sexta-feira, 11 de novembro de 2022

[Lançamento] A VIDA É O AGORA: videoclipe do Ciberpajé com animação criada em Inteligência Artificial metaforiza as batalhas transcendentes interiores

A Vida é o Agora (XXIX Código Cósmico de Batalha do Ciberpajé) é o novo videoclipe em animação e single - assista-o neste link - do projeto musical Ciberpajé. Trata-se da nova animação da série baseada em rituais mágickos de transmutação da Aurora Pós-Humana.

Este é o segundo videoclipe da série com animação desenvolvida completamente em Inteligência Artificial, o primeiro e pioneiro no Brasil foi O Luto da Vitória.

A Vida é o Agora utilizou de prompts de texto relacionados com o contexto poético e conceitual da música e aforismo. Nesse caso as imagens foram induzidas a partir de referências simbólicas a totens xamânicos e ao conceito de tecnoxamanismo e tecnognose da Auroa Pós-Humana, universo ficcional transmídia do Ciberpajé. Também algumas referências à cultura dos povos originários brasileiros e às religiosidades afro-brasileiras, que serviram de influência direta para a criação da sonoridade da música produzida pelo musicista amapaense Alan Flexa. A faixa musical investe em um ritmo percussivo mântrico que caminha junto da pulsão das imagens que se fundem e transmutam a todo instante.

A animação experimental - assista aqui - trata de forma onírica, simbólica e metafórica os conceitos transcendentes propostos no aforismo que gerou a música. As imagens foram totalmente geradas em um sistema de Inteligência Artificial Disco Diffusion com auxílio do Google Colab, e demandaram horas de dedicação e aprendizado para chegar aos prompts que mais se aproximassem das sequências desejadas.  

O aforismo recitado pela voz do Ciberpajé faz conexões metafóricas com o tratado militar A Arte da Guerra, de Sun Tzu, mixando os seus conceitos à busca do equilíbrio interior presente no Tao-Te King, de Lao Tzi, e conceitos retirados do Livro dos Cinco Anéis, atribuído ao lendário samurai Miyamoto Musashi. Ele trata da necessidade premente da busca pelo equilíbrio interior e da integralidade de ser. Os nossos temores em laipidarmos o nosso espírito pela procrastinação, os vícios, as volubilidades às opiniões de outrem, e o desejo de agradarmos os outros que tolhe nossa singularidade, são metaforizados como os grandes inimigos no campo de batalha a serem exterminados.  Segue o aforismo recitado pelo Ciberpajé na faixa:
---
A Vida é o Agora  (XXIX Código Cósmico de Batalha do Ciberpajé - Tomo I)


O guerreiro cósmico não deseja a batalha e nem sente prazer com ela, mas sabe que é necessária. E assim só a batalha lhe importa. É o suprassumo da vida, e o mantém focado por estar sempre com a morte sussurrando em seus ouvidos.

Nunca vá para o confronto com alguma esperança. A esperança é o veneno da serpente do desejo, destilada no castelo de areia da mente. Portanto seja puro, degole todas as esperanças, mate de um só golpe todos os deuses, elimine com visceralidade todo e qualquer resquício de fé.

A guerra não se vence na força bruta, apesar de esta ser o seu tempero. Por isso o verdadeiro guerreiro se esgueira furtivo e destemido na sombra, e na escuridão inimaginável do abismo, onde desvenda os seus temores e os medos profundos do inimigo, tornando-os a têmpera fina do aço de suas adagas e espadas.

O guerreiro deve ser consciente da incapacidade quase absoluta de que as pessoas mudem. A forja quente que gerou os traumas, desejos e anelos dos inimigos, e também dos companheiros de batalha, irá determinar as suas ações. Conhecer essa forja é deter grande poder que jamais deverá ser usado com crueldade ou soberba, sempre com profundo senso de justiça.

O guerreiro cósmico deve desconfiar sempre daqueles que lhe encherem de presentes e dádivas inesperadas e não merecidas. Jamais abrir seu coração e sua guarda, pois tais dádivas inevitavelmente trarão em suas entranhas trapaças e jogos de interesse. Por nobreza e respeito não negará os presentes, mas redobrará a atenção com o presenteador, estando sempre um passo à frente de suas possíveis manobras usurpadoras.

O guerreiro deve ser o melhor amigo da morte. Experienciar com sua essência a chamada "morte em marcha". E saber morrer sempre quando necessário, morrer para o passado, morrer para os traidores e usurpadores, morrer para o futuro, morrer sem remorsos, sem dúvidas, sem incertezas.

O guerreiro cósmico jamais se vingará de nada, nem de ninguém. Só se vinga quem é rancoroso, e o rancor é outro dos venenos sórdidos que apodrecem a carne e tiram-lhe a nobreza de morrer no furor belo e glorioso da batalha.

O caminho é sempre em frente, a vida é o agora. O Lobo guerreiro retornará unicamente para tomar nos braços o companheiro ferido, jamais cederá a qualquer outra distração ou sedução nas encruzilhadas do campo de batalha.

---



A música é o quarto single do EP “Códigos Cósmicos de Batalha do Ciberpajé”, parceria com o notório musicista amapaense Alan Flexa, que em breve será lançado pela Lunare Music. Ela foi criada por Alan Flexa, e gravada no Estúdio Zarolho Records em Macapá. 

A animação foi realizada e dirigida pelo talentoso arquiteto e musicista C.N.S. (Caos Necrophagos Soturnums) em parceria com o Ciberpajé (aka Edgar Franco), seguindo os estudos pioneiros e experimentações que ambos têm realizado com a utilização de redes neurais e IAs para a criação de animações e videoclipes. Confira essas outras produções: O Luto da VitóriaI Código Cósmico de BatalhaVII Código Cósmico de BatalhaPsicopata X Empata,  O Enterro dos Deuses

A Vida é o Agora é uma produção do Grupo de Pesquisa CRIA_CIBER da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás e foi lançado no dia 11/11/22 às 22h. Assista neste link ou abaixo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário