sexta-feira, 1 de outubro de 2021

[Resenha] Álbum em quadrinhos Renovaceno: durante a leitura senti-me provocada, incomodada - e também - surpreendida! Por Maria Bethania Sardeiro

Tenho que começar dizendo que não será tarefa fácil descrever o álbum em quadrinhos Renovaceno, do Ciberpajé (Edgar Franco) mas tentarei...Sintetizar também será difícil - eu, pessoalmente, falo muito - mas, o texto certamente não dará conta de expressar os meus sentimentos. Então vamos lá...

A primeira impressão que me vem ao fruir a obra é de desencanto com a humanidade, com alegorias que a linguagem e os desenhos gritam (para quem quiser ouvir) -  a falibilidade humana; mas, também uma esperança exótica (?) em alguns momentos. Há esperança? Senti que sim - apesar de muitos pesares. Amei as palavras novas com o prefixo trans. O texto, assim como os personagens, expondo uma mistura do biológico e o tecnológico compondo uma outra "raça"? Melhor ou pior? Evoluída? Podemos falar em evolução?

As formas pontiagudas me falaram da dor e do movimento. Achei fantástica a parte dos "defeitos" visíveis - expostos - nas cabeças como adornos (tristes adornos). As crianças com os seus olhares (que não sabia dizer se maldosos - afinal são crianças - de sarcasmo?) brincando em playgrounds estranhos e com brinquedos que machucam fugindo da lógica do que seria brincar, do que seria brincadeira...o velho e o novo (o estilingue chamou minha atenção).

Um embate entre o racional, o emocional e o prazer....Embate que certamente é de todos nós..
As questões que sempre incomodam (ou que deveriam incomodar) a humanidade - quem somos nós? por que estamos aqui? para quê estamos aqui? A posição dos "fetos" me fez lembrar - Admirável mundo novo. Também pensei em "Assim falou Zaratustra", e lembrei me de algumas músicas de Vangelis. Enfim, muita coisa pra se falar, pensar, sentir (risos) difícil resumir!

Senti-me provocada, incomodada - e também - surpreendida. E querendo saber (angustiada) sobre o futuro (?) da humanidade. Até onde a tecnologia vai nos levar? O que ela tem feito de nós?"Que a arte nos aponte uma resposta" poderá ser transmutada para "Que a arte profetize o futuro"?
Oxalá seja melhor.

*Maria Bethania Sardeiro dos Santos é doutora em Educação Matemática pela PUC-SP, e professora do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (IME/UFG)

------

RENOVACENO conta com prefácio do artista multimídia e professor Dr. Octavio Aragão (UFRJ), e posfácios da arte cientista e professora Dra. Danielle Barros (IV Sacerdotisa da Aurora Pós-humana - UFSB) e do quadrinhista e professor Dr. Gazy Andraus (UFG). A obra tem tiragem inicial limitada de 100 exemplares e pode ser adquirida através do e-mail da editora: editoramerdanamao@yahoo.com 




Nenhum comentário:

Postar um comentário