quinta-feira, 1 de julho de 2021

Vídeo destaca o pioneirismo do Ciberpajé e de Gazy Andraus na criação de curso livre de "histórias em quadrinhos de autor" no Brasil, em 1995

O novo vídeo do canal Gazine, capitaneado pelo quadrinhista e pesquisador doutor Gazy Andraus, apresenta um diálogo seu com o Ciberpajé (Edgar Franco) contando sobre as experiências de criarem e ministrarem juntos um curso de "Histórias em Quadrinhos de Autor", tratando já da importância do aspecto artístico e autoral dos quadrinhos no ano de 1995. O curso foi inicialmente ministrado no Espaço Cultural 508 Sul - hoje Espaço Cultural Renato Russo - em Brasília, no ano de 1995. Posteriormente foi ministrado em Goiânia nos anos de 1996 e 1998 com apoio da Fundação Jayme Câmara.

Além dos detalhes sobre as experiências de ministrarem os cursos, o vídeo conta com incríveis depoimentos de 3 alunos, um de cada ano. O primeiro deles é o artista transmídia e doutor pelo Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG),  Amante da Heresia (Léo Pimentel), que realizou o curso em 1995 em Brasília e - incrivelmente - reencontrou-se com o Ciberpajé anos depois e veio a ser seu orientando de doutorado no PPGACV da FAV/UFG. Tento também a chance de contar com Gazy Andraus como co-orientador - já que Andraus no momento realiza pós-doutorado no PPGACV FAV/UFG sob supervisão do Ciberpajé. O segundo depoimento é da artista e arte educadora Bibiane Bron Aki que destaca a importância para sua formação de ter realizado o curso em 1996. O depoimento final é o da artista, pesquisadora e professora doutora Adriana Mendonça, que realizou o curso em 1998, e hoje é doutora pesquisando gravura e fanzine e também é professora da FAV/UFG, sendo parceira do Ciberpajé e de Gazy Andraus na realização do evento Ciberpajelanças.

O Ciberpajé agradece ao seu irmão na arte pela grande amizade de uma vida, e aos ex-alunos e hoje amigos e parceiros que deram seus depoimentos no vídeo. Ao final foi incluída uma propaganda televisiva de div ulgação do curso de 1998 feita pela Fundação Jayme Câmera e que destaca quadrinhos e ilustrações de Gazy Andraus e Edgar Franco. Confira o vídeo na íntegra neste link, ou abaixo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário