processo inicial de duas faixas, na primeira temos um piano elétrico e na segunda uns bells de fm synth. O nome completo do módulo que está no video é Audio 2 Fraktal Midi.
Em breve mais novidades sobre o EP em processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário