sexta-feira, 16 de julho de 2021

[Lançamento] Lucha: novo Split CD reúne Posthuman Tantra & Alice Psicodélica em lançamento da Depressive Noise Records

Capa do Split, arte do Ciberpajé

O Posthuman Tantra, banda do Ciberpajé, acaba de lançar sua nova obra musical. Desta vez trata-se de um Split CD realizado em parceria com a emblemática banda brasileira de noise psicodélico "Alice Psicodélica", um dos projetos iconoclastas do musicista e ativista underground El Dinali. Ouça o Split Lucha neste link.

O álbum é um lançamento da gravadora alternativa dedicada ao noise e à música extrema Depressive Noise Records, que mantém um respeitável canal no Bandcamp com mais de 20 lançamentos exclusivos e tem contribuído muito para o cenário underground realizando também versões físicas em CD, mini CD e K7, com tiragens limitadas de alguns de seus lançamentos.

O Posthuman Tantra participa do Split com 5 faixas e norteou o conceito da obra que foi intitulada "Lucha", termo hindi que significa "aquele que olha fixamente para você", e em espanhol significa "Luta". A ideia foi refletir sobre um detalhe curioso e fundamental da linguagem digital e das conexões em telepresença, as pessoas já não se olham mais nos olhos, pois a câmera sempre fica acima quando você olha para o outro, para ver o outro você não pode mais olhá-lo nos olhos, ao mesmo tempo esse impossibilidade do olho no olho é amplificada pelo binarismo - compondo a essência intrínseca da linguagem: 0/1, sim/não - que em sua natureza extremista induz polarizações. O extremismo mais hediondo estimulado por esta condução binária é o crescimento exponencial do neofascismo em nosso país e no mundo. Aqui entra o segundo significado do título do álbum "Lucha" no sentido de "Luta", a luta da arte - mesmo em sua condição muitas vezes quixotesca - contra a ascensão do neofascismo.

Em suas composições para Lucha, o Ciberpajé buscou uma sonoridade quase 100% analógica em gravações espontâneas e ritualísticas em um único take. Para isso ele criou uma atmosfera mágicka de ENOC (estado não ordinário de consciência) e entrou em transe meditativo durante as gravações, influenciadas por mantras tibetanos, por vocalizações da mongólia e pelo musicista brasileiro Daminhão Experiença. Nas músicas foram utilizados os instrumentos udu, berimbau de boca e uma série de apitos indígenas. A sonoridade das faixas distancia-se muito da atmosfera Dark Ambient mais característica do Posthuman Tantra. As 5 faixas da banda no split são: Ciclope Caolho (baseada em HQ de mesmo nome criada pelo Ciberpajé), A Floresta Íntima, Lobo Transdigital, Fantasmas Binários, e Zentropia.

Já o icônico Alice Psicodélica participa do split com uma longa faixa, Paralisias do Olhar Fixo, de quase 18 minutos, caracterizada por sua música noisedélica autoral e pregnante. Foi completamente composta e gravada tendo como base sons e instrumentos analógicos.  

A arte de capa e o projeto gráfico do encarte do álbum foram criados pelo Ciberpajé a partir de desenhos inspirados nas visões do transe durante o ritual de gravação de Lucha. Confira abaixo as páginas do encarte.




Em breve será lançada uma edição limitadíssima em BOX CD de Lucha! Enquanto isso ouça o álbum no Bandcamp da Depressive Noise Records.





Nenhum comentário:

Postar um comentário