segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

[Prêmio da BD Alternativa do Festival de Angoulême] Álbum em quadrinhos "Cartografias do Inconsciente", que inclui HQs do Ciberpajé e foi fruto de pesquisa de doutorado orientada por ele, concorre a prêmio no mais importante festival de quadrinhos do mundo, na França

O Ciberpajé com o álbum Cartografias do Inconsciente em mãos no FIQ- BH

O mais importante festival do mundo dedicado às histórias em quadrinhos autorais, o Festival de Angoulême, na França, acaba de anunciar os indicados ao Prêmio de HQ Alternativa de sua edição de número 47, em 2020. "Cartografias do Inconsciente", álbum que inclui HQs do Ciberpajé e foi criado como parte de uma pesquisa de doutorado orientada por ele está entre os 37 indicados de 12 países.

O álbum em quadrinhos "Cartografias do Inconsciênte" (Editora Reverso) reúne 18 histórias distribuídas em 88 páginas, desenvolvidas por oito artistas, tendo como pressuposto criativo a busca por registrar estados ampliados de consciência. As técnicas meditativas utilizadas foram: ayahuasca, respiração holotrópica e sonhos lúcidos. A produção é o resultado poético da singular pesquisa de doutorado de Matheus Moura, sob orientação do prof. Dr. Edgar Franco (Ciberpajé), realizada no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual FAV-UFG, a investigar os processos criativos de quadrinhos por meio do uso de Estados Não Ordinários de Consciência. Além dos pesquisadores Ciberpajé e Matheus Moura que participam com HQs individuais e em parceria, o álbum conta com os artistas convidados:  Laudo, Vinicius Posteraro, Guilherme Silveira, Angelo Ron, Décio Ramirez e Paula Mastroberti. Na publicação há histórias coloridas e em preto e branco. Há ainda um texto do psicólogo Fernando Beserra e outro da terapeuta holística Luísa Galvão, falando um pouco sobre consciência e experiências xamânicas.


Além de "Cartografias do Inconsciente", outro álbum em quadrinhos com participação do Ciberpajé, "Matéria Escura" (Editora Reverso), está entre os selecionados. Trata-se de uma coletânea de histórias curtas e médias de Guilherme Silveira, Matheus Moura e Vinicius Posteraro, o tomo conta ainda com um posfácio-HQ de Edgar Franco (Ciberpajé).


Página do sítio do 47# Festival de Angoulême com as indicações para o Prêmio BD Alternativa de 2020

A 47# edição do Festival  de Angoulême aconte de 30 de janeiro a 2 de fevereiro de 2020, saiba mais detalhes no sítio do evento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário