terça-feira, 5 de maio de 2020

Ciberpajé participa da nova edição do zine Peibê e de documentário especial do projeto IFFanzine



O premiado fanzine Peibê chega à sua sétima edição, a primeira a ser realizada primeiramente em formato digital para download livre. E essa edição é acompanhada por um documentário que traz os participantes falando de suas experiências como zineiros e com o Peibê! O Ciberpajé (Edgar Franco) participa do zine com a HQ "Redesign" que está situada no contexto da "Aurora Pós-humana" e também participa do documentário falando de sua experiência com o Peibê e com o projeto IFFanzine, do Instituto Federal de Macaé, RJ. Baixe o fanzine Peibê #7 NESSE LINK.
Assista ao documentário com falas dos 20 fanzineiros presentes na edição clicando na imagem abaixo:



Confira abaixo texto de divulgação do zine e documentário:

Pela primeira vez o fanzine PEIBÊ está sendo lançado exclusivamente em versão online, sendo a excepcionalidade decorrente da pandemia do COVID-19. Conforme determinação das autoridades sanitárias e de saúde, o coletivo integrado por servidores e estudantes do Instituto Federal Fluminense Campus Macaé vinculados ao projeto Fanzinoteca, responsável pela edição do zine PEIBÊ, lançou mão das ferramentas digitais disponíveis, antecipando o lançamento da presente edição em versão para acesso nas plataformas online e para download.

Visando colaborar com o enfrentamento do COVID-19 oferecendo mais uma edição do zine PEIBÊ, que traz a arte dos quadrinhos com características típicas dos fanzines, mantendo a fórmula já consolidada do zine, que congrega veteranos do fanzinato e jovens talentos revelados a partir do projeto de extensão acadêmica do IFF Macaé, localizado no interior litoral norte do estado do Rio de Janeiro.
Juntamente com o lançamento do zine, o Coletivo Fanzinoteca produziu, ainda, um vídeo-documentário intitulado: "Faça em casa e ganhe as ruas!", reunindo alguns dos autores presentes à publicação. O documentário apresenta aspectos de sua trajetória nos zines, presentes na vida, na arte, no ensino e na pesquisa, revelando o amplo potencial do zine como mídia comunicacional contra-hegemônica, como suporte a autoralidade, como ferramenta no ensino e aprendizagem.
Estas e outras possibilidades atribuídas aos fanzines são promovidas pela Fanzinoteca IFF Macaé em sua trajetória de mais de 7 anos de projeto e 3 anos de corporificação da Fanzinoteca num espaço físico, onde se disponibiliza o acervo de fanzines produzidos pelos estudantes vinculados ao projeto, bem como os doados pela comunidade zineira e obtidos a partir de habituais trocas.
O vídeo e o zine evidenciam os atributos proeminentes do zine em tempos de distanciamento social, mas jamais um isolamento comunicacional: "faça você mesmo, do seu jeito, com recursos acessíveis e bote o bloco na rua".
Participam do zine PEIBÊ#7:
Beralto - Alberto Souza
Catia Ana
Cervo
Ciberpajé - Edgar Franco
David Beat
Edson Baptista
Elidiomar Silva
Fabio Barbosa da Silva
Gazy Andraus
Jackeline Silva
Josi Om
Karoll Castro
Keven Rocha
Luci Boa Nova Coelho
Mestre dos Magros
Danielle Barros
Sandro Leonardo
Sara Gaspar
Thina Curtis
Ubirajara Santiago

Coordenação FANZINOTECA:
Beralto - Alberto de Souza
Ubirajara Santiago
Andrea Barbosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário