sábado, 27 de abril de 2019

Luiz Fers, orientando do Ciberpajé, defende mestrado sobre criação de figurinos para o Posthuman Tantra

No dia 26 de abril de 2019, Luiz Carlos Ferreira da Silva (Luiz Fers), defendeu a sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual da UFG. A pesquisa foi orientada pelo Ciberpajé (Edgar Franco) e  tem como título: "Performance Cibergótica: Processo Criativo de Figurino para o Posthuman Tantra".

Luiz Fers é performer e figurinista do Posthuman Tantra, banda performática capitaneada pelo Ciberpajé, desde 2010, e tem criado em parceria com Edgar Franco todos os figurinos da banda, a investigação teórico-prática de mestrado focou-se na criação do figurino de "Lobisomem Pós-humano" para o ato "Tema o Homem, Ame o Lobo". A pesquisa refere-se à uma investigação de processos criativos em arte e cultura visual de caráter teórico e prático, envolvendo os figurinos e seus contextos. Estruturou-se na criação de um figurino para a linguagem artística da performance. O desenvolvimento de sua identidade estética envolveu pesquisa exploratória das subculturas do rock de base industrial como o gótico, cyberpunk e, sobretudo o cibergótico, relacionando-os aos aspectos conceituais que compõem o universo ficcional da “Aurora Pós-humana” de Edgar Franco, inspirado em reflexões sobre o contexto contemporâneo da ciberarte e de hipertecnologias como robótica, nanoengenharia e biotecnologia. Aborda também aspectos relacionados ao fenômeno pós-humano, à ficção científica, à tecnognose e ao fetichismo. A produção poética envolveu a criação de um figurino com elementos interativos tecnológicos para as apresentações do grupo performático Posthuman Tantra que auxilia na incorporação ritual do animal de poder do performer Ciberpajé: o Lobo, tornando-o um lobisomem pós-humano. A indumentária criada contribui também com a proposta conceitual do Posthuman Tantra, tratando o figurino como criação poética que auxilia na crítica aos aspectos nocivos da aceleração tecnológica de uma sociedade de consumo movida pela dinâmica da moda e da obsolescência programada.

A defesa foi exitosa e contou na banca com a participação singular do Professor Dr. Ademir Luiz da Silva (UEG) e Professora Dra. Rosa Berardo (UFG). Compareceram como público os integrantes do grupo de pesquisa Cria_Ciber. O Ciberpajé agradece à banca e parabeniza Luiz Fers pela pesquisa sagaz e por sua participação criativa e entusiasmada como figurinista e performer do Posthuman Tantra desde 2010. Seguem fotos pós-defesa, incluindo as fundamentais poses acadêmicas!

A pose acadêmica! Prof.Dr. Ademir Luiz (UEG) - servindo-nos em sua pose acadêmica singular, Ciberpajé, o novo mestre Luiz Fers, e a Profa. Dra.Rosa Berardo que superou a todos na pose trazendo uma de suas máscaras venezianas para o momento!

Ademir Luiz, Luiz Fers, Ciberpajé, Luiz Fers e Rosa Berardo

Ademir Luiz, Luiz Fers, Ciberpajé, Luiz Fers e Rosa Berardo


Ademir Luiz, Luiz Fers, Ciberpajé, Luiz Fers e Rosa Berardo

A banca e os integrantes do grupo de pesquisa CRIA_CIBER: Gazy Andraus, Claudio Dutra, Bruno Mendonça, Ademir Luiz, Rosa Berardo, Márcio Jr., Guilherme Silveira, Léo Amante da Heresia, Ciberpajé e Luiz Fers

 A pose acadêmica final

Nenhum comentário:

Postar um comentário