segunda-feira, 20 de abril de 2020

Confira o vídeo da primeira Live do Ciberpajé no programa #CulturaNaUFG

Ciberpajé fala da sua revista em quadrinhos  Artlectos & Pós-humanos durante a live. ASSISTA A LIVE AQUI

No dia 14 de abril de 2020 o Ciberpajé realizou a sua primeira live no Youtube a convite do Programa Lives #CulturaNaUFG, coordenado pela Dr. Flavia Maria Cruvinel. A live foi uma realização do Centro Cultural UFG/PROEC-UFG, com apoio do SECOM-UFG, TV UFG e Rádio Universitária.

Banner oficial de divulgação da live


 Ciberpajé fala do álbum em quadrinhos  BioCyberDrama Saga durante a live

 Ciberpajé fala do álbum em quadrinhos  Enteogênicos durante a live

Ciberpajé fala de seu livro Quadrinhos Expandidos  durante a live

Durante a conversa de cerca de 50 minutos, intitulada “O ocaso pós-humano: criando quadrinhos e performance no fim da era", o Ciberpajé falou da transição planetária, da ameaça do fim de nossa espécie, e de seus processos criativos de quadrinhos, músicas e performances, destacando os aspectos imanentes e transcendentes de suas criações como formas de autocura e busca da integralidade de ser. Ao final da fala ele apresentou em primeira mão 2 das esculturas de personagens que integram o álbum de quadrinhos "O Sonho dos Deuses", ainda inédito, e desenvolvido durante seu mais recente pós-doutorado realizado no instituto de artes da Unesp/SP.

A live contou com excelente público somando mais de 200 pessoas assistindo nas múltiplas plataformas (Youtube, Facebook e Instagram) e com mais de 40 pessoas interagindo no chat. Uma versão integral da live cortando os trechos com problemas técnicos no CANAL DO CIBERPAJÉ. CONFIRA ESSA VERSÃO LOGO ABAIXO, OU CLICANDO AQUI:


Alguns dos amigos, artistas incríveis e generosos que prestigiaram a live do Ciberpajé, teceram seus comentários sobre a experiência. Confiram na sequência desse post os depoimentos da IV Sacerdotisa Danielle Barros, Bruna Mazzotti, Henrique Magalhães, Gazy Andraus, Reinaldo José, Auro Sérgio e Frederico Carvalho Felipe. 

- A IV Sacerdotisa da Aurora Pós-humana, arte cientista e profa. Dra. Danielle Barros, da UFSB falou sobre a live:

Daqui da Bahia, da cidade de Teixeira de Freitas, estive presente na live do Ciberpajé intitulada "O ocaso pós-humano: criando quadrinhos e performance no fim da era" promovida pela UFG em que ele falou sobre seus processos criativos, sobre algumas de suas obras em quadrinhos, livros teóricos (escritos por ele e por pesquisadores/as que investigam sua obra), falando sobre a relação dos seus temas de pesquisa, vida, pós-humanismo, arte, magia, ciência, pandemia global, etc. Ele falou de seus projetos em andamento, fruto de seu segundo pós-doutorado recém concluído, dando até spoiler de uma nova vertente criativa: esculturas de personagens de uma nova obra transmídia! Foi uma conversa fluída, e diante da pertinência de sua área de pesquisa e criação ter confluência com a situação de emergência pandêmica e ambiental que vivemos deixou todos presentes com grande interesse em ouvir o que ele tinha a nos dizer. A única parte chata foi quando terminou, sugiro que o tempo da live possa ser estendido! Esperamos que novas lives com o Ciberpajé aconteçam abordando seus diversos campos de atuação e seu ideário de vida!
Alguns dos múltiplos prints de tela feitos pela IV Sacerdotisa durante a live


- Breves palavras  da artista multimídia Bruna Mazzotti sobre a transmissão ao vivo de Ciberpajé:

Tendo a arte contemporânea como uma disparidade de possíveis, onde artistas seguem a necessidade interior para trabalhar com materiais e suportes variados, Ciberpajé professa por múltiplas linguagens, algumas são: a música e a performance vide banda Posthuman Tantra; e as artes visuais e literárias dos HQforismos. Tendo ainda a recente jornada que perpassa pelo universo tridimensional das esculturas; e da rede neural DeepDream. Tal confluência de linguagens que se interpelam de duas em duas e conjuncionam para formar uma singularidade, é justa dentro da complexidade inerente de sua poética. 

Além disso, Ciberpajé também trabalha com outra díade: a temporal. Ele perpassa dos mitos à ficção científica, ou seja, da carga simbólica de antecedentes primevos até fabulações de possíveis futuros. Esse movimento de progredir ao regressar, que inclusive está evidente em seu próprio nome, é o amálgama característico de sua transmutação artística – pois já não cabe o termo "fazer artístico" ou "processo criativo": o prefixo trans é índice do que está entre, além e através. Da transmídia para operar no transhumano, a alquimia operante em estados não ordinários de consciência desvela a sabedoria do si-mesmo, à medida que desperta o si-mesmo de outrem vide alteridade. 

Assim, utilizando-se da tecnologia como extensão transcendente, Ciberpajé opera autorevoluções artísticas, próprias de si, que, visualizadas pelo outro, singularizam, reconectam e unificam o que é erroneamente visto como contrário. 

- O quadrinhista e Prof. Dr. Henrique Magalhães (UFPB) fala de suas percepções sobre a live:

Acabo de assisti-la no canal Ufg_oficial. Gostei muito da panorâmica que você deu em sua obra, espero que esse programa seja assistido por muito mais gente, não apenas pelos amigos. Estou certo que o será. Impressionou-me o que você falou sobre o surgimento de uma nova espécie, após a destruição da Gaia - os luciferianos, seres que trazem ou portam a luz, a consciência. Que visão incrível e ao mesmo tempo irreverente desse nosso tempo de tanto fanatismo! Eu que desejava ser um estropiando, quero também ser um luciferiano, hehe. Parabéns pela apresentação, que certamente será de grande audiência no canal do centro cultural da UFG.

- O artista multimídia e Prof. Dr. Gazy Andraus (UFG) indica a live:

Excelente live feita pelo Edgar Franco (Ciberpajé). Muitas informações acerca da arte, da necessidade dela para um humanismo esquecido pelo sistema. Também bastante informações sobre as questões atuais do mundo e suas problemáticas. Não só vale a pena assistir, como é um estudo aos que não conhecem a realidade da essência humana!

- O musicista e advogado Reinaldo José teceu seus comentários:

Acompanhei a transmissão do Ciberpajé, a princípio por ser fã do trabalho dele e querer entender melhor seu pensamento e o conceito de suas obras. Mas foi bem mais do que isso o que encontrei. Foi muito gratificante ver o Edgar falando um pouco sobre a construção do próprio “Ciberpajé” enquanto manifestação e realização do que, em minha cultura, eu chamo de “Verdadeira Vontade” e “Autorrealização”. Eu gostaria muito que fossem feitas novas transmissões (preferencialmente ao vivo, para podermos interagir) para aprofundar mais nas questões sobre hipertecnologia x sagrado, visões de mundo pós-humano e criação de universos ficcionais. A arte do Edgar Franco, como sempre, arrebatadora! E foi legal demais ver a nova investida em escultura. Parabéns! Vida longa ao Ciberpajé!


- O artista multimídia Auro Sérgio prestigiou a live e escreveu:

Em 2015 conheci o professor Edgar Franco na FAV-UFG e de início já senti algo de cósmico – por assim dizer -, mesmo sem ainda ter conversado com ele, o que aconteceria no segundo semestre daquele ano, quando estaria como seu aluno na disciplina de Arte e Mídia, ainda tive a honra de dividir a sala/laboratório com ele e vários outros artistas em mais 3 semestres. Suas aulas sempre dinâmicas, coerentes, intrigantes, informativas... Um excesso necessário de conceitos e clarividências únicas. Com o mestre aprendi termos que, ou não conhecia ou não estava preparado para conhecer: um universo criado por ele, personagens intrincados e únicos... Ali aprendi termos como Aurora Pós Humana, Ressonância Mórfica e vários outros que trouxeram à tona a minha curiosidade pelo explicitado. Recentemente, em parcos 47 minutos e à distância, utilizando dos recursos tecnológicos que ele tanto me fez abrir para entender/fazer/consumir arte pude conhecer um pouco mais sobre a sua arte de tempos idos, de agora e um pouco do que virá. Faço aqui uma reverência em forma de agradecimento e prezo para que os deuses o iluminem para que esta ligação não se dissolva e que eu e tantos outros possamos estar em contato com a sua obra e a sua pessoa com admiração e reconhecimento que tanto merece. OBRIGADO!!! (aqui encerro com uma pose acadêmica).


- O artista multimídia e doutorando do PPGACV/UFG Frederico Carvalho Felipe também escreveu sobre a live:

A live do grande artista transmídia Edgar “Ciberpajé” Franco promovida pelo Centro Cultural UFG foi sensacional! Reflexões importantíssimas sobre o momento em que vivemos e a maneira como temos conduzido nossas vidas em um sistema onde infelizmente “ter” é tido como mais importante que “ser”. Edgar falou bastante sobre a importância de produzir arte autoral como autotransformação e autoconhecimento de forma visceral, serena e selvagem, propondo novos tipos de experiências, a partir da imaginação, com a realidade ordinária. Muito interessante a explicitação do seu processo criativo e a forma como trabalha suas poéticas visuais e narrativas. Um universo ficcional encantador, originalíssimo e altamente reflexivo acerca dos caminhos e possibilidades que a humanidade pode alcançar, nos levando a pensar sobre o tipo de vida que vivemos no presente e suas consequências. De quebra, ainda fomos presenteados com esculturas inéditas criadas por ele e mostradas pela primeira vez em público. A arte transforma, transmuta e torna nossa existência mais suportável e deliciante. Vida longa às criações artísticas autorais! Vida longa ao Ciberpajé e obrigado por compartilhar suas criações! Uivos criativos fantásticos que se integram ao cosmos! Sigamos na resistência!!!

O Ciberpajé agradece imensamente a todos que prestigiaram sua live e ao Programa Lives #CulturaNaUFG, especialmente à Profa. Dr. Flavia Maria Cruvinel pelo convite. A versão oficial da live está postada no Canal Oficial da UFG.


Ciberpajé mostra uma das esculturas do álbum em quadrinhos inédito "O Sonho dos Deuses"

Ciberpajé fechando a live com seu berimbau de boca

Banner com arte do Ciberpajé

Um comentário: