segunda-feira, 6 de abril de 2020

[Lançamento para Quarentena] EP "Marionetes Hipercompetitivas" traz parceria do Ciberpajé com o lendário cineasta Petter Baiestorf, com seu projeto musical Toniolli & Baiestorf

OUÇA O EP AQUI!

O EP Ciberpajé - Marionetes Hipercompetitivas marca a parceria sonora entre o lendário cineasta da gorechanchada brasileira Petter Baiestorf e o Ciberpajé. Eles são amigos desde finais da década de 1980 e trocaram cartas e realizaram parcerias artísticas durante os anos 1990. Uma das histórias em quadrinhos com poema/roteiro de Baiestorf e arte do Ciberpajé (a.k.a. Edgar Franco) foi republicada no álbum Duetos Essenciais, editado em 2017 pela Editora Marca de Fantasia. Agora os dois artistas transmidiáticos reunem-se novamente, dessa vez em uma parceria musical. Ouça o EP clicando na arte de capa abaixo.

Capa do EP "Ciberpajé - Marionetes Hipercompetitivas", arte do Ciberpajé

Para realizar as ambiências dos três aforismos iconoclastas recitados pelo Ciberpajé, Baiestorf convidou o musicista e artista multimídia E.B. Toniolli, com quem já tinha desenvolvido alguns projetos musicais como o conhecido Cadaverous Cloacous Regurgitous  - de música extrema feita com instrumentos inusitados. A proposta dessa vez foi mixar sintetizadores de 8 bits com instrumentos, criando atmosferas para os três aforismos que dialogam com o momento da quarentena do Covid-19, de quebra da pseudo-normalidade e reflexão sobre o que representamos nessa sociedade alienadora neoliberal.

Sobre a parceria, Petter Baiestorf e E.B. Toniolli comentam:

No início de 2020 o Ciberpaje (Edgar Franco) escreveu-me propondo musicar seus aforismos. Pedi um tempo generoso pra poder trabalhar com calma (naqueles dias estava absorto no meu novo livro, "Canibal Filmes - Os Bastidores da Gorechanchada", preparando o catarse dele). Eu vinha de uma série de experiências sonoras com instrumentos não convencionais e, quando Edgar fez a proposta, achei que seria interessante criar uma estrutura musical mais convencional com instrumentação diferente. Para colocar isso em prática, resolvi chamar o Toniolli para firmar uma parceria nas composições. Então foi muito prazeroso voltar a trabalhar com dois velhos amigos em um novo projeto. Minha amizade com eles vem do início da década de 1990, editei material de ambos no meu fanzine Arghhh. (Petter Baiestorf)

Foi uma grande satisfação receber o convite do Baiestorf para trabalhar a parte melódica dos aforismos do Ciberpajé (Edgar Franco). Sempre admirei seu trabalho de longe, primeiramente com seus desenhos fodásticos e depois acompanhando toda a evolução da sua música, tornando-se algo único, com uma identidade totalmente própria. Espero de alguma forma ter contribuído nessa jornada para que as suas palavras malditas alcancem mais e mais pessoas e assim possamos mergulhar o mundo numa fase de mútuo entendimento e harmonia. (E. B. Toniolli)


A arte de capa criada pelo Ciberpajé apresenta o indivíduo como um escorpião que  poderá autoinocular-se veneno. Ela metaforiza a condição contemporânea neoliberal na qual tornamo-nos nossos próprios algozes na luta desenfreada pelo melhor desempenho, bombardeados pela hipercomparação induzida pelas redes sociais e seu resultado perverso, a hipercompetitividade, e a dificuldade cada vez maior de desenvolvermos empatia e solidariedade. Os três  aforismos iconoclastas recitados pelo Ciberpajé no EP também tratam desse tema. Confira os aforismos nos encartes da obra abaixo. O EP é um lançamento da LUNARE MUSIC (SP). Ouça-o em streaming e baixe-o AQUI!






Ouça também os outros 24 EPs  e 1 CD realizados em parcerias com bandas das 5 regiões do Brasíl e 5 países do exterior, lançados pela LUNARE MUSIC, diretamente no Bandcamp do Projeto Ciberpajé, clique  na imagem abaixo:





Um comentário:

  1. Como agir frente à hipercompetitividade capitalista? Sim, há interesse em criar e manter marionetes. Me preocupo duplamente com a questão, como estou agindo para não aceitar as "cordinhas" e quero descobrir quem move essas linhas nem sempre tão invisíveis. Os três momentos musicados dos aforismos me fizeram lembrar meu cuidado com tudo que está ai, reforçado agora pela quarentena apoteótica de um caos paradigmático chamado capitalismo falido e comprovadamente inviável. Acordar e rebelar-se. Eis meu caminho.

    ResponderExcluir