sexta-feira, 1 de outubro de 2021

[Lançamento] Ciberpajé publica capítulo em parceria com Gazy Andraus no novo livro "Fanzines, artezines e biograficzines: publicações mutantes" (FAV e CEGRAF/UFG)



Gazy Andraus e Henrique Magalhães são os organizadores desta obra sobre o universo paratópico dos fanzines, que traz 14 artigos e uma entrevista, produzidos por autores nacionais e internacionais. Os textos abordam os fanzineiros e seus zines, biograficzines, ezines e/ou artezines, expondo cada uma destas facetas, desde os fanzines como arte, reflexões sobre autorias editoriais, festivais, eventos e mostras de zines a relatos abordando históricos dos zines, sem deixar de explorar as fanzinotecas como espaço de atividades e cidadania e as comunidades de troca e afeto no meio artístico independente.

Ainda trazem à baila a produção zineira como formação docente e educacional, bem como de divulgação científico-artística e a experiência pioneira na pós-graduação da UFG com disciplina unindo os fanzines às mídias digitais, embocando no zine eletrônico e chegando às mutações dos artezines. Encerra o livro um texto refletindo o zine como objeto às fronteiras da arte, além de uma entrevista sobre a coleção especial de fanzines da Universidade de Miami.

O livro compõe a série Desenredos, da Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás e pode ser baixado gratuitamente no sítio da UFG e da editora Marca de Fantasia. Espera-se oferecer mais sobre o potencial interdisciplinar riquíssimo desse universo alternativo cultural, fortemente influenciador nas artes, na educação e na sociedade.

O Ciberpajé (Edgar Franco) escreveu em parceria com Gazy Andraus, pós doutorando do PPGACV/UFG sob sua supervisão, o capítulo: O Festival de Artes Ciberpajelanças II e sua Mostra Nacional de Zines (p.74 a 107).

Serviço:
Fanzines, artezines e biograficzines:
publicações mutantes

Gazy Andraus; Henrique Magalhães (orgs.).
Série Desenredos, 14.
Goiânia: FAV/UFG, 2021. 433p.
ISBN: 978-65-89504-16-0

Nenhum comentário:

Postar um comentário