segunda-feira, 26 de julho de 2021

[Resenha] “Conversas de Belzebu com seu pai morto” (EP musical e HQ): uma daquelas obras que nos tiram o fôlego e nos tiram do chão. Por Adaor Oliveira

Arte do Ciberpajé retratando Belzebu

“Conversas de Belzebu com seu pai morto” é uma daquelas obras que nos tiram o fôlego e nos tiram do chão. É a Aurora Pós-Humana nos colocando, mais uma vez, em contato com o nosso eu interior e com o nosso eu mundano, coletivo, que caminha para a completa destruição de Gaia. A obra é composta por um EP musical de 4 faixas (ouça-o aqui) e uma HQ publicada na Atomic Magazine #1 (adquira-a aqui), onde Belzebu encontra o cadáver de seu pai enforcado em uma árvore.

Arte do Ciberpajé para última capa da revista Atomic Magazine #1 - para a HQ "Conversas de Belzebu com seu pai morto" (capítulo 1)

Beelzebul (Βεελζεβούλ), o senhor das moscas, ou Ba’al Zebub (בעל זבוב), divindade adorada pelos filisteus. O mesmo Belzebu do Auto da Lusitânia, de Gil Vicente, que junto com Dinato, ouve o diálogo entre Todo Mundo e Ninguém. É o rico, cheio de ganância, vaidade, petulância dialogando com o pobre. E são justamente essas atitudes do homem rico que levam ao fim da humanidade, de onde nasce o pai do Belzebu da HQ e do EP. As reflexões trazidas pelo denso som de cada faixa, com um ar de filmes clássicos de terror, deixa a atmosfera propícia para a narrativa na voz do Ciberpajé, nos transportando para esse universo pós-humano. Parece que Belzebu anda por aqui, espalhando o caos através da pandemia, aterrorizando e trazendo a morte. Caos e mortes programados por quem ocupa o Palácio de Brasília.

Belzebu encara seu pai morto assim como nós encaramos a morte do nosso planeta, a morte da humanidade que habita em nós. Diferentemente do que diziam Hobbes e Rousseau, o ser humano não é nem mau e nem bom por natureza, somos frutos do meio, da cultura, do ambiente. E, infelizmente, a sociedade capitalista em que estamos inseridos, nos convida ao consumismo desenfreado, que destrói o planeta com seu lixo tóxico.

Esse contexto da obra é o caminho que estamos percorrendo, mesmo que muitos ainda não tenham se dado conta. Toda simbologia coloca diante de nós a Amazônia devastada, o Pantanal que arde em fogo, a Alemanha e a China imersas debaixo d’água, o mundo devastado por uma pandemia. A natureza começou a reagir aos ataques por ela sofridos. Já enforcamos o meio ambiente por muito tempo, e não adiantará nada chorar depois da morte. Tudo é consequência. Lembram da terceira Lei de Newton, que versa sobre ação e reação?

O diabo, Arcano XV do Tarô, representado por Belzebu, dialoga consigo mesmo, o pai enforcado já não o ouve mais. Não adiantará querermos que a natureza nos ouça depois de completamente morta, inanimada, como nos quadros de Cézzane, Renoir, Van Gogh, Picasso. E toda essa reflexão vem nos sons e palavras do EP e nas imagens e falas instigantes da HQ.

Capa do EP

Imagino, ainda, a dor daqueles que perderam entes queridos para o coronavírus, como o próprio Ciberpajé viu seu amado pai virar estrela. Assim como eu vi amigos e parentes partindo sem ar. Mais uma vez, a ação (des)humana e gananciosa de quem deveria zelar pelas vidas humanas, trouxe dor e destruição aos nossos corações. Mas ao contrário de Belzebu, que chorou a morte do pai, o Capitão desdenha das mortes dos seus semelhantes.

Espero que essa conexão da obra com nossa realidade, nos faça refletir ainda mais sobre essa conexão passado-presente-futuro. Agradeço a oportunidade de apreciar tamanha beleza e reflexão, tão necessárias para não nos perdermos no meio do caminho.

*Adaor Oliveira é filósofo e educador 

Nenhum comentário:

Postar um comentário